Panorama
 
 
 

ECOSSISTEMAS DO LITORAL SÃO OPÇÃO DE TURISMO NO PARANÁ

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Fevereiro de 2008

Para quem vai ao litoral paranaense uma dica da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos é tirar um tempinho para apreciar os ecossistemas da região.

Os manguezais paranaenses são uma destas opções. Encontrados nas baías de Paranaguá, Guaratuba e Guaraqueçaba, onde somam uma área de 25mil hectares, os manguezais têm sido ameaçados devido à retirada de madeira, formação de tanques para a criação de camarões e expansão urbana. O mangue é um ecossistema particular, originário do encontro das águas doce e salgada, formando a água salobra.

No Brasil, os mangues são protegidos pela legislação federal, pois esse ecossistema é fundamental para a sustentabilidade e enriquecimento do ambiente marinho.

Para o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, preservar as áreas de mangue do estado é uma forma de melhorar a qualidade de vida da população dessas regiões. “Estimular atitudes conservacionistas entre o turista, as Associações de moradores, e os próprios pescadores é dar a oportunidade de gerar renda para essas pessoas e ainda preservar a beleza e a vida desse importante ecossistema”, destacou Rasca Rodrigues.

No mangue, os moradores da região podem exercer atividades que não coloquem em risco o ecossistema, como, por exemplo, o cultivo de ostras, plantas ornamentais (bromélias e orquídeas) e atividades recreativas e educacionais.

BERÇÁRIOS - Os manguezais são conhecidos como berçários, porque existe uma série de animais que se reproduzem nestes locais. Ali, os filhotes também são criados. Os camarões se reproduzem no mar, na região da plataforma continental. Suas larvas migram para as regiões dos manguezais, onde se alimentam e crescem antes de retornarem ao mar.

“Uma grande variedade de peixes costuma entrar no mangue para se reproduzir e se alimentar, como os robalos e as tainhas. Muitas aves utilizam esse ambiente para procriar. Podem ser espécies que habitam os mangues ou aves migratórias, que usam os manguezais para se alimentar e descansar. São guarás, colhereiros, garças, socós e martins-pescadores”, explicou o presidente do IAP, Vitor Hugo Burko.

Ao contrário de outras florestas, os manguezais não são muito ricos em espécies, porém se destacam pela grande abundância das populações que neles vivem. E ainda podemos atribuir outras importâncias ao mangue, como por exemplo a sua vegetação serve para fixar as terras, impedindo assim a erosão e ao mesmo tempo estabilizando a costa, e as raízes do mangue funcionam como filtros na retenção dos sedimentos, e por fim constitui um importante banco genético para a recuperação de áreas degradadas. Por isso, podem ser considerado um dos mais produtivos ambientes naturais do Brasil.

“É importante lembrar que é o mangue o responsável em produzir mais de 95% do alimento que o homem captura do mar, é dele que provém grande parte da renda dos moradores da região através da pesca artesanal”, ressaltou o presidente do Conselho do Litoral (Colit), Luiz Fernando Gomes Braga.

Dicas para ajudar na conservação dos ecossistemas litorâneos - Veja o que você pode fazer para ajudar a preservar o mangue:

*denuncie desmatamentos e aterros ilegais;
* Evite queimadas;
* Faça disposição adequada do lixo;
* Faça o ligamento da rede de esgoto na sua residência;
* Não construa marinas;
* Não pratique e denuncie a pesca predatória.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.