Panorama
 
 
 

IBAMA RECORRE DE LIMINAR QUE IMPEDE LEILÃO DE
MADEIRAS APREENDIDAS NA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2008

Ibama recorre de liminar que impede leilão de madeiras apreendidas na “Operação Guardiões da Amazônia”

Belém (29/02/08) – No início desta semana, o Ibama/PA pediu a reconsideração da decisão da liminar emitida pelo juiz federal substituto da 5ª Vara em Belém que impede a doação e o leilão das madeiras apreendidas nas operações em Tailândia. O superintendente do Ibama no Pará, Aníbal Picanço, afirma que, apesar da decisão do juiz substituto, a liminar não impede a retirada da madeira ilícita das serrarias.

Para ele, o pedido de reconsideração deve ser atendido porque, caso as empresas tenham êxito no processo administrativo ou no judicial, serão ressarcidas. “Além disso, mostramos ao juiz que a madeira é perecível porque fica exposta a condições climáticas adversas e precisa ser leiloada rapidamente”, acrescenta Picanço.

Na mesma decisão, o juiz também negou o pedido de duas empresas para serem fiéis depositárias das madeiras apreendidas durante as operações em Tailândia.
Luciana Almeida

+ Mais

Ibama/PA responde às críticas contra a Operação em Tailândia

Belém (29/02/08) – Lamentáveis. É assim que o superintendente do Ibama no Pará, Aníbal Picanço, considera as críticas feitas pelo superintendente regional do Trabalho e Emprego no Pará, DRT/PA, Fernando Coimbra, contra as operações em Tailândia. Fernando Coimbra afirmou na última quarta-feira, 27, que “sentia vergonha dessa operação”. Disse ainda estar revoltado com essa situação, pois “o setor madeireiro gera emprego e renda”.

As declarações se referem à Operação “Guardiões da Amazônia” e à atual “Arco de Fogo”, que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará (Sema) e Polícia Federal (PF) estão realizando no município com o apoio da Força Nacional.

“Uma coisa é gerar emprego e renda, outra trabalhar na ilegalidade”, critica o superintendente do Ibama. Para Aníbal Picanço, todos os servidores públicos deveriam lutar contra a ilegalidade. “Principalmente o dirigente de uma delegacia regional do trabalho e emprego, que, além de lutar contra a ilegalidade, deveria se empenhar no combate à escravidão, prática comum nas áreas em que há apreensão de desmatamento ilegal”, afirma Aníbal.

Aníbal informa, ainda, que ficou surpreso com as declarações do superintendente regional do Trabalho e Emprego no Pará. “Quase não dá para acreditar que essa mentalidade ganhe voz a partir de um dirigente de órgão público, justamente um ator social que deveria lutar contra a ilegalidade”, afirma o superintendente do Ibama. Para ele, porém, o pensamento do superintendente da DRT/PA não representa o pensamento geral dos que trabalham naquele órgão.
Luciana Almeida

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.