Panorama
 
 
 

REPRESENTANTE DO GOVERNO NEGA INTERESSE EM CONFLITO EM RAPOSA SERRA DO SOL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2008

7 de Março de 2008 - Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional da Amazônia - Brasília - O coordenador executivo do Comitê Gestor do governo federal em Roraima, José Nagib Lima, reiterou hoje (7) que o governo federal não tem interesse em apelar à violência para retirar os arrozeiros que ocupam a Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

Segundo Nagib, a Polícia Federal promove Operação Upatakon 3 para remover os não-índios da área, que tem 1,7 milhão de hectares, mas ele ressalvou que as negociações continuam. Nagib acompanha a 30ª edição da Assembléia Nacional dos Tuxauas (caciques), na Comunidade Barro Vermelho, na região Surumu, norte do estado.

O encontro, que começou na quarta-feira (5) tem a participação de 1,1 mil líderes indígenas. O foco central do debate está no processo de desocupação da Raposa Serra do Sol, mas os índios também discutem o combate à mineração em terras indígenas, a construção de hidrelétricas na Amazônia e a transferência para os municípios das ações de saúde nas aldeias.

Com o tema Organizados, Unidos e Fortalecidos, a assembléia de 2008 conta com a participação de líderes indígenas de comunidades que tinham posições contrárias ao conselho no passado.

Além dos líderes indígenas, representantes de 30 órgãos do governo e organizações não-governamentais acompanham o evento, que é coordenado pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR). O encerramento da assembléia será no domingo (9).

+ Mais

Ministério Público pede apuração de denúncias de falta de atendimento médico a índios no Acre

7 de Março de 2008 - Luciana Melo - Da Agência Brasil - Brasília - O Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) encaminhou hoje (7) à Polícia Federal pedido de abertura de inquérito para apurar denúncias de falta de atendimento médico aos índios do estado por discriminação racial.

As denúncias partiram de matérias veiculadas pela imprensa local que notificam a morte de três índios por falta de atendimento, o que fere a proteção concedida constitucionalmente aos povos tradicionais da floresta.

O MPF/AC fará análise dos depoimentos das famílias das vítimas, de outras denúncias de falta de atendimento aos indígenas nos hospitais públicos e de falta de estrutura para receber os pacientes em todo o estado.

Segundo nota divulgada pelo Ministério Público, o procurador-chefe Marcus Vinícius Aguiar Macedo tentou buscar informações junto às entidades sanitárias acreanas, mas não obteve sucesso.

O procurador afirma que seria fundamental a construção de novos hospitais. Ele também defende a possibilidade de reativação de hospitais privados que hoje se encontram abandonados, como a Santa Casa de Misericórdia.

+ Mais

Justiça Federal decreta prisão preventiva de ex-vereador acusado de invadir reserva indígena

6 de Março de 2008 - Luciana Melo - Da Agência Brasil - Brasília - A Justiça Federal de Castanhal no Pará decretou hoje (6) a prisão preventiva do ex-vereador do município de Garrafão do Norte Manoel Evilacio Costa, e de Pedro dos Santos Costa e Ralfe Marlon Silva Oliveira.

Eles são acusados de invadir a reserva indígena Alto Rio Guamá, no Pará, sequestrar índios da etnia Tembé da aldeia Itahu e mantê-los em cárcere privado em fevereiro deste ano.

À época, operação da Polícia Federal prendeu o ex-vereador e Pedro dos Santos Costa. Outros dois acusados - Josimar Leite Costa e João Batista Costa - também foram presos e respondem a processo em liberdade por serem réus primários. Ralfe Marlon ainda está foragido.

Em depoimento à PF, Manoel Evilacio afirmou não ter liderado os tumultos na terra indígena. Os outros acusados confessaram ter seqüestrado os indígenas e confirmaram que a ordem tinha partido do ex-vereador.

De acordo com nota divulgada pela Procuradoria da República no Pará, alguns dos acusados já possuem passagem pela policia. Pedro dos Santos responde por processo criminal por homicídio, lesão corporal e formação de quadrilha. Ralfe Marlon é apontado por abusos e agressões verbais aos índios.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.