Panorama
 
 
 

CRIADA A UC DA GROTA DO ANGICO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2008

20/02/2008 - Foi criado nesta quarta-feira (20), por meio de decreto governamental, o Monumento Natural da Grota do Angico, localizado em Canindé do São Francisco e Poço Redondo, às margens do Rio São Francisco, em Sergipe. A Unidade de Conservação (UC) possui uma área de 2 mil hectares e receberá investimentos da ordem de R$ 461 milhões. Sua criação, além de atender as diretrizes do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco, contribuirá para a preservação de importante remanescente do bioma Caatinga, de grande diversidade biológica e riqueza cultural. O monumento é também de importância histórica, pois nele está localizada a área onde Lampião, Maria Bonita e outros cangaceiros foram mortos.

A criação desta UC contou com o apoio do MMA que, além de participar das consultas públicas realizadas no ano passado, colaborou na elaboração dos estudos técnicos para a criação da UC, disponibilizando recursos do Programa de Revitalização. Foi também assinado um convênio de cooperação ao Plano Estadual de Regionalização da Gestão dos Resíduos Sólidos de Sergipe. O convênio terá investimentos de R$ 277.885,36.

+ Mais

Reaberto prazo para apresentação de documento para concessão florestal em Jamari

15/02/2008 - Serviço Florestal mantém decisão de inabilitar todas as licitantes e retoma a contagem do prazo para retificação de documentos. Após análise do recurso interposto pelo consórcio representado pela empresa Civagro, alegando que os documentos de habilitação entregues respondem corretamente ao edital, o Serviço Florestal Brasileiro mantém a decisão da Comissão Especial de Licitação que inabilita todas as empresas e reabre o prazo para retificação dos documentos de habilitação do processo de licitação da Floresta Nacional do Jamari (RO), que encerra no dia 20 de fevereiro, às 18h.

Agora, as empresas participantes têm ainda três dias úteis para apresentar a documentação restante, onde o resultado da fase de habilitação sairá possivelmente no dia 21 de fevereiro, após a sessão pública de abertura dos envelopes de habilitação, que acontecerá as 8h no prédio do Cenaflor, na sede do Serviço Florestal, em Brasília.

O próximo passo após a fase de habilitação é a abertura das propostas técnicas, que acontecerá no final de fevereiro. Para avaliação destas propostas, os critérios técnicos são divididos em quatro temas: maior benefício social, menor impacto ambiental, maior eficiência e maior agregação de valor local. Eles servirão para eliminar, classificar ou bonificar as propostas.

Para definir o vencedor da licitação serão usados critérios de preço e critérios socioambientais, o que é uma peculiaridade dos editais para concessão florestal. Os critérios socioambientais terão maior pontuação que o preço.

Histórico

O processo em questão trata da licitação para manejo sustentável de três áreas dentro da Floresta Nacional do Jamari em Rondônia. Essas áreas foram definidas como próprias para a exploração sustentável de recursos florestais (madeira, óleos, resinas, etc.) pelo Plano de Manejo da unidade aprovado em 2005.

A abertura de licitação para escolha de quem vai receber a concessão foi possível graças à aprovação, depois de um longo processo de audiências pública, da Lei de Gestão de Florestas Públicas (11.284/06), que definiu que áreas florestais pertencentes à União, estados e municípios não poderiam mais ser privatizadas.

Segundo a lei elas podem ser geridas de três formas: criação de unidades de conservação, destinação para uso comunitário ou por meio de concessões de uso sustentável por até 40 anos, ficando o concessionário responsável pela integridade da área.
Para mais informações, visite a página eletrônica do Serviço Florestal Brasileiro: www.florestal.gov.br.
ASCOM - Serviço Florestal Brasileiro

+ Mais

Mudanças climáticas e governança ambiental em debate

15/02/2008 - Gisele Teixeira - A 10ª Sessão Especial do Fórum Global de Ministros do Meio Ambiente, que ocorrerá entre os dias 20 e 22 de fevereiro, em Mônaco, irá discutir dois assuntos de interesse do governo brasileiro: Mobilização de Recursos para a Mudança Climática e Governança Ambiental Internacional e a reforma das Nações Unidas.

