Panorama
 
 
 

INAUGURADA AGÊNCIA AMBIENTAL UNIFICADA DE VOTUPORANGA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Fevereiro de 2008

27/02/2008 - Os técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB e do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais – DEPRN passam a trabalhar de forma integrada na nova Agência Ambiental Unificada de Votuporanga, inaugurada nesta quarta-feira (27/02). Votuporanga corresponde à 16ª agência ambiental unificada inaugurada no estado.

Segundo Renata Ramos, diretora do DEPRN, cada região do Estado possui seus próprios desafios. “O principal desafio da região de Votuporanga é recuperar as áreas degradadas e as matas ciliares”, afirmou. Para Otávio Okano, diretor de Controle de Poluição Ambiental da CETESB, a agência unificada é essencial para o crescimento da agilidade dos processos de licenciamento. “A unificação proporciona o entrosamento das equipes técnicas que estavam espalhadas por todo o Estado”, declarou.

Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, o governo do Estado está avançando na descentralização do licenciamento ambiental, priorizando as questões de cada bacia hidrográfica. “Com a unificação das equipes da CETESB e do DEPRN, seremos mais ágeis, mais transparentes e ainda mais rigorosos nas questões de licenciamento ambiental”, anunciou.

Para o prefeito municipal de Votuporanga, Carlos Eduardo Pignatari, a unificação vai contribuir para a diminuição da burocracia de todo o Estado. “Além de desburocratizar os processos, a unificação vai encurtar distâncias”, concluiu.

As equipes da CETESB e do DEPRN também passam a trabalhar ao lado do pelotão da Polícia Militar Ambiental, o que facilitará também no trabalho de fiscalização dos três órgãos.
Texto: Valéria Duarte
Foto: Pedro Calado

+ Mais

CETESB aplica multa de 74 mil à REVAP

25/02/2008 A CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental aplicou multa no valor de 5.001 UFESPs (R$ 74.414,00), contra a Petróleo Brasileiro S/A – Petrobras Revap, localizada em São José dos Campos, em razão do incêndio registrado na última quinta-feira (21/02).

Na autuação, a agência ambiental paulista explicou que a penalidade se deve a “emissão intensa de fumaça preta para a atmosfera, em decorrência de incêndio ocorrido nas canaletas de drenagem de águas contaminadas da área 322 de armazenamento de combustíveis (gasolina e nafta), por falha na operação de drenagem de interface do tanque TQ 43114, causando inconvenientes ao bem-estar público, prejudiciais à segurança, ao uso e gozo da propriedade, bem como às atividades normais da comunidade, gerando várias reclamações da população vizinha”.

Os técnicos da Agência da CETESB de Taubaté que estiveram no local, na quinta-feira, verificaram que o incêndio começou no processo de drenagem da água dos tanques,. Embora não tenha sido registrado nenhum dano pessoal, o incêndio atingiu parte da vegetação ao longo do canal, antes de ser controlado pela brigada de incêndio da própria refinaria.
Texto: Eli Serenza

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.