Panorama
 
 
 

OTAVIANO MORAES ANUNCIA A CRIAÇÃO DO SELO RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Março de 2008

(01/03/2008) Estande da Secretaria do Meio Ambiente foi destaque na abertura da colheita do arroz
O secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes, anunciou no sábado (01), durante palestra no auditório da 18º Abertura da Colheita do Arroz, em Cachoeirinha, a criação do Selo de Responsabilidade Socioambiental, o qual visa distinguir o que for produzido dentro das práticas da sustentabilidade ambiental. O selo é um reconhecimento aos orizicultores que vão além da agricultura, buscando uma produção mais limpa objetivando a qualidade do meio ambiente.

Otaviano Moraes também anunciou a prorrogação até 2010 do Plano Estadual de Regularização da Atividade de Irrigação (PERAI) e a criação de um grupo de trabalho que irá formular proposta de adequação à legislação ambiental para a atividade de irrigação ao pequeno produtor. Para tanto, serão realizados seminários neste primeiro semestre, com o objetivo de efetivar a proposta até junho.

Estas atividades são fruto de um trabalho conjunto entre as Secretarias do Meio Ambiente e da Agricultura, Irga e Federarroz.

O secretário enfatizou que é necessário o diálogo para o estabelecimento do equilíbrio entre o direito de consumo e a garantia do futuro da sociedade. Segundo ele, “no Rio Grande do Sul estamos no momento de composição de interesses, visando salvaguardar os recursos naturais, uma vez que o meio ambiente é um direito de todos, essencial à qualidade da vida, e o licenciamento ambiental é o instrumento que o Estado dispõe para estabelecer o equilíbrio destas relações”.

Otaviano Moraes entregou ao secretário da Agricultura, João Carlos Machado, o livro sobre a Biodiversidade elaborado pela Fundação Zoobotânica (FZB), vinculada à Secretaria do Meio Ambiente. Também foram entregues aos presentes duas mil mudas nativas doadas pelo Horto Florestal de Tramandaí.

Presente ao evento, a diretora-presidente da Fepam, Ana Maria Pellin, acompanhou o secretário Otaviano Moraes na visita ao estande da Secretaria na Estação Experimental do Irga, em Cachoeirinha.

À noite, o secretário foi homenageado como “homem do arroz” de 2008, juntamente com o secretário da Irrigação, Rogério Ortiz Porto; o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alceu Moreira, e o vice-presidente da Farsul, Henrique Orlandi Júnior. A governadora Yeda Crusius foi homenageada como “mulher do arroz”.

Também foram homenageados na categoria “cientista do arroz” o pesquisador da Embrapa, Sílvio Steimetz e o pesquisador do IRGA, Ibanor Anghinoni Ignor. Na categoria “lavoura nota 10” o escolhido foi o produtor Geraldo Condessa Azevedo. Finalmente, em “pioneiro do arroz”, o produtor João Salvador de Souza.
Assecom SEMA/FEPAM
Jornal. Eliane do Canto

+ Mais

Mudanças climáticas serão debatidas na etapa gaúcha da Conferência do Meio Ambiente

(06/03/2008) Os fatores que envolvem as alterações do clima que o planeta vem enfrentando estão na pauta da etapa gaúcha da Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) que acontece neste sábado e domingo (08 e 09), em Porto Alegre. O evento acontece no Centro de Eventos da Cultura Gaúcha Almir Azeredo Ramos, junto ao Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), com entrada franca.

O credenciamento inicia às 7h30min. A abertura oficial será às 8h com a presença do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Otaviano Moraes; do Superintendente do Ibama/RS, Fernando Marques, e do Secretário Nacional de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Luciano Zica.

PAINELISTAS - Às 9h inicia o painel sobre mudanças climáticas. O assunto será tratado pelo glaciólogo Jeferson Cardia Simões, do Instituto de Geociências da UFRGS. Ele introduziu, no país, a ciência glaciológica e foi o primeiro brasileiro a atingir o Pólo Sul geográfico, em travessia da Antártica, no verão de 2004/2005. Também é painelista o professor do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia da UFRGS, Rualdo Menegat. Geólogo, doutor em ecologia ele foi o coordenador geral do Atlas Ambiental de Porto Alegre. Thelma Krug também participa. Ela é a Secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e membro do conselho do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Atua desde 1983 no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), onde desenvolveu pesquisas sobre emissões de gases de efeito estufa oriundas de atividades de mudança do uso da terra e por queima de biomassa no Cerrado não antropizado.