A iniciativa está ligada ao Conselho de Governo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (GC/GMEF), criado em 1972 com a função de informar a Assembléia Geral da ONU sobre as questões globais emergentes relativas ao meio ambiente e sobre o andamento das atividades conduzidas pelo PNUMA. Foram convidados mais de 100 ministros de todo o mundo.

O Ministério do Meio Ambiente será representado pelo secretário-executivo João Paulo Capobianco, que fará o discurso de abertura das discussões, abordando aspectos relativos à necessidade de mobilização de recursos financeiros para o enfrentamento da mudança do clima. O assunto está no topo das prioridades do governo brasileiro para 2008. Além disso, essa será a primeira importante oportunidade para aprofundar o diálogo sobre o tema após Conferência das Partes da Convenção do Clima realizada em Bali, em dezembro de 2007.

No caso da governança ambiental, o Brasil também tem assumido uma posição de vanguarda. Em setembro de 2007, o governo brasileiro reuniu, no Rio de Janeiro, ministros das Relações Exteriores e de Meio Ambiente de 22 países com o objetivo de estimular uma maior articulação entre os governos para que se avance nas propostas relacionadas ao meio ambiente e à governança ambiental.

Os principais objetivos da 10ª Sessão do GC/GMEF são o de facilitar as discussões, no nível ministerial, a respeito de importantes e emergentes questões concernentes ao meio ambiente, e tratar das deliberações emanadas das sessões anteriores.

Além dos dois temas principais, o Fórum que acontece em Mônaco também será uma oportunidade para o debate sobre temas como a estratégia de médio prazo do PNUMA para 2010-2013 e aspectos substantivos como a problemática global do mercúrio, a prevenção do comércio internacional ilegal e a gestão de resíduos. O encontro será precedido pelo 9º Fórum Global da Sociedade Civil, dia 19 de fevereiro.

+ Mais

Equipe do P2R2 promove encontro no Acre

18/02/2008 - Membros da Comissão Nacional do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Acidentes Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2) estarão reunidos nesta terça e quarta-feira em Rio Branco (AC) para discutir questões relativas ao Setor de Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos no estado. A comissão é composta por representantes do Ministério do Meio Ambiente (Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, Fundo Nacional do Meio Ambiente e Ibama), do Ministério da Saúde (Secretaria de Vigilância em Saúde) e do Ministério da Integração Nacional (Secretaria Nacional de Defesa Civil).

O P2R2 tem por objetivo o aperfeiçoamento do processo de prevenção, preparação e resposta rápida a emergências ambientais no País, nos três níveis de governo, visando resultados efetivos na melhoria da qualidade ambiental e, conseqüentemente, uma maior qualidade de vida para a população. O MMA, como coordenador do Plano, tem a missão de apoiar a formação das Comissões Estaduais do P2R2. A eficácia do P2R2 depende, fundamentalmente, do fortalecimento das Comissões Estaduais e dos órgãos e instituições que a compõem, agregando todos os setores direta ou indiretamente envolvidos na gestão de riscos químicos nos estados, a fim de se reduzir a ocorrência desses acidentes.

O MMA tem realizado um trabalho de fomento aos Estados para que estes possam, por meio da metodologia de Mapeamento de Áreas de Risco, mapear e caracterizar os empreendimentos e atividades potencialmente impactantes, as áreas contaminadas e passivos ambientais, os sítios frágeis ou vulneráveis, o histórico de ocorrência de acidentes e as unidades de resposta, identificando as áreas mais propensas à ocorrência de acidentes com produtos químicos perigosos. Na oportunidade, o estado do Acre apresentará os resultados do convênio "Caracterização de Mapeamento de Áreas de Riscos com Produtos Químicos Perigosos no Estado do Acre", celebrado em 2004 com o MMA, em fase final de execução. Na seqüência, ainda em fevereiro, a mesma equipe deverá visitar os estados da Bahia e do Ceará.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.