Panorama
 
 
 

MINAS GERAIS REALIZA PARCERIAS NA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Belo Horizonte (MG) – Brasil
Fevereiro de 2008

Parceria entre Governo de Minas e Green Cross International traz evento ‘Diálogos da Terra’ ao Brasi

Promover a ligação entre meio ambiente e justiça social, envolvendo nesse processo governo e sociedade. Esse é o principal objetivo do evento internacional Diálogos da Terra no Planeta Água, que será promovido em Belo Horizonte pela Green Cross Internacional e pelo Governo de Minas nos dias 9, 10, 11 e 12 de dezembro de 2008.

As decisões e perspectivas para o evento foram apresentadas em entrevista coletiva realizada nessa quarta-feira (20) com os secretários de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Portugal, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, e o diretor da Green Cross Espanha, Xavier Guijarro.

De acordo com a avaliação do secretário José Carlos Carvalho, a água é um recurso inestimável que cada vez mais se torna mais imprescindível para a humanidade. O secretário lembra que há dados científicos que comprovam que o consumo do planeta já está além da capacidade de regeneração da natureza. Nesse contexto, a parceria entre o Governo de Minas e a Green Cross surge num momento emblemático para sociedade mineira, pois coloca o Estado na vanguarda do debate sobre a gestão dos recursos hídricos. "Há a necessidade de se fazer um diálogo entre economia e ecologia, para que o desenvolvimento sustentável deixe de ser um slogan e passe a ser efetivamente uma realidade", avaliou.

Segundo informou a diretor da Green Cross Espanha, Xavier Guijarro, o trabalho realizado no Estado é um modelo para o Brasil e para a América Latina. "Minas tem mostrado uma grande disponibilidade para a realização de projetos de gestão de recursos hídricos", declarou. "Por isso é importante a realização do evento no Estado, devido à sua posição estratégica no País", completou. Guijarro ressaltou também que o evento será importante para declarar o direito fundamental das pessoas ao acesso à água saudável e de qualidade. "Esse é um dos grandes desafios da sociedade no século XXI. E é por isso que o Governo de Minas se associou com uma entidade do porte da Green Cross para mobilizar de forma contundente a sociedade", completou José Carlos Carvalho.

O evento em Belo Horizonte será a 5ª edição do "Diálogos da Terra" e o primeiro a ser realizado na América Latina. As outras edições ocorreram em Lyon, na França, Barcelona, na Espanha, Nova Iorque, nos Estados Unidos e Queensland, na Austrália. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Green Cross Internacional e o Governo de Minas por meio das secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
20/02/2008
Fonte: Ascom / Sisema

+ Mais

Embaixador dinamarquês visita UCs estaduais

O embaixador da Dinamarca no Brasil, Christian Konigsfeldt, conheceu, nesta sexta-feira (15/02), as unidades de conservação estaduais onde estão localizados alguns dos sítios arqueológicos mais importantes do Estado: o Parque Estadual do Sumidouro, em Lagoa Santa, e o Monumento Natural Peter Lund, em Cordisburgo.

A área compreendida entre os municípios de Lagoa Santa e Cordisburgo, na parte central do Estado, foi local dos estudos do arqueólogo dinamarquês Peter Lund que descobriu os vestígios mais antigos da presença humana no continente americano, bem como da presença de mamíferos gigantes. O trabalho do pesquisador dinamarquês no século 19 inaugurou os estudos arqueológicos no Brasil.

A visita de Christian Konigsfeldt, que começou quinta (14/02), tem o objetivo de iniciar entendimentos entre o Governo de Minas e o da Dinamarca para identificar as possíveis parcerias para a conservação das áreas. O embaixador conheceu atrativos do Parque e a sede da Fazenda do Poço Azul, que será reformada e funcionará como Centro de Visitantes da unidade de conservação e sede operacional do Projeto Estruturador para Revitalização do Rio das Velhas, que pretende possibilitar navegar, pescar e nadar no rio até o ano de 2010.

O embaixador destaca a beleza natural da região, especialmente a Gruta da Lapinha e a Poço Azul. Ele observa que achou impressionantes as pinturas rupestres existentes no Paredão da Lagoa do Sumidouro. "O tesouro histórico da região e o trabalho realizado por Peter Lund não é importante apenas para o Brasil ou a Dinamarca, mas para todo o mundo e para o próprio futuro da humanidade", afirma.

O gerente do Parque, Rogério Tavares, apresentou o trabalho para a implantação do Parque que ganhou impulso em 2007. A meta do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que administra as unidades de conservação estaduais, é que até o final de 2008 o Parque estará com situação fundiária regularizada e com a infra-estrutura pronta para atendimento ao turista.

