Panorama
 
 
 

SEMINÁRIO “MUNICIPIO VERDE” EM ADAMANTINA INCENTIVA CIDADES DA REGIÃO À ADOÇÃO DE POLÍTICAS AMBIENTAIS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2008

05/03/2008 - O secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, participou nesta terça-feira (04/03) do seminário do Projeto Ambiental Estratégico “Município Verde” na cidade de Adamantina. O seminário teve como objetivo orientar os representantes dos municípios da região quanto à elaboração dos planos de ação, que corresponde à Fase 3 do projeto, onde cada município terá que detalhar as ações para cumprir as metas determinadas pelo protocolo.

Segundo Graziano, as políticas ambientais locais passarão logo para as políticas públicas de cada município. “Esse projeto é uma atitude de descentralização, mas o mais importante é que os municípios têm que ter uma ação ambiental mais efetiva. Aderir é uma coisa, fazer é outra. Não adianta o prefeito pedir algum tipo de equipamento se não apresentar o plano de ação municipal, com políticas ambientais locais”, enfatizou.

Para o prefeito municipal de Adamantina, José Francisco Micheloni, a problemática ambiental é um tema atual que está sendo discutido em todas as atividades. “Estamos empenhados em fazer a lição de casa , vamos cumprir todas as etapas do Município Verde, pois é um projeto muito importante para o Estado e para o País”, declarou.

Visita às instalações do Cotralix

No mesmo dia, o secretário Xico Graziano visitou, na cidade de Parapuã, as instalações do Cotralix – Consórcio Intermunicipal para Tratamento e Disposição Final do Lixo, parceria entre os municípios de Parapuã, Rinópolis, Iacri e Bastos. Durante a visita, Graziano conheceu o processo de produção de um composto orgânico, rico em nutrientes e excelente recondicionador de solos, com grande utilização na agricultura e que é o resultado do aproveitamento racional de lixo doméstico urbano, através do processo de bioestabilização.

Em Parapuã, também, Graziano conheceu as instalações do clube da Casul – Cooperativa Agrária de Cafeicultores do Sul de São Paulo, quando solicitou a ajuda da entidade e da Prefeitura Municipal, para a recuperação das matas ciliares, afirmando que é possível somar meio ambiente com agricultura e que a educação ambiental é um fator importante nessa equação. “Temos 170 milhões de hectares de matas ciliares para serem recuperadas”, informou.

Escola de Meio Ambiente Prof. Denis Maricato

O secretário encerrou sua passagem pelas cidades da região, no município de Paraguaçu Paulista, onde conheceu a escola municipal de meio ambiente Professor Denis Maricato, que por intermédio de uma parceria da prefeitura da cidade com a CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, criou o projeto “Aprendendo com a Natureza”. Através do programa de microbacias, o projeto proporciona, a crianças da 3ª série do Ensino Fundamental, aulas didáticas e atividades programadas, ressaltando a importância da produção sustentável e do respeito ao meio ambiente.

Depois de conhecer o projeto e a escola, Graziano ofereceu, como contribuição à escola, a proposta de que técnicos do Sistema Ambiental capacitem, de acordo com seus conhecimentos técnicos, os professores participantes do projeto.
Texto: Rose Ferreira / Valéria Duarte
Foto: Pedro Calado

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.