Panorama
 
 
 

IBAMA EMBARGA ATIVIDADES DE SERRARIA NA ÁREA PROPOSTA PARA RESEX RENASCER

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2008

Santarém, 29/02/2008 - Fiscais do Ibama em Santarém, apoiados pela Polícia Federal e pela Polícia Militar do Pará, autuaram e embargaram as atividades da empresa Ind. Com. e Exp. de Madeiras Jauru Ltda., em operação realizada na semana passada, dentro da área proposta para a Resex Renascer, em Santa Maria do Uruará, município de Prainha, no oeste paraense. Foram lacrados a caldeira e os principais equipamentos da instalação. A empresa funcionava sem cumprir a primeira das condicionantes de sua Licença de Operação, o licenciamento ambiental do seu porto, que estava em plena atividade quando a empresa foi fiscalizada. No mesmo local hoje ocupado pela empresa autuada, funcionou a empresa Tigre Timber, autuada pelo Ibama no final de 2006, na Operação Renascer.

A ação também identificou exploração irregular de madeira na área proposta para a criação da Reserva Extrativista, dentro dos limites de Planos de Manejo Florestal (PMFS) os quais estão suspensos ou vencidos, bem como em áreas onde não havia nenhum tipo de autorização para exploração. Foram notificados os detentores de Planos de Manejo na área fiscalizada para a apresentação de documentação ao Ibama em Santarém, cujo atendimento pode gerar outras autuações.

A operação constatou, entre outras necessidades, a de uma auditoria nos PMFS da região da área proposta para a criação da Resex Renascer, uma vez que há fortíssimos indícios de que há exploração florestal fora das áreas de PMFS com esquentamento de madeira ilegal. Também ficou evidente que há exploração de madeira em curso em pelo menos um dos PMFS da região, o que não deveria estar acontecendo, uma vez que os mesmos se encontram suspensos ou vencidos.

A criação da Reserva Extrativista Renascer é reivindicação antiga dos moradores das comunidades abrangidas pela proposta, e está em estudos desde 2000. A Consulta Pública, uma das últimas etapas necessárias para a criação da Unidade de Conservação, foi realizada no dia 13 de dezembro de 2007. Atualmente, o processo de criação se encontra no Instituto Chico Mendes em Brasília, onde aguarda o saneamento de algumas pendências junto ao INCRA e à FUNAI. A decretação da Reserva Extrativista Renascer é fundamental para a efetiva redução dos crimes ambientais, especialmente os relacionados à exploração ilegal de madeira, bem como para salvaguardar os direitos fundamentais das populações tradicionais que vivem na área.
Christian Dietrich
Ascom/Ibama/Santarém

+ Mais

Ibama emite parecer sobre UHE Tijuco Alto

Brasília (4/03/2008) - O Ibama publicou parecer técnico sobre a viabilidade ambiental da Usina Hidrelétrica de Tijuco Alto definindo que a emissão da Licença Prévia para o empreendimento está condicionada a resolução de três pendências: a primeira delas já solucionada, o instituto decidiu baseado em parecer da Procuradoria Federal Especializada junto ao Ibama e do próprio parecer técnico, que não será necessária a realização de novas audiências públicas.

A segunda questão a ser resolvida diz respeito à inundação de cavernas cuja competência para avaliação é do Instituto Chico Mendes. E por fim, a validação da Agência Nacional de Águas - ANA quanto ao direito de uso dos recursos hídricos.

O parecer define que “os impactos positivos, aliados ao sucesso dos programas ambientais tendem a superar os impactos negativos” e estabelece que a concessão da Licença Prévia está condicionada ao posicionamento formal das duas instituições mencionadas.

Portanto, o parecer não é conclusivo e a Licença Prévia não autoriza inicio de obras e, sim, estabelece se há ou não viabilidade ambiental para realização do empreendimento e quais os ajustes serão necessários à adequação do projeto para minimizar os impactos negativos e potencializar os positivos. Uma vez cumpridas as condições determinadas pela Licença Prévia, expede-se a Licença de Instalação esta, sim, autorizando o início das obras.
Janete Porto
Ascom/Ibama

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.