Panorama
 
 
 

ENCONTRO DISCUTE EM BRASÍLIA PROPOSTAS PARA ENFRENTAMENTO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2008

20 de Fevereiro de 2008 - Luana Lourenço - Repórter da Agência Brasil - Elza Fiúza/Abr - Brasília - O ministro interino das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães, e o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, durante encontro no Itamaraty sobre mudanças climáticas.

Brasília - Representantes do G8 - grupo que reúne os sete países mais industrializados e a Rússia - e do bloco de cinco países de economia emergente, entre os quais o Brasil, discutem hoje e amanhã (20 e 21) a elaboração de um documento com propostas de enfrentamento das mudanças climáticas.

O texto, que será levado à próxima reunião do G8, em julho, no Japão, vai tratar de questões como biocombustíveis e estímulos financeiros à redução do desmatamento.

O evento é organizado pela Globe - Organização Mundial de Legisladores para um Ambiente Equilibrado - e tem como foco a contribuição do Legislativo dos países envolvidos na busca de políticas globais pela redução de gases de efeito estufa, contra o aquecimento do planeta.

É a primeira vez que um país de economia emergente sedia a reunião, o que, na avaliação do porta-voz do Banco Mundial para a América Latina e Caribe, Sergio Jellinek, se deve ao papel do Brasil no cenário mundial como "provedor de soluções para a questão das mudanças climáticas", em referência à matriz energética limpa e aos investimentos brasileiros em biocombustíveis

Na abertura do fórum, o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que o papel do parlamento brasileiro na definição de medidas de mitigação do impacto das mudanças climáticas é fundamental, porque o Congresso "é o segmento político que melhor representa a sociedade". Chinaglia disse que o debate sobre energia será tema permanente na Câmara e anunciou a criação de uma comissão especial para tratar de fontes renováveis.

O ministro interino das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães, também ressaltou o papel dos legisladores na discussão das mudanças climáticas. "Tudo dependerá das políticas públicas adotadas em relação aos padrões de consumo e produção de energia e a elaboração dessas políticas caberá aos parlamentares."

O porta-voz do Banco Mundial destacou que os parlamentares têm mais autonomia e flexibilidade para decidir sobre políticas públicas de enfrentamento das mudanças climáticas que os governos. "Em uma plataforma intergovernamental como a Organização das Nações Unidas [ONU], os países se encerram em suas posições. Os legisladores podem facilitar consensos. Têm mais flexibilidade que os governos, representam mais diretamente o cidadão", afirmou Jellinek.

O Brasil é representado no fórum pelos deputados Antonio Palocci (PT-SP) e Augusto Carvalho (PPS-DF) e os senadores Serys Slhessarenko (PT-MT), Cícero Lucena (PSDB-PB) e Renato Casagrande (PSB-ES).

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.