O grande potencial turístico do Parque Estadual do Sumidouro é objeto de parceria entre o IEF e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur). A área cárstica de Minas Gerais é considerado pela Setur como um dos dez circuitos turísticos mais estratégicos para o incentivo à atividade no Estado. O circuito abrange 14 municípios que possuem uma população total de 500 mil pessoas.

Cordisburgo

À tarde, o embaixador seguiu para Cordisburgo, onde visitou a Gruta do Maquiné, no Monumento Natural Peter Lund, onde em 1834, o pesquisador dinamarquês deu início a seus estudos em Minas Gerais. Além de abrigar o berço da arqueologia no Brasil, a unidade de conservação desperta enorme interesse turístico devido à beleza natural que apresenta formações calcárias e os espoleotemas (estalactites, estalagmites, colunas e cortinas). Na região também podem ser encontradas dezenas de outras grutas e cavernas, como a Gruta do Salibre. No final da tarde, o embaixador retornou a Brasília.
15/08/2008
Fonte: Ascom/Sisema

+ Mais

Minas e Dinamarca estudam parceria para conservação de patrimônio histórico

Minas Gerais iniciou entendimentos com o Governo da Dinamarca para ampliar a proteção e conservação do patrimônio natural e histórico da região cárstica de Lagoa Santa. Nessa quinta (14/02), o embaixador dinamarquês Christian Konigsfeldt desembarcou em Belo Horizonte para conhecer alguns dos locais onde o arqueólogo Peter Lund realizou pesquisas no século 19, inaugurando os estudos arqueológicos no País.

Na parte da manhã, Christian Konigsfeldt se reuniu com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, e visitou o túmulo de Lund, em Lagoa Santa. À tarde, o embaixador visitou o Museu de História Natural da Pontifícia Universidade Católica (PUC), que abriga uma das principais coleções de mamíferos fósseis da América do Sul, um dos objetos de estudo de Peter Lund.

José Carlos Carvalho apresentou a Konigsfeldt o trabalho de conservação que o Governo de Minas vem desenvolvendo nos locais pesquisados por Peter Lund, especialmente nas unidades de conservação administradas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF): o Parque Estadual do Sumidouro, em Lagoa Santa, e o Monumento Natural Peter Lund, em Cordisburgo.

"A visita é o primeiro passo para identificar as possíveis parcerias para a conservação e compartilhar o material reunido por Peter Lund", afirmou o secretário. O Museu de Copenhage abriga uma ampla coleção de objetos coletados em Minas Gerais, na região de Lagoa Santa. Segundo José Carlos Carvalho, uma das possibilidades é criar, nas unidades, espaços de exposição do acervo de Peter Lund existente no Brasil, transformado-as numa espécie de extensão do Museu da capital dinamarquesa.

Conservação

José Carlos Carvalho afirma que a visita do embaixador materializa o desejo do Governo de Minas e da Prefeitura de Lagoa Santa de conservar o trabalho de Peter Lund. "O arqueólogo é um precursor da ecologia, aspecto que pode ser observado em seus primeiros trabalhos voltados para os estudos botânicos e zoológicos", observa o secretário.

Em sua primeira visita a Lagoa Santa, o embaixador dinamarquês Christian Konigsfeldt ressalta que sua presença em Minas Gerais tem um aspecto de exploração semelhante ao que o arqueólogo demonstrou no século 19. "Estou ansioso para conhecer Lagoa Santa e saber como foi a vida de Lund e com a mesma determinação que ele demonstrou", afirma.

O prefeito de Lagoa Santa, Rogério Avelar, lembra a importância da história de Peter Lund, que se confunde com a do município. "A primeira banda de música da cidade foi fundada por ele, bem como ele dá nome à escola mais antiga de Lagoa Santa", destaca. Avelar observa ainda que a ênfase na conservação dos patrimônios histórico e cultural é determinante para o desenvolvimento sustentável do município baseado no enorme potencial turístico da região.

Cordisburgo

Nesta sexta (15/02), o embaixador dinamarquês visitará o Parque Estadual do Sumidouro e conhecerá alguns dos atrativos naturais e históricos da região, como a Gruta da Lapinha, um dos locais de pesquisa de Lund. A unidade de conservação vem recebendo especial atenção do Governo de Minas, que investiu em 2007 cerca de R$ 5 milhões na aquisição de áreas para sua regularização fundiária e na realização de estudos como a elaboração do Plano de Manejo. Segundo a diretora de Áreas Protegidas do IEF, Aline Tristão Bernardes, até o final de 2008 serão investidos cerca de R$ 25 milhões para a efetiva conservação da área.

À tarde, Christian Konigsfeldt seguirá para o município de Cordisburgo, onde está localizado o Monumento Natural Peter Lund, que abriga diversas grutas. Dentre elas, destaca-se a de Maquiné onde, em 1834, o pesquisador dinamarquês deu início a seus estudos.
14/02/2008
Fonte: Ascom/Sisema
Emerson Gomes

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.