Panorama
 
 
 

GOVERNO DESENVOLVE PROGRAMA PARANÁ MAIS MANGUE

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Fevereiro de 2008

Para conscientizar e sensibilizar os moradores locais que tiram seu sustento deste ecossistema sobre sua importância, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (CEM) e Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) criou o projeto “Paraná Mais Mangue”.

Oficinas e grupos de discussões com comunidades de manguezais já vêm sendo realizados para tratar da importância e fragilidade dos mangues paranaenses. Ao longo do projeto essas oficinas e grupos de discussões devem passar por todas as comunidades de manguezais do estado.

Em contrapartida, em outubro deste ano Rasca Rodrigues elaborou uma portaria conjunta inédita no Brasil – tornando as áreas úmidas espaços Áreas de Preservação Permanente (APP), devendo ser preservadas por lei. A portaria também foi assinada pelo presidente do IAP (IAP), Vitor Hugo Burko, e o superintendente do Ibama no Paraná, Hélio Sydol. Assinaram a resolução –que protege e recupera, espaços de grande valor ecológico, como banhados, várzeas e manguezais e passam a ser consideradas prioritárias para preservação ambiental no Estado.

“Quando o assunto é preservação ambiental da área litorânea do estado, o Paraná está sempre à frente, declarou o secretário executivo do Conselho Estadual do Meio Ambiente, Paulo Roberto Castella, que desde 2006 coordena o Projeto de Gestão Integrada da Zona Costeira do Paraná, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos em parceria com a Universidade Federal do Paraná. “A idéia é controlar o impacto ambiental sobre os ecossistemas costeiros do litoral paranaense”, finalizou Castella.
+ Mais

Projeto Cinema e Teatro na Areia conquistou o público no Litoral

As fortes chuvas ocorridas no litoral nesta temporada de verão não impediram que a 4.º edição do Projeto Cinema e Teatro na Areia fosse um sucesso de público e de repercussão entre os participantes do Projeto. Mais de 14 mil pessoas assistiram as cerca de 80 peças teatrais - apresentadas por alunos de dez Escolas da rede pública de ensino em todo o Paraná - e às 24 sessões cinematográficas exibidas durante a noite nas areias dos principais balneários paranaenses.

No projeto, realizado entre os dias 03 de janeiro a 03 de fevereiro e coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), foram investidos cerca de R$ 150 mil. Os recursos foram gastos na projeção dos filmes, estadia e alimentação das equipes e alunos participantes do teatro na areia e divulgação do projeto.

A ação já é uma das mais esperadas da temporada por moradores e veranistas. Para o secretário Rasca Rodrigues, o Cinema e Teatro na Areia contribuem com todas as atividades desenvolvidas no estado na área ambiental. “A partir deste projeto, muitas pessoas tiveram noções de educação ambiental e puderam conhecer outros programas e projetos da Secretaria. A nossa expectativa agora é que este público multiplique os ideais de preservação aonde vivem”, avaliou Rasca.

TEATRO - O Teatro na areia proporcionou a estudantes de municípios como Guaíra, São João e Santa Fé – localizados a muitos quilômetros do mar – a sua primeira visita ao litoral.

Todas as peças, escolhidas por meio de concurso, foram apresentadas no formato Comédia Dell' Arte, tipo de comédia italiana realizada ao ar livre e no improviso. As tendas foram montadas e desmontadas para que a cada meia hora o público de um balneário diferente pudesse assistir aos espetáculos.

Entre as peças apresentadas: “É hora de mudança”, “Que futuro estamos construindo” e “Dengue em foco”.

A ação também contou com a participação de 52 alunos da rede estadual de ensino. “Todos os roteiros selecionados estiveram voltados à educação ambiental de moradores e veranistas, que receberam dicas de como contribuir com a preservação do nosso litoral”, destacou a coordenadora e idealizadora do Projeto, Fátima Jacob.

Em dias chuvosos, os alunos que ficaram hospedados em Guaratuba visitaram as praias e conhecer pontos turísticos do litoral em passeios organizados pela Secretaria.

EXPERIÊNCIAS - Para a professora e diretora do Colégio Estadual São Luis, localizado em São João - região sudoeste - Diva Terezinha Miotto, participar do Projeto motivou todos na escola. “A escolha do nosso grupo nos deixou honrados em contribuir. A equipe da Secretaria do Meio Ambiente foi maravilhosa e para nós, uma experiência inesquecível e um enorme aprendizado ”, contou a diretora.

Já a professora da Escola Estadual Moreira Salles, diz que o programa, é incentivador, organizado e proporciona aos alunos novos conhecimentos.

