Panorama
 
 
 

IBAMA/AM APREENDE JANGADA COM MADEIRA ILEGAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2008

Brasília (05/03/08) - Equipe de agentes de fiscalização do Ibama apreendeu na noite de segunda-feira (3) duas jangadas com aproximadamente 500 metros cúbicos de madeira retirada da Reserva Biológica do Abufari, no rio Purus, estado do Amazonas.

Uma das jangadas, com 250 metros cúbicos, estava com amarrações precárias e não suportaria ser transportada, por isso foi depositada no município de Beruri, tendo como fiel depositário a secretaria municipal de ação social.

A outra jangada, com mais 250 metros cúbicos foi rebocada até Manaus pela embarcação apreendida, encontrada pelos fiscais conduzindo o produto ilegal.

A jangada está estacionada no Catalão, localizado no encontro das águas dos rios Negro com o Solimões, em frente ao porto da Ceasa, podendo ser acessado por voadeiras.

Até as 15:00 de hoje (5) o Exército Brasileiro inicia o resgate dessa madeira para o porto do Comando Militar da Amazônia, onde será depositada até perdimento administrativo.

O agente de fiscalização Ruy César Guerreiro (8117-9721) está acompanhando a madeira e pode prestar mais esclarecimento. Assim que a operação for concluída, provavelmente na noite desta quarta-feira (5), será encaminhado release com mais detalhes.
Marcelo Dutra

+ Mais

Período de defeso do caranguejo é alterado no Maranhão

São Luis (05/03/2008) - Núcleo de Recursos Pesqueiros da Superintendência do Ibama no Maranhão informa que foi alterado o período de proibição à captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização e comercialização do caranguejo da espécie Ucides cordatus, popularmente conhecido como caranguejo-uçá referente ao mês de março de 2008. O objetivo é proteger a reprodução desses animais, que durante o período da “andada” deixam suas galerias para se deslocar pelos manguezais para acasalamento e liberação de ovos.

As novas datas estabelecidas pela Portaria do Ibama são de 9 de março a 13 de março e de 23 de março a 27 de março. Durante esta época a equipe do Ibama responsável pela fiscalização do respeito ao período de defeso da andada do caranguejo vai está percorrendo os principais locais de captura e comercialização do espécime.

O IBAMA/MA avisa que pessoas físicas ou jurídicas envolvidas com o extrativismo e comercialização da espécie no estado do Maranhão devem fornecer ao órgão, até o último dia útil que antecede cada período de defeso de “andada”, a saber, dia 7 de março e dia 21 de março, a relação detalhada dos seus estoques de animais vivos, congelados, pré-cozidos, inteiros ou em partes. O transporte e a comercialização de caranguejos deverão estar acompanhados, durante este período, desde a sua origem até seu destino final, da Guia de Autorização de Transporte e Comércio, também fornecida pelo Ibama.
Ascom/Ibama/MA

+ Mais

Ibama/PE realiza operação em área de cultivo ilegal de algas

Brasília (07/03/08) - Fiscais do Ibama Pernambuco realizaram, na tarde de quarta (5), na Praia de Maria Farinha, município de Paulista (Região Metropolitana do Recife), uma operação para prender os responsáveis pelo cultivo ilegal de algas vermelhas da espécie Kappaphycus alvarezzi, originária das Filipinas.

A ação atendeu a uma denúncia da Prefeitura Municipal de Paulista e contou com o apoio da Polícia Militar do Estado. Como não foi encontrado no local indicado, o responsável pelo cultivo receberá uma notificação da equipe de fiscalização e será autuado por contrabando, além de responder criminalmente pela atividade. A multa pode chegar a R$ 60 mil, e a pena, de um a seis meses de detenção.

No Brasil, a importação e o cultivo da espécie, muito utilizada na indústria de alimentos (gelatinas, laticínios, embutidos) e cosméticos, ainda não são autorizados, em função do pouco que se sabe sobre o seu comportamento nos ambientes litorâneos do País.

Apenas os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro têm autorização para cultivar a alga experimentalmente. Apesar de utilizada em outros países, a espécie pode se tornar invasora, como ocorrido em várias localidades da Venezuela, causando sérios danos ao ecossistema natural.
Suzy Rodrigues e Ana Clara Marinho
Ibama/PE

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.