DEBATES DOS TEMAS - Pela tarde, os participantes que tiverem se cadastrado desde a manhã até às 13h30min poderão integrar grupos de trabalho para a discussão dos quatro eixos temáticos: Mitigação, com os subtemas florestas, agropecuária, energia, resíduos, edificações, indústria e transporte; Adaptação com saúde, recursos hídricos, zona costeira e marinha, agropecuária, assentamentos humanos e ecossistemas naturais; Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e Educação e Cidadania Ambiental. No domingo, serão apresentados os relatórios dos grupos de trabalho e as deliberações da plenária sobre eles serão encaminhadas para a Conferência Nacional do Meio Ambiente, marcada para maio, em Brasília.

A plenária gaúcha também escolherá delegados para representar o Rio Grande do Sul na Conferência Nacional. Todos que tiverem feito credenciamento, participado dos grupos de trabalho e ter idade acima de 18 anos poderão candidatar-se a delegados. A eleição acontece no domingo à tarde.

Detalhes de como funcionará a etapa gaúcha da CNMA podem ser consultados no regulamento da plenária estadual, disponível no enderece eletrônico www.sema.rs.gov.br.

A etapa Rio Grande do Sul da CNMA é organizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e pela Superintendência do Ibama no RS, por meio da Comissão Organizadora Estadual (COE/RS).

O evento é patrocinado pela Refap (patrocínio master), CREA/RS, Copesul, Corsan, Grupo Ipiranga e Gerdau. Apoio da Secretaria do Meio Ambiente de Porto Alegre (SMAM), Farsul e Famurs.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli
Coordenação: Jornalista Eliane do Canto

+ Mais

Mais de 500 pessoas prestigiam abertura da Conferência do Meio Ambiente

(08/03/2008) Centro de Eventos da Cultura Gaúcha Almir Azeredo Ramos registrou intenso movimento
O Secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes abriu neste sábado (08) a etapa estadual da III Conferência Nacional do Meio Ambiente, enfatizando para cerca de 500 pessoas, presentes ao Centro de Eventos da Cultura Gaúcha Almir Azeredo Ramos, no Parque Maurício Sirostky Sobrinho ( Harmonia), “que o meio ambiente, em sua definição mista de ser um direito e um dever, diferentemente de demais direitos constitucionais, não é exclusivo do Estado, não pertence ao poder público, ao poder econômico, à sociedade, nem ao homem na sua individualidade, mas é um bem de uso comum, essencial à qualidade de vida, que a todos pertence e todos têm o dever de protegê-lo e conservá-lo”.

Dentro desta visão baseada na conscientização e no sentimento de solidariedade pelas questões ambientais, Otaviano Moraes pontuou a relevância dos trabalhos da etapa estadual da Conferência, que irão levar à plenária da etapa nacional em maio, propostas para minimizar a emissão de gases de efeito estufa e seus impactos ao meio ambiente diante das mudanças climáticas.

O Secretário do Meio Ambiente disse, ainda, que a etapa estadual da conferência deve se ater aos eixos das políticas sócio-econômicas -ambientais e na educação ambiental como transformador do comportamento individual, que estabelece a rede de solidariedade ambiental.

RS Inova

O Secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, representando o Ministério do Meio Ambiente, Luciano Zica, lembrou que o Rio Grande do Sul mais uma foi pioneiro ao criar Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, através de consórcios, que receberá recursos do Plano de Resíduos Sólidos e de Recursos Hídricos. Segundo ele, “o Ministério do Meio Ambiente não responderá com investimentos se cada um de nós não nos conscientizarmos de nossas ações”.

Já o Superintendente do Ibama/RS, Fernando Marques disse que o resultado da conferência ajudará o Brasil a elaborar o Plano Nacional de Enfrentamento às Mudanças Climáticas, com o objetivo de garantir a manutenção dos recursos naturuais.

O Secretário Municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch, disse que o município de Porto Alegre foi o primeiro do país a criar as Leis Ambientais municipais e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Enfatizou o pioneirismo do Rio Grande do Sul na política ambiental.

A Etapa Estadual da Conferência Nacional do Meio Ambiente se encerra domingo (09), , por volta das 18 horas, com a apresentação dos resultados e a escolha dos delegados à etapa nacional.

Também estiveram presentes na solenidade de abertura o deputado Daniel Bordignon, que representou a Assembléia Legislativa e o Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA), que representou o Ministério Público/RS.
Eliane do Canto (DRT/SP 10988/SP)
Assecom SEMA/FEPAM

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.