Os alunos dos colégios participantes, tiveram uma boa impressão do projeto. A aluna Quelli Marques Bonifácio, do Colégio Estadual Mendes Gonçalves, de Guairá, noroeste do estado, diz que foi uma experiência nova e que gostaria de poder repetir. “Foi muito bom participar desse projeto porque assim, os alunos têm a oportunidade de trabalhar com atores profissionais, havendo uma troca de experiência”, constatou Quelli.

O estudante da Escola Estadual Moreira Salles, também da região oeste, Ronalti Walaci Martin, o projeto Cinema e Teatro na Areia, é importante para o futuro do Paraná e deve continuar. “Principalmente por se tratar da preservação do meio ambiente, tema que precisa ser levado ainda mais a sério. De maneira simples o teatro ajuda as pessoas a entenderem que existem consequências graves como retorno às agressões a natureza”, ressaltou.

A interatividade entre os alunos participantes foi tamanha, que um blog na internet foi criado no endereço http://cineteatronareia.blogspot.com.br, para divulgar fotos e novidades sobre o projeto e os envolvidos. Além disso, existe também uma comunidade no site de relacionamentos Orkut, para que os participantes possam dividir suas experiências.

CINEMA - Para os adoradores da sétima arte, um banho de cinema, foi levado às praias com filmes premiados pela mídia e pelo público. O Cinema na Areia exibiu filmes - todos com uma lição sobre o meio ambiente e voltados ao consumo consciente, como Happy Feet – O Pingüim, que mostra as mudanças ocorridas no continente antártico feitas pela ação do aquecimento global.

'Uma Verdade Inconveniente' – documentário produzido pelo ex-candidato à presidência dos Estados Unidos, All Gore foi uma das opções ofertadas ao público. Mas não foram só produções americanas que monopolizaram o cinema praiano. Filmes nacionais como Narradores de Javé, vencedor de oito prêmios - incluindo o de melhor filme independente no Festival Internacional de Filme Independente de Bruxelas e o de melhor filme no Festival Internacional de Punta Del Este - trouxe a história da cidade que para não ser inundada por uma represa e resolve escrever sua história para que seja considerada patrimônio histórico.

“A cada temporada ficamos mais satisfeitos com os resultados e com o retorno do público, que esteve presente em todos os espetáculos e apresentações”,finalizou Fátima. Ela ainda lembrou que, nesta temporada de maneira inédita, o Teatro na Areia e um projeto piloto de oficinas de educação ambiental, integrou às escolinhas e competições promovidas pela Federação Paranaense de Bodyboard.

A partir de agora um projeto semelhante, criado a partir deste, a “Caravana Ambiental” - toma conta da rotina dos profissionais que atuam no Projeto. A diferença, é que a `Caravana Ambiental”, não acontece apenas do litoral, mas em todo o Paraná, levando cultura e educação ambiental a população.

+ Mais

Projeto Areia levou um modelo de 'mídia limpa' às praias paranaenses

O Projeto Cinema e Teatro na Areia também mostrou que é possível fazer uma divulgação limpa, reduzindo o volume de papel levado e deixado nas praias. Toda a convocação para os espetáculos teatrais e exibição dos filmes do Projeto foi feita com o apoio de 'atores performáticos' - artistas que com figurino relacionado ao meio ambiente, convidaram a população para participar das sessões, sem sujar a praia, característica da mídia limpa

Tanto atores profissionais quanto alunos da rede estadual de ensino, integraram o grupo de performáticos. A estudante Aline Gonçalves, foi uma delas, e contou que os veranistas ficavam surpresos com a iniciativa.

“A maioria das pessoas recebeu muito bem e se mostravam interessadas”, relatou. Aline, que é estudante de ensino médio e já havia feito peças de teatro na escola, ainda diz que aprendeu muito com os atores profissionais “O contato com o público é muito maior que no teatro normal, e os atores nos davam muitas dicas de como interagir mais. Foi uma ótima experiência que adoraria repetir”.

A prova está nas palavras da veranista, Silvane Cristine Dias. “Estou fascinada com a iniciativa. A idéia é maravilhosa , eu nunca tinha visto. Um bom exemplo para levarmos às crianças”, declarou.

Após quase um mês desta turnê cultural no litoral paranaense, o teatro e cinema na areia dá adeus as praias, assim como a temporada de verão 2007/2008. Mas para quem quiser ver ou rever as peças encenadas, fica o recado de que será lançado em DVD, a gravação das apresentações. O material estará disponível no site da Secretaria e será distribuído nas Escolas da Rede Pública de Ensino, para estimular mais participações no próximo ano, assim como, auxiliar em sala de aula.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.