Panorama
 
 
 

COMERCIANTES E FUNCIONÁRIOS SE DIZEM PREJUDICADOS POR FORÇA-TAREFA EM TAILÂNDIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2008

1 de Março de 2008 - Marco Antônio Soalheiro - Enviado especial - Wilson Dias/Abr - Tailândia (PA) - José Paiva mostra corredores de seu supermercado vazio. Comerciantes reclamam de movimento fraco na cidade, especialmente após o início das fiscalizações feitas pelo Ibama em madeireiras e serrarias e da Operação Arco de Fogo, que combate desmatamento ilegal.

Tailândia (PA) - O movimento do comércio em Tailândia é aparentemente fraco e quem trabalha garante que os dias são mesmo de vendas escassas, especialmente após o início das fiscalizações feitas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em madeireiras e serrarias da cidade e da Operação Arco de Fogo.

Rogélio Oliveira, 58 anos, dono de uma loja de material de construção diz que tinha faturamento mensal de R$ 60 mil e que, em fevereiro, obteve apenas R$ 6 mil.

A queda brusca também foi provocada pela chegada do período chuvoso (o “inverno” da região), mas, segundo Oliveira, a operação também influenciou. “Como dependemos da extração de madeira e do carvão, todos os materiais caíram de venda.”

No balcão da loja, o jovem Ronaldo Bentes, 21 anos, afirmou que teme perder o emprego. “Se não tiver gente para atender, não posso fazer nada. Vou engrossar o bloco dos desempregados.”

Em um dos maiores supermercados da cidade, o proprietário José Paiva de Souza, 40 anos, descreveu como os moradores passaram a se comportar em relação às compras depois do início da operação. “Nossa principal fonte de renda é a madeira e os derivados. Sem ter com o que trabalhar, as pessoas param de consumir. Quando vêm aqui, levam só o básico: arroz, feijão, óleo, biscoito e mais nada”.

Para Souza, o governo federal deveria investir em estradas, ferrovias e portos para gerar emprego na região. Ele considera desnecessária a presença de agentes da Força Nacional de Segurança na cidade e sai em defesa dos madeireiros. “Tem dezenas de projetos de manejo para serem aprovados, mas a burocracia é grande e encaminha as pessoas para a ilegalidade.”

Entre os estabelecimentos mais afetados estão as lojas de moto-serras, espalhadas por Tailândia. Em uma delas, o gerente José Ribamar, 33 anos, informou que dois funcionários já foram demitidos. Em relação a outro com o salário atrasado, Ribamar disse que vai pagar “quando apurar dinheiro”. Cabos de aço, correntes e motores estão sem saída, segundo ele.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.