Panorama
 
 
 

OFICINA AVALIA AÇÕES DO PROJETO SÃO FRANCISCO E REVITALIZAÇÃO DA BACIA DO RIO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2008

22/02/2008 - Brasília – Com o objetivo de definir as estratégias de acompanhamento das ações do Projeto de Integração do rio São Francisco com as bacias do Nordeste Setentrional e do Programa de Revitalização do rio São Francisco, técnicos do Ministério da Integração Nacional reuniram-se durante toda esta sexta-feira (22/02), em Brasília. Sob a coordenação da assessora especial do Ministro Geddel Vieira Lima, Karla Arns, o grupo de trabalho iniciou as discussões sobre o Plano de Ação Regional para a área de influência do Projeto São Francisco e revitalização.

O encontro contou com a presença de representantes da Casa Civil, dos órgãos vinculados ao Ministério da Integração Nacional, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), e das Secretarias de Infra-estrutura Hídrica (SIH), de Programas Regionais (SPR) e de Políticas de Desenvolvimento Regional (SPR).

Na abertura da oficina, foi apresentado o secretário-executivo do Grupo de Trabalho e coordenador -geral de Planos e Ações da SDR, Paulo Pitanga do Amparo. No período da manhã, os participantes tiveram acesso às informações sobre as principais ações do Projeto São Francisco, os avanços da obras e dos Programas Básicos Ambientais (PBAs) e as ações de revitalização em curso. Após as apresentações, os integrantes do grupo participaram de debates com os representantes dos respectivos projetos.

O grupo de trabalho foi criado pelo Ministro Geddel Vieira Lima em janeiro último, por meio da Portaria nº 1031/07. Tem a finalidade de, além de avaliar as ações dos programas desenvolvidos na área do São Francisco, discutir e implementar ações que visam o desenvolvimento regional sustentável e o incentivo a parcerias com outros órgãos públicos, como instituições municipais, estaduais, federais e entidades da sociedade civil.

+ Mais

Geddel Vieira Lima inspeciona obras do Projeto São Francisco em Pernambuco

25/02/2008 - Brasília – O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, visitou, na sexta-feira (22/02), as obras do Projeto de Integração do rio São Francisco com as bacias do Nordeste Setentrional e pode perceber que as atividades estão a todo vapor. "As obras estão dentro do cronograma, não existem protestos e as questões ambientais e sociais estão sendo solucionadas", destacou o Ministro ao fazer um balanço das ações em andamento.

Geddel Vieira Lima fez, primeiramente, um sobrevôo pelas obras e depois, por terra, verificou as obras do Projeto São Francisco. Percorreu as escavações abertas a partir de dois pontos do São Francisco, a cerca de 300 quilômetros da foz, que avançam desenhando os canais de aproximação e as barragens de Tucutu e Areias. Dessas barragens partirão, respectivamente, os eixos Norte e Leste do projeto de R$ 4,5 bilhões, cujo propósito é retirar 1,4% da vazão do rio São Francisco, para levar água a 12 milhões de pessoas no Nordeste Setentrional.

O secretário de Infra-Estrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, João Santana, que acompanhou o Ministro durante a inspeção, afirmou que a suspensão da obra em dezembro última, por determinação de liminar judicial, não provocou atrasos no cronograma. "Estamos trabalhando para entregar esta parte do projeto em junho próximo, como estava previsto", afirmou.

Geddel Vieira Lima foi recepcionado por técnicos da empresa Carioca, umas das integrantes do consórcio Águas do São Francisco, que venceu a licitação do Lote 1 do Eixo Norte e que já está operando a abertura dos canais de interligação de bacias.

Apesar do cronograma em dia, o Ministro insistiu na necessidade de manter o ritmo célere. Aos comandantes do Batalhão de Engenharia, encarregados da execução dos canais de aproximação e das barragens, ele instruiu: "Qualquer problema ou burocracia, pode me telefonar diretamente". Ele informou aos engenheiros que está organizando para maio a visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao local, mesmo mês em que pretende ver em fase de conclusão a licitação de todos os 14 lotes da obra.

 
 

Fonte: Ministério da Integração Nacional
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.