Panorama
 
 
 

ESTUDO DE PÓLEN MOSTRA DIVERSIDADE NA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2008

Estudo Científico - 19/02/2008 - O Seminário da Amazônia, espaço destinado à divulgação de trabalhos, projetos e à discussão de temas relevantes para sociedade e comunidade científica em geral, tem mais uma edição hoje (19), às 16h, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

A aluna de doutorado em Ecologia, Silane Aparecida da Silva, apresenta trabalho intitulado: "Palinologia do neogeno da bacia do Alto Solimões, Amazônia Ocidental, Brasil: aspectos sistemáticos, bioestratégicos e paleoecológicos".

A tese objetiva explicar geológica e paleontologicamente a grande diversidade biológica da região do Alto Solimões. Para isto, a palinologia, parte da botânica dedicada ao estudo do pólen, foi usada como ferramenta de pesquisa.

No estudo foram descritas, sistematicamente, 112 espécies e cerca de 50 novas espécies e sete novas combinações foram propostas.
Com Informações do Inpa
Assessoria de Comunicação do MCT

Pesquisas avaliam impacto da exploração de petróleo em populações da costa amazônica

Desenvolvimento Sustentável - 15/02/2008 - Pesquisadores avaliam os potenciais impactos da exploração de petróleo na costa amazônica. A partir de dados coletados por integrantes do grupo de socioeconomia do projeto Potenciais Impactos Ambientais do Transporte de Petróleo e Derivados na Zona Costeira Amazônica (Piatam Mar) serão gerados mapas de sensibilidade ao derramamento de óleo.

Com o trabalho, os pesquisadores esperam produzir informações atualizadas sobre as populações, os recursos naturais e os ecossistemas da costa amazônica. A intenção é criar e fortalecer um banco de dados georreferenciado para apoiar a Petrobras em ações de gestão ambiental. Essas informações podem ajudar na definição de medidas preventivas, frente a possíveis casos de acidentes envolvendo o transporte de óleo e derivados no litoral norte.

Pesquisadores do projeto visitaram recentemente seis comunidades do município de Soure, na Ilha do Marajó (PA). O trabalho também serviu para iniciar um levantamento sobre os meios de subsistência, as condições de vida e as relações comunitárias na região.

A viagem aconteceu entre 22 e 26 de janeiro. Esta foi a segunda investida da área de estudos na ilha do Marajó, na etapa atual do Piatam Mar. Na oportunidade, os pesquisadores também puderam refinar as metodologias de pesquisa para os próximos trabalhos de campo a serem realizados em expedições-padrão, previstas para a próxima etapa do projeto, a iniciar em 2008.

Neste novo encontro com os moradores de Soure, as pesquisadoras Cristina Maneschy, ligada ao Departamento de Sociologia da UFPA, e Edma Moreira, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFPA, realizaram entrevistas e aplicaram questionários junto a lideranças comunitárias e moradores da região.

O grupo de Sócio-economia do Piatam Mar levantou informações sobre as formas de extrativismo e dados referentes a demografia, saúde, meios de subsistência, saneamento, situação de moradia e bens. Foram ouvidas famílias de pescadores, tiradores de caranguejos, camaroeiros, entre outros.

A pesquisadora Cristina Maneschy destaca outras possibilidades para o projeto, como o interesse das lideranças comunitárias em participar da coleta dos dados socioeconômicos e também em usar as informações para decisões da própria comunidade. Segundo a pesquisadora, um relatório com os indiciativos iniciais será entregue até março de 2008.

Expedições

Ao final do primeiro semestre de 2007, o grupo de Sócio-economia já havia visitado localidades de Soure. À época, foi feito um levantamento inicial sobre as condições de infra-estrutura, atuação de organizações comunitárias e a presença de órgãos governamentais. Em setembro de 2007, as comunidades da Reserva Extrativista Marinha de Soure participaram de reuniões com pesquisadores e técnicos do projeto Piatam Mar.

As atuais expedições do grupo de Sócio-economia do Piatam Mar na ilha de Marajó são uma continuidade das expedições-piloto iniciadas pelos grupos de pesquisa do projeto. Em outubro passado, pesquisadores e técnicos das áreas de botânica, zoologia, geologia, oceanografia e meteorologia realizaram levantamentos e testaram métodos para a coleta de dados e monitoramento de áreas portuárias e de reservas ambientais no litoral da Amazônia.

Projeto Piatam Mar

O projeto Piatam Mar é coordenado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes), que é responsável também pelo seu financiamento. Participam deste esforço de pesquisa o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT), o Instituto Evandro Chagas (IEC), as universidades Federal Rural da Amazônia (UFRA) e do Estado do Pará (UEPA), o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), as universidades Federal do Maranhão (UFMA) e Estadual do Maranhão (UEMA) - além da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
(Com informações da Agência Museu Goeldi)
Assessoria de Comunicação do MCT

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.