Panorama
 
 
 

TUCANO-DE-PEITO-BRANCO É O BICHO DO MÊS NO ZÔO

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Fevereiro de 2008

(07/02/2008) – Dando continuidade ao projeto A Hora do Bicho, a Fundação Zoobotânica lança o bicho do mês de fevereiro: o tucano-de-peito-branco.

Nesta 4ª edição estão sendo divulgadas as Aves Brasileira, que fazem parte do acervo do Parque Zoológico. Na 1ª e 2ª edições foram focadas espécies nativas e brasileiras ameaçadas de extinção e, na 3ª edição, as espécies africanas, também ameaçadas de extinção.
O Projeto A Hora do Bicho iniciou em 2004 em apoio à coleta seletiva do lixo realizada no Zoológico.

Espécie: Ramphastos tucanus
Família: Ramphastidae
Ordem: Piciformes
Alimentação: frutos e insetos
Habitat: Florestas
Distribuição: norte da América do Sul.

Na natureza:
Espécie comum nas copas e bordas de florestas úmidas e capoeiras altas. Vive em pequenos grupos e alimenta-se de frutos, insetos, pequenos vertebrados, como lagartos e cobras, além de ovos e filhotes de outras aves. Faz ninho em buracos de árvores, em alturas variadas.

No Zôo:
O Zôo mantém um macho dessa espécie e busca uma fêmea para formar o casal. Seu grito é muito bonito e chama a atenção dos visitantes. Recebe como alimentação ração especial e frutas variadas.

Situação atual:
Os tucanos em geral são muito perseguidos por moradores da zona rural, que alegam tratar-se de um predador ativo de filhotes de outras aves.
Coordenadoria de Comunicação Social da FZB

+ Mais

Meio Ambiente cede veículo para Batalhão Ambiental fiscalizar Reserva Ecológica do Taim

(11/02/2008) A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema)cedeu caminhonete para o Batalhão Ambiental da Brigada Militar, com sede em Pelotas, fiscalizar a Reserva Ecológica do Taim, que teve parte de seu território queimado, em virtude de incêndio ocorrido no início do mês. O veículo foi entregue ao Ten Milton Moacir da Rosa, comandante do 2º Pelotão Ambiental.

Conforme o secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes, reunião entre os técnicos da Divisão de Unidades de Conservação (DUC) do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), da Fundação Zoobotânica (FZB) e do Ibama, ainda sem data marcada, deverá definir as ações para o levantamento da fauna e da flora da área queimada do Taim.

Em reuniões anteriores, coordenadas pelo secretário adjunto da Sema, Francisco Simões Pires, foram apontadas as necessidades humanas e materiais para a realização do levantamento das perdas. A decisão de colaborar com o Ibama foi tomada na terça-feira (5), pelo secretário Otaviano Moraes, após conversa com a governadora Yeda Crusius
ASSECOM SEMA/ FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

+ Mais

Novo vazamento de efluentes na Refap mobiliza emergência da Fepam

(12/02/2008) A Fepam não constatou danos ambientais consideráveis no vazamento ocorrido nesta segunda-feira (11) na Refinaria Alberto Pasqualini – Refap S.A, em Canoas. A ocorrência foi atendida pelo Serviço de Emergência Ambiental (Seamb), constatando que as fortes chuvas voltaram a causar vazamento da bacia de efluentes da empresa, devido à entrada de água através de um canal pluvial que cruza a refinaria.

O vazamento arrastou uma fina lâmina de óleo, que passou pelas barreiras de absorção da Refap e seguiu para o Arroio Sapucaia. Após sobrevôo na região, o técnico da Fepam, engenheiro químico Renato das Chagas, constatou que não havia maiores danos ambientais, pois a pequena quantidade de óleo vazada não ficou retida nas margens.

Não é a primeira vez que um acidente deste tipo acontece na refinaria. Em novembro de 2007 um transbordamento do sistema de efluentes líquidos da Refap destruiu parte da vegetação ciliar. Além da multa, no valor de R$ 37, 7 mil reais, a Fepam, entre outras medidas, solicitou estudo hidrológico que contemple medidas de controle de vazão dos Arroios Sapucaia e Guajuviras, e projeto de desassoreamento do Arroio Sapucaia.
ASSECOM SEMA/FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.