Panorama
 
 
 

IBAMA/PA COMEMORA ANIVERSÁRIO COM LANÇAMENTO DE PEDRA FUNDAMENTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2008

Belém (22/02/08) Hoje pela manhã, a Superintendência do Ibama no Pará comemorou os 19 anos de criação do instituto, com o lançamento da pedra fundamental do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

Na solenidade, realizada na Estrada da Ceasa, local onde funcionará o Cetas, estiveram presentes representantes do Ibama, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), do Batalhão de Polícia Ambiental do Estado (BPA), da Delegacia de Polícia Ambiental (Dema), da Vale e da Central de Abastecimento do Pará (Ceasa).

A área, que tem cerca de 433 hectares, foi doada pela Embrapa ao Ibama, que transformará o atual terreno inativo em um centro para a recepção de animais silvestres, oriundos da apreensão de fiscalizações do Ibama ou de doações voluntárias à instituição. A previsão é de que o Cetas esteja pronto em até dois anos, tempo em que a Vale do Rio Doce, por meio de compensação ambiental, fará a construção, para que o trabalho do Ibama seja iniciado efetivamente. Já a Semma se responsabilizou pela limpeza e organização do terreno.

De acordo com o Superintendente do Ibama no Pará, Aníbal Picanço, este projeto irá transformar uma área que era conhecida pela insegurança, em um espaço de proteção ambiental. “Quando soubemos da possibilidade de recebermos a doação deste terreno, não perdemos tempo em apresentar este projeto importante, que é o Cetas. A partir de agora, iniciaremos a construção de um centro que receberá animais silvestres vindos de condições adversas e ofereceremos as condições ideais para o tratamento deles, assim como a devolução posterior para o seu habitat, quando possível”, afirma Picanço.
Luciana Almeida

+ Mais

Ibama/PA anuncia construção de Centro para animais em comemoração ao aniversário de criação

(Belém - 21/02/2008) Amanhã, 22/02, a partir das 9h da manhã, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) completa 19 anos de criação. Para comemorar, a Superintendência no Pará colocará a pedra fundamental do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Belém, que será construído na Estrada da Ceasa, ao lado da entrada da Central de Abastecimento.

A área, que tem cerca de 430 hectares, foi cedida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para o Ibama, que transformará o atual terreno inativo em um centro para a recepção de animais silvestres oriundos da apreensão de fiscalizações do Ibama ou de doações voluntárias à instituição.

A previsão é de que o Cetas esteja pronto em até dois anos. A construção está sendo feita com dinheiro de conversão de multa da Vale do Rio Doce.

De acordo com o chefe da Divisão de Fauna e Pesca do Ibama, Alex Lacerda, o Cetas aperfeiçoará o trabalho de fauna do instituto. Para ele, será uma importante conquista para o órgão, visto que, hoje, “a triagem de animais é feita sem as condições ideais em que deveria acontecer”. “A partir da construção do centro, essas condições serão dadas”, afirma Alex.
Luciana Almeida

+ Mais

Realizado evento em comemoração aos 19 anos

(Brasília – 22/02/2008) Dando continuidade às festividades dos 19 anos do Ibama, foi realizada hoje pela manhã, no auditório do Ibama sede, em Brasília, solenidade em comemoração ao aniversário do instituto. No início do evento, foi apresentado o selo comemorativo dos 19 anos do Ibama, criado por Silvaldo Gonçalves de Moura, da Supes/PI, que será utilizado em todos os documentos oficiais.

Para o presidente substituto do Ibama, Bazileu Margarido, o selo comemorativo do Ibama diz “O Brasil Precisa!”, pois o instituto é um órgão de excelência no controle do uso sustentável dos recursos naturais. “Numa economia que tem seu PIB baseado em mais de 50% no uso dos recursos naturais, o Ibama construiu credibilidade junto à sociedade para dizer que o desenvolvimento sustentável depende do controle do uso sustentável dos recursos naturais”, afirma o presidente.

“O Brasil precisa do Ibama porque este instituto contribuiu significativamente para que pudéssemos apresentar ao mundo que nós reduzimos o desmatamento da amazônia em 60% em três anos, porque criou o DOF e, agora, o Sisfauna, porque defende procedimentos corretos no âmbito da qualidade ambiental e porque avalia todos os impactos ambientais em processos de licenciamento, mas propõe medidas de mitigação e compensação para garantir que esse empreendimento possa ser implantando com o menor impacto ambiental possível”, analisa Bazileu.

Segundo o representante da ministra do Meio Ambiente, o Secretário de Articulação Institucional e Cidadania, Hamilton Pereira, a partir de 2003, o Brasil passou a dar os primeiros passos para um ciclo virtuoso e duradouro de crescimento com democracia, com distribuição de renda, com estabilidade econômica, ao contrário dos ciclos de crescimento anteriores, marcados pelo autoritarismo, pela concentração de renda e pela inflação. “Por outro lado, a sociedade ainda não incorporou definitivamente a dimensão da sustentabilidade ambiental à cultura do desenvolvimento do Brasil”, lembra Hamilton.

“O grande desafio é tratar das políticas ambientais não com o país estagnado, mas puxado pelo seu mercado interno, exigindo volume maior de matérias primas, dos ativos ambientais, dos recursos naturais do país para seu crescimento para que tenhamos a possibilidade de resgatar a dívida social que nos persegue há cinco séculos”, informa o representante da ministra.

Durante o evento, o presidente do Ibama assinou duas portarias. A primeira institui a nova comissão setorial da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), integrada por 22 integrantes, e a segunda cria um grupo de trabalho de educação ambiental, com a finalidade de propor medidas necessárias à institucionalização e execução das diretrizes de educação ambiental no Ibama.

Houve, também, o lançamento do Sistema de Gestão de Fauna, Sisfauna, pelo diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Floresta, Antonio Carlos Hummel, e foi mostrado, pela chefe da Ascom, Sandra Sato, e pelo coordenador da área de informática, Porfírio Miranda, o novo site do Ibama. Bazileu Margarido recebeu de presente um colete da fiscalização do Ibama.

“Ao longo desses 19 anos, construímos muito e continuamos a construir uma instituição à altura dos desafios que se colocam, de um país que quer se desenvolver nos aspectos econômico, social, ambiental, cultural, ético, institucional, e que estaremos prontos para dar as respostas que a sociedade precisa para atingir esses objetivos”, finaliza o presidente substituto.

Estiveram presentes à mesa o presidente substituto do Ibama, Bazileu Margarido; o Secretário de Articulação Institucional e Cidadania, Hamilton Pereira, representando o Ministério do Meio Ambiente; a Diretora de Planejamento, Administração e Logística do Instituto Chico Mendes, Silvana Canuto; os diretores do Ibama, da Diretoria de Planejamento, Administração e Logística, Abelardo Bayma, da Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Floresta, Antonio Carlos Hummel, de Proteção Ambiental, Flávio Montiel; os diretores substitutos, da Diretoria de Qualidade Ambiental, Adriana Maximiano, da Diretoria de Licenciamento, Valter Muchagata; procuradora chefe substituta da Procuradoria Federal Especializada, Cinthya Passos e o auditor Jorge Soares.
Luis Lopes

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.