Panorama
 
 
 

JAPÃO PROMOVE SEMINÁRIO EM BUSCA DE ALIADOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2008


04 de Março de 2008 - Tóquio, Japão — Em busca de apoio na Comissão Internacional da Baleia, Japão promove seminário para países que recebem incentivo pesqueiro.

O Japão não desiste: tentando conquistar aliados na votação da Comissão Internacional da Baleia, o Ministro das Relações Exteriores japonês organizou um seminário chamado “/Uso Sustentável de Baleias/”, convidando 12 países da África, Pacífico e Ásia. Dos países convidados, quase todos receberam ajuda financeira do Japão na área de pesca. Os valores foram repassados desde 1994 e a clara intenção do seminário é arrendar votos favoráveis ao projeto baleeiro japonês, na Comissão Internacional Baleeira (CIB).
Angola e Vanuatu, que estarão presentes no seminário, anunciaram recentemente acordos com o Japão para a melhoria de seus portos. Os valores de investimentos não chegam a ser altos (cerca de 500 mil dólares), mas referem-se somente às melhorias portuárias. Uma vez que essa fase do projeto esteja concluída, uma outra quantidade bem maior de dinheiro será fornecida a esses países - as ligações entre esses valores e a participação no seminário deixam claro o poder de influência do Japão sobre os países em desenvolvimento. No evento, o Japão tentará conseguir o voto de mais países no apoio ao programa de caça às baleias, durante a Comissão Internacional da Baleia.

O Greenpeace Japão promoveu uma atividade de protesto, no local do evento, colocando o rosto do Primeiro Ministro Fukuda em uma nota de yen (moeda local) com a mensagem “Por favor, participe da Comissão Internacional da Baleia”. Uma mensagem clara, para expor a nítida jogada política nos investimentos feitos pelo Japão.

Em janeiro, o Greenpeace perseguiu o navio-fábrica Nisshin Maru por duas semanas, evitando a caça de mais de cem baleias no Oceano Antártico. Nossos protestos pacíficos conseguiram a atenção do governo japonês, que desistiu de caçar baleias jubartes, mas manteve a caça de baleias minkes e fins.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.