Panorama
 
 
 

TRÊS CASAS EM ÁREA AMBIENTAL SÃO DEMOLIDAS PARA GARANTIR OBRAS DO PAC NO RIO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2008

3 de Março de 2008 - Pablo Kaschner - Da Agência Brasil - Rio de Janeiro - Três casas em construção foram demolidas hoje (3) por estarem sendo erguidas em área de proteção permanente no alto do morro Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. A ação foi uma iniciativa da Secretaria Estadual do Ambiente para conter invasões em áreas de conservação ambiental.

A operação teve como objetivo garantir as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em favelas cariocas. Além da intervenção urbanística, estão previstas no PAC a construção de um posto de saúde, uma creche e uma área ambiental na favela para resguardar o que restou da Mata Atlântica original.

Segundo José Padrone, coordenador de Combate ao Crime Ambiental, da Secretaria Estadual do Ambiente, qualquer construção que desrespeitar as normas ambientais será destruída. Os proprietários, além de não terem direito a ressarcimento, por se tratarem