Panorama
 
 
 

AGÊNCIA DE SANTOS ACOMPANHA RECOLHIMENTO DO ÓLEO VAZADO DE NAVIO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Fevereiro de 2008

18/02/2008 - Técnicos da Agência de Santos da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental reiniciaram na manhã desta segunda-feira (18/02) o acompanhamento da operação de recolhimento do óleo que vazou do tanque do navio Rio Blanco, no último dia 16, em conseqüência de um transbordamento pelo suspiro do tanque, e atingiu o estuário de Santos.

O gerente da Agência Ambiental de Santos, Paulo Sérgio Fonseca, acredita que a maior parte do óleo já foi recolhido ontem, domingo, porém informou que os técnicos realizarão, durante toda a semana, monitoramentos na área atingida, sob o cais do terminal, para verificar a existência de eventuais “bolhas” de óleo, a fim de solicitar sua remoção.

O atendimento da CETESB ao acidente teve início no sábado e o vazamento foi classificado como de pequeno a médio porte, sem grandes impactos ambientais, tendo em visto a quantidade de óleo vazado, estimado em até 2.000 litros, e as rápidas medidas de contenção do produto, que foram adotadas pelas equipes envolvidas nos trabalhos.

Com relação a multa, em função do episódio, o gerente esclareceu que a aplicação da penalidade cabe à Capitania dos Portos, da Marinha do Brasil, inclusive considerando-se os aspectos ambientais envolvidos, já que para produzir o seu parecer, a Capitania se servirá, entre outras informações, de parâmetros e relatórios da CETESB. Ele complementou, explicando que a responsabilidade, em relação à segurança da tripulação e da embarcação, é da proprietária (armadora) do navio e da autoridade marítima, a Capitania dos Portos.
Texto: Rose Ferreira

+ Mais

CETESB atende emergência com vazamento de óleo de duto em Cajamar

15/02/2008 - Técnicos do Setor de Operações de Emergência e a da Agência Ambiental de Jundiaí, da CETESB, acompanham, desde a última quarta-feira (13/02), os trabalhos emergenciais em área rural no município de Cajamar, nas proximidades do km 43 da Rodovia Anhanguera, que resultaram, na tarde de ontem, no estancamento de um vazamento de óleo de duto da Petrobrás.

O vazamento foi detectado na quarta-feira, quando uma quantidade do óleo, que vazou por um furo do duto da OPASA – Replan/Barueri, atingiu um represamento de água nas proximidades da rodovia. No percurso, foram também atingidos uma vegetação rasteira e um talude vegetado. Não há estimativa da quantidade vazada.

A Petrobrás realizou coleta de amostras de água, em um ponto represado a 100 metros do local do vazamento, para avaliar o grau de contaminação no local e a jusante, onde o represamento atingiu um córrego. Moradores que residem nas proximidades foram alertados da ocorrência pela Defesa Civil e também para não utilizarem as águas do córrego.

Foram colocadas barreiras de contenção, mantas absorventes oleofílicas e equipamentos recolhedores de óleo do tipo “skimmer”, que coletaram o produto vazado. Cerca de 80 trabalhadores compuseram a frente de trabalho implantada pela Petrobrás nos dois primeiros dias da operação, que conta com o acompanhamento dos técnicos da CETESB, da Defesa Civil de Cajamar e de duas empresas contratadas pela refinaria.
Texto: Cris Couto

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.