Panorama
 
 
 

NOVA ESPÉCIE DE MARIPOSA É DESCRITA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2008

(26/02/2008) Uma nova espécie de mariposa, inseto da ordem Lepidoptera, da família Saturniidae, foi descrita no último número da Revista Brasileira de Zoologia.

Nos últimos cinco anos, o entomologista da Embrapa Cerrados Amabílio José Aires de Camargo e colaboradores têm descrito, em média, uma espécie nova de mariposa por ano, demonstrando que a biodiversidade brasileira ainda é pouco conhecida.

A última espécie descrita voa principalmente na região sul e sudeste, mas com ocorrências esporádicas também no Cerrado. É considerada uma espécie nova aquela que nunca foi coletada e identificada antes. A espécie só é considerada descrita quando é publicado o artigo científico contendo a descrição.

O grupo estudado por Amabílio Camargo é um dos mais conhecidos entre todas as famílias de mariposas, sendo um pouco mais de 40 somente na região do Cerrado. Mas mesmo assim, a taxa de identificação de novas espécies, principalmente no Cerrado, é bem alta.
“Se em uma família bem conhecida, temos a descrição de cinco espécies novas a cada cinco anos, imagina o restante, o que ainda falta para conhecer. Se fossemos levar em consideração todos os grupos de animais do Cerrado, a taxa de novas espécies seria de pelo menos 15 por ano”, estima Amabílio.

Apesar de esforços recentes, ainda se conhece muito pouco da biodiversidade brasileira, sendo necessário um esforço maior para obter um levantamento mais completo das espécies de mariposa.

As regiões brasileiras mais críticas em relação aos poucos estudos são as áreas de Caatinga, grande parte da Amazônia (exceto arredores de grandes cidades e alguns trechos de rios), o Cerrado (áreas do sul do Piauí, oeste da Bahia e sul do Maranhão) e na região sul, os campos sulinos e as serras do sudeste do Rio Grande do Sul.
Gustavo Porpino

+ Mais

Geo Portal da Embrapa disponibiliza mapas temáticos ambientais digitais

(25/02/2008) A Embrapa Solos(RJ) Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, disponibilizou no seu Geo Portal (http://mapoteca.cnps.embrapa.br ) acervo de mapas de solos digitais, bem como mapas temáticos ambientais (geologia, relevo, solos etc.).

O Geo Portal, inclui noticias sobre eventos e links relacionados à área de Geoinformática e está dividido entre o geoacervo e a mapoteca, permitindo o acesso a informações digitais relativas a mapas, imagens de satélite e relatórios produzidos pela Embrapa e parceiros.

Projetos de Sistemas de Informação Geogáfica (SIGs) estão presentes em formato vetorial. É possível visualizar os mapas e, até mesmo, fazer o download.

“O desenvolvimento do sistema teve como objetivo organizar e unificar em um banco de dados as informações que estavam anteriormente distribuídas entre os pesquisadores, sem a existência de um mecanismo de cadastramento, controle de acesso e busca automática.

A mapoteca digital evita que haja o retrabalho e a perda de informações, além de permitir a elaboração de consultas acerca da existência de um determinado mapa e suas metainformações a partir de qualquer computador conectado à internet”, afirma a Gerente de Geoinformática da Embrapa Solos Margareth Simões Penello Meirelles.

O sistema será alimentado permanentemente, à medida que novos mapas sejam produzidos. Os mapas cadastrados possuem metadados (dados sobre dados), que informam quem são os autores, a instituição e o ano de produção do trabalho, informações cartográficas (escala, projeção, localização e etc.) entre outras e a consulta poderá ocorrer por qualquer desses itens.
Carlos Dias

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.