Panorama
 
 
 

CAMPANHA INCENTIVARÁ REDUÇÃO NO USO DE EMBALAGENS E SACOLAS PLÁSTICAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2008

17 de Fevereiro de 2008 - Paloma Santos - Da Agência Brasil - Brasília - Uma nova campanha do Ministério do Meio Ambiente vai incentivar os brasileiros a praticar o consumo sustentável e reduzir o uso de sacolinhas plásticas e outras embalagens. A campanha Consumo Consciente de Embalagens, divulgada durante a 1ª reunião do Comitê Gestor de Produção e Consumo Sustentável (CGPS), terá início dentro de um mês, com o slogan: “A escolha é sua, o planeta é nosso”.

“A campanha é uma tentativa de despertar o consumidor a prestar atenção no que está em volta do produto que ele compra. Quando ele pára para pensar no está comprando e leva em conta a variável ambiental, ele pratica o consumo consciente e sustentável”, afirma a técnica do Departamento de Economia e Meio Ambiente do ministério, Fernanda Altoé Daltro, durante o encontro.

Segundo ela, entre os principais pontos abordados pela campanha está a redução no uso de embalagens, que compõe um terço do lixo doméstico no país. Produtores, varejistas e consumidores serão alertados sobre os riscos ao meio ambiente e sobre as vantagens na utilização de meios alternativos. Como exemplo, Fernanda lembrou o uso de bandejas de isopor para embalar frios.

“Nós temos o costume de comprar queijos, presunto, entre outros, em embalagens de isopor envolvidas em plástico filme. Não há necessidade, se podemos comprar a granel [peso]. Através de pequenas atitudes, é possível diminuir a produção de resíduos.”

Outro foco da campanha será a substituição de sacolinhas plásticas, usadas principalmente nos supermercados, por sacolas retornáveis, ou seja, reutilizáveis (tecido, Nylon, etc). Fernanda conta que tudo depende de uma mudança de hábito. “Consumidores podem utilizar suas próprias sacolas e, até mesmo caixas, para levar suas compras para casa, o que provocaria mudanças no mercado.”

De acordo com a coordenadora, a iniciativa pode partir tanto de consumidores quanto de comerciários: “Em Joinville, uma padaria dava descontos no pão francês para as pessoas que levavam sua própria sacola. Em pouco tempo, outras duas padarias adotaram a idéia.”

O lançamento da campanha ocorrerá na Semana do Consumidor, entre os dias 10 e 15 de março, durante a “Exposição de Boas Práticas e Embalagens” no shopping Pátio Brasil, em Brasília. Segundo ela, empresários, associações e núcleos universitários já foram convidados para o evento.

“Haverão amostras de novas práticas e inovações. Vamos mostrar que o consumidor têm opções, e que o mercado já oferece alternativas. O consumidor tem que saber que ele pode exigir isso das indústrias.”

+ Mais

Comitê já discute propostas para produção e consumo consciente no país

17 de Fevereiro de 2008 - Paloma Santos - Da Agência Brasil - Brasília - Os membros do Comitê Gestor de Produção e Consumo Consciente (CGPCS), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, começaram a discutir as prioridades que vão compor o Plano Nacioal para Consumo e Produção Sustentável, na primeira reunião realizada anteontem (15).

O comitê fora instituído na véspera, por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União, com o objetivo de implementar ações que reduzam o impacto ambiental sobre os bens de consumo no país.

Em entrevista à Agência Brasil, o diretor do Departamento de Economia e Meio Ambiente do ministério, Luiz Fernando Merico, disse que o comitê pretende inserir a sustentabilidade na realidade brasileira, nos ambientes público e privado, com a participação da sociedade civil.

“Cada negócio é um negócio. Uma loja de roupa é muito diferente de uma oficina mecânica, mas, quando ambos aplicam uma gestão sustentável beneficiam a si próprios e ao consumidor. Todo mundo sabe que é assim, mas como fazer isso? Como organizar? É nesse sentido que o Plano Nacional de Produção Sustentável vai contribuir", disse Merico.

Segundo ele, com medidas simples é possível preservar o ecossistema e gerar lucros maiores para produtores e varejistas: "Podemos economizar energia e matéria-prima, gerar menos lixo, entre outras coisas. E acabamos economizando dinheiro. Todo o processo produtivo na sociedade acaba ficando mais eficiente – as pessoas têm mais emprego e geram bens com menos impacto ambiental. Esse é o elemento mais positivo desse processo”, acrescentou.

A primeira ação do comitê é a Campanha de Consumo Consciente, com o slogan A escolha é sua, o planeta é nosso. Ela deverá ser iniciada na Semana do Consumidor, de 10 a 15 de março.

Entre as prioridades do CGPCS estão: a integração de políticas produtivas, de consumo, ambientais e sociais; Diálogo e cooperação entre setores produtivos, governos e sociedade civil e Divulgação e Capacitação em Produção e Consumo Sustentável.

O comitê também vai contar com integrantes do governo federal, do setor privado e de organizações não-governamentais (ONGs). Cada órgão terá um representante, que vai ser substituído a cada dois anos. Já são parceiros do Comitê a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a Fundação Getulio Vargas, o Compromisso Empresarial para a Reciclagem e os ministérios de Minas e Energia e da Fazenda, entre outros.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.