Panorama
 
 
 

PROJETO “PRAIA VERDE” IRÁ ATACAR AS CAUSAS DA
POLUIÇÃO DAS PRAIAS DO LITORAL PAULISTA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Fevereiro de 2008

26/02/2008 - O secretário Xico Graziano anunciou hoje (26/02) o novo projeto da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, visando eliminar, até 2010, as fontes de poluição das praias do litoral paulista. Trata-se do Projeto “Praia Verde”, que segundo o secretário irá abranger as 295 praias do litoral do estado, por meio de um inventário, que conterá dados específicos de cada uma das praias. “Vamos atacar as frentes que causam as perdas de balneabilidade e até 2010 eliminaremos as bandeiras vermelhas das praias”, afirmou, referindo-se às bandeiras da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental que, quando expostas com a cor vermelha, indicam que as praias estão impróprias para o banho de mar.

O anúncio do novo projeto ambiental foi feito durante a 111ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista – CONDESB, no auditório da Agência Metropolitana da Baixada Santista – AGEM, em Santos. O secretário explicou que o inventário deverá ser efetivado com o apoio das prefeituras e que o Projeto Praia Verde será desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, junto com as Secretarias Estaduais de Saneamento e Energia, e da Habitação. Ele lembrou que parte dos recursos de investimentos a serem feitos no projeto, relativos ao saneamento básico, foi recentemente anunciado pela SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, cerca de R$ 1 bilhão. E explicou que com relação às pequenas praias, distantes dos sistemas da SABESP, os respectivos municípios deverão receber recursos para construírem estações de tratamento de esgoto locais.

Ações contra a pesca predatória

Xico Graziano também antecipou, durante o encontro em Santos, que irá adotar em breve uma série de ações visando enfrentar o grave problema da pesca predatória, com arrasto, em que os barcos se utilizam de redes de malha fina, capturando todo tipo de espécie no fundo do mar. Ele afirmou que três batalhões da Polícia Militar Ambiental já estão sendo treinados para agir como uma Guarda Costeira Paulista. Estas ações deverão ter recursos da ordem de R$ 5 milhões, para a aquisição de embarcações, equipamentos e tecnologia, entre outros custos e investimentos.
Foto: Pedro Calado

+ Mais

III Conferência Estadual do Meio Ambiente vai discutir mudanças climáticas

28/02/2008 A Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, em parceria com a Prefeitura do Município de Piracicaba e com o apoio da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), realizarão, de 28 a 30 de março próximo, em Piracicaba, a III Conferência Estadual do Meio Ambiente.
Este evento é uma das etapas preparatórias à III Conferência Nacional do Meio Ambiente, programada para o período de 8 a 11 de maio de 2008, em Brasília, quando representantes dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal se reunirão para debater políticas ambientais definidas na fase anterior.

Os dois eventos são realizados a cada dois anos, baseados num modelo de gestão participativa, para viabilizar o compartilhamento de poder e a co-responsabilidade entre o Estado e a sociedade civil.

As atividades deste ano debaterão a questão das mudanças climáticas, tema que ganhou relevância após a divulgação dos últimos relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), levando cientistas do mundo inteiro a buscar soluções para enfrentar os impactos causados pelo aquecimento global.

No Estado de São Paulo, já está em andamento o processo de preparação para a III Conferência Estadual do Meio Ambiente, com a realização de Conferências Macrorregionais, sendo uma na Capital e nas demais Unidades Hidrográficas de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Sete conferências já foram realizadas – Baixada Santista, Capital, Cone Leste Paulista, Baixo Pardo Grande, pré-conferência da Bacia do Rio Jundiaí, das Bacias Unificadas Alto Paranapanema/Médio Paranapanema/Aguapeí/Peixe/Pontal do Paranapanema – que, como as demais, têm a prerrogativa de eleger delegados conforme o índice populacional oficial - , e Ribeirão Preto.

Ao todo, serão eleitos 76 delegados, dos quais 50% são representantes da sociedade civil, 30% do setor empresarial e 20% do setor governamental. Qualquer cidadão pode participar das etapas preparatórias, cujo objetivo é, por meio da mobilização social, educação e ampliação da participação popular, aprimorar a construção de um espaço de debate para o estabelecimento de uma política de desenvolvimento sustentável para o país.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.