Panorama
 
 
 

ENERGIA DE BAGAÇO DE CANA AMPLIA SEGURANÇA DO SISTEMA ELÉTRICO, DIZ KELMAN

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2008

18 de Fevereiro de 2008 - Marco Antônio Soalheiro - Repórter da Agência Brasil - Brasília - Após a audiência pública em que foram colhidas sugestões para o escoamento da energia a ser produzida por usinas de biomassa e pequenas centrais hidrelétricas, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Jerson Kelman, destacou a importância estratégica que a geração a partir do bagaço de cana terá para o país.

“Esse sistema é muito importante para que tenhamos um 2009, 2010 e 2011 com mais tranqüilidade no equilíbrio entre oferta e demanda”, afirmou hoje (18) Kelman à Agência Brasil.

Segundo o diretor da Aneel, o bagaço de cana sempre foi visto como um “entulho”, com as caldeiras das usinas direcionadas para queimar e desaparecer com os resíduos. Entretanto, com caldeiras mais modernas pode-se com a queima do bagaço obter o vapor capaz de acionar turbinas que geram energia elétrica.

“Essa transformação em usinas já existentes é muito rápida. Depende apenas da instalação da caldeira e, em novas usinas, no Mato Grosso do Sul e Goiás, significam a possibilidade de acréscimo de geração em um prazo curto, num período de entressafra de novas usinas”, explicou Kelman.

O assessor da presidência da União da Indústria de Cana de Açúcar (Unica), Onorio Kitayama, informou que com o desenvolvimento da tecnologia de gaseificação do bagaço, as usinas poderão, nos próximos anos, gerar até 300 quilowatts por tonelada de cana, “três vezes mais que a geração na tecnologia atual”. Kitayama também ressaltou que a energia de biomassa tem geração sazonal que coincide com o período de menor capacidade da hidroeletricidade.

Kelman, por sua vez, citou benefícios diretos que a energia de biomassa, a partir da queima de bagaço, pode trazer para a população. “Hoje o resto da produção do açúcar e do álcool vira fuligem. [Com a biomassa] Ganha o cidadão com menos poluição e ganha o consumidor com mais fartura de energia.”

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.