Panorama
 
 
 

PESQUISA MOSTRA QUE POPULAÇÃO JAPONESA É CONTRA CAÇA DE BALEIAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Fevereiro de 2008

18 de Fevereiro de 2008 - O navio do Greenpeace, Esperanza, entre o baleeiro Yushin Maru e o navio-fábrica Nisshin Maru, ambos da frota japonesa. Desde que a perseguição aos baleeiros japoneses começou, no dia 13 de janeiro, nenhuma baleia foi morta na Antártica.
Mais fotografias Tóquio, Japão — Segundo levantamento encomendado pelo Greenpeace, 71% dos japoneses não apóia matança no Santuário da Antártica.

Pesquisa de opinião encomendada pelo Greenpeace e lançada nesta segunda-feira revela que a maioria da população japonesa não apóia a caça de baleias no Santuário da Antártica. Segundo o levantamento feito pelo Centro de Pesquisa Japonesa, empresa da Gallup International Association, 71% do povo japonês não apóia a caça de baleias em águas internacionais.

Um número ainda maior (87%) dos pesquisados não sabia que parte dos impostos cobrados no Japão ajudam a subsidiar a atividade baleeira do país. Atualmente o governo japonês financia a caça de baleias com quase 500 milhões de yens (aproximadamente US$ 5 milhões) anualmente.

“O Greenpeace junta-se à voz da maioria da população japonesa e pede mais uma vez para que a frota baleeira japonesa seja imediatamente retirada do Santuário de Baleias Antártico”, afirma o coordenador da campanha de baleias do Japão, Junichi Sato.

Os pesquisadores entrevistaram 1.051 pessoas de 15 a 60 anos. Cada uma delas recebeu um questionário com 18 perguntas relacionadas à caça de baleias.

“As conclusões da pesquisa trazem um rude contraste com os mitos trazidos pela Agência Japonesa de Pesca de que matar as baleias no Santuário de Baleias do Oceano Antártico é agir em defesa da cultura japonesa e do apoio da população. A maior parte do povo japonês conhece pouco sobre o que tem sido feito em seu nome e com o seu dinheiro, enquanto a maioria não apóia a caça que está em curso”, diz Sato.

O Greenpeace passou duas semanas perseguindo a frota baleeira japonesa no Oceano Antártico, em janeiro deste ano, para evitar a caça de baleias na região. O navio da organização, Esperanza, conseguiu impedir a matança mantendo-se próximo ao navio-fábrica japonês Nisshin-Maru, evitando que a embarcação recebesse baleias arpoadas pelos baleeiros. Mais de 100 baleias foram salvas no período e a ação do Greenpeace na Antártica ajudou a mobilizar a opinião pública mundial contra a caça - o Japão chegou a anunciar a desistência de matar 50 jubartes, espécie ameaçada de extinção, conforme o planejado inicialmente. Mas manteve a cota de centenas de baleias minkes e 50 fins, esta também ameaçada de extinção.

"A pressão que criamos na Antártica será agora transferida para ações em terra, com manifestações nas ruas e trabalhos políticos voltados para a reunião da Comissão Internacional Baleeira (CIB), em junho no Chile", conta Leandra Gonçalves, coordenadora da campanha de Baleias do Greenpeace Brasil que esteve a bordo do Esperanza. "Vamos lutar pela criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul e pressionar o Japão para encerrar de uma vez por todas a caça de baleias."

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.