Panorama
 
 
 

PESQUISADORES AVALIAM USO DE HIDROGÊNIO PARA CÉLULAS DE COMBUSTÍVEL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2008

Energias Alternativas - 06/03/2008 - Pesquisadores se reúnem para analisar os primeiros resultados de projetos para a produção de hidrogênio para células de combustível. Nos dias 10 e 11 de março, será realizado o primeiro workshop de 2008, no Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT), no Rio de Janeiro. O encontro é promovido pela Rede de Produção de Hidrogênio e Combustíveis do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

A Rede de Produção de Hidrogênio e Combustíveis faz parte do Programa de Ciência Tecnologia e Inovação para a Economia do Hidrogênio (ProH2), que recebe apoio da Finep. O objetivo da rede, elaborada pelo MCT, é viabilizar o desenvolvimento nacional da tecnologia de hidrogênio e de sistemas de célula a combustível.

Coordenada pelo INT, através da Divisão de Catálise e Processos Químicos, a rede integra 14 instituições de pesquisa e universidades de todo o Brasil que estudam meios de produção de hidrogênio para células a combustível a partir de gás natural, etanol e outras fontes renováveis de energia como biomassas.

1º Workshop

No evento serão apresentados os resultados obtidos, até o momento, pelas instituições participantes da rede voltada à produção de hidrogênio para células a combustível. Os pesquisadores Eduardo Lombardo (Argentina) e Mireya Goldwasser (Venezuela) também apresentarão seus trabalhos.

O 1º Workshop da Rede de Hidrogênio será a oportunidade para a avaliação do progresso dos trabalhos, das dificuldades encontradas e das perspectivas para o desenvolvimento e inovação tecnológica. Durante os dois dias do encontro no auditório do INT, as instituições da rede (UFSCar, USP/São Carlos, IPEN, UFBA, UFU, UNIT, UFRN, UFRGS, UEM, Rede PEM, Rede SOFC, NUCAT, UFF, EQ/UFRJ, IPEN e INT) apresentarão seus resultados e discutirão em conjunto suas próximas ações.

O evento também integra apresentações de representantes de outras duas redes do ProH2: a Rede de células a combustível do tipo PEM e Rede de células a combustível do tipo SOFC.
(Com informações da divisão de Comunicação do INT)
Assessoria de Comunicação do MCT

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.