Panorama
 
 
 

PEIXES-BOI DA AMAZÔNIA SERÃO REINTRODUZIDOS NA NATUREZA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2008

Conservação Ambiental - 29/02/2008 - Os dois peixes-boi, Xibó e Puru, estão no Instituto desde 1999 e 1995, respectivamente
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) dá mais um passo para conservação e repovoação dos peixes-bois (Trichechus inunguis) nos rios da Amazônia. Neste sábado (01), uma equipe formada por pesquisadores do Inpa, do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) partem em direção a Reserva do Cuieiras - localizada a 60 km ao norte de Manaus (AM) -, onde serão soltos, pela primeira vez, dois peixes-bois machos sub-adultos de cerca de 180 kg cada um.

Os dois animais, Xibó e Puru, estão no Instituto desde 1999 e 1995, respectivamente, e chegaram ainda filhotes. Antes de serem soltos eles passaram por uma bateria de exames, que envolveu o monitoramento da freqüência respiratória, exames clínicos (sangue, urina, etc) para saber se os indivíduos estavam em condições de serem soltos. Também passaram por uma dieta reforçada para ganharem peso.

Segundo o pesquisador do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA/Inpa), Fernando Rosas, a soltura do peixe-boi na natureza é um passo gigante para a conservação da espécie. O Instituto realiza trabalhos com o peixe-boi há 33 anos, e hoje domina a reprodução em cativeiro de um animal que está ameaçado de extinção. As pesquisas realizadas no Inpa já possibilitaram o nascimento de cinco filhotes em cativeiro. Atualmente, o laboratório possui 33 animais e o objetivo é soltar mais peixes-bois nos próximos anos.

"O que adianta 33 anos de pesquisas para manter o animal em cativeiro se não conseguirmos aumentar a população natural. Durante décadas, os animais foram explorados indiscriminadamente pelo homem. Como a reprodução do peixe-boi é lenta, até hoje o animal não conseguiu se recuperar da matança. Soltá-lo significa repovoar a Amazônia, e garantir o equilíbrio populacional da espécie e a saúde dos ecossistemas", ressalta o pesquisador.

Rosas diz que será um desafio reintroduzir os animais na natureza, pois eles já estão acostumados com o ser humano e, por isso, provavelmente se aproximarão de comunidades, crianças tomando banho e de embarcações. Para solucionar a questão é fundamental o trabalho de educação ambiental nas comunidades próximas da Reserva. O que já vem sendo feito, de acordo com o pesquisador, há alguns anos por profissionais da AMPA e do IPÊ. "É importante que os moradores participem ativamente do processo de reintrodução do peixe-boi, pois o sucesso deste projeto depende muito disto", lembra.

Os peixes-bois serão soltos em uma região onde há a presença de outros indivíduos. O objetivo é fazer com que eles consigam interagir com os outros animais. O pesquisador explica que os peixes-bois estão sendo soltos agora durante o período de enchente/cheia do rio porque assim terão mais tempo para se adaptarem ao ambiente. Ou seja, encontrar alimentação abundante e com facilidade, e migrar para o rio durante a vazante. "Caso os animais fossem soltos na seca eles não teriam tanto tempo para se adaptarem", informa.
Luís Mansuêto - Assessoria de Comunicação do Inpa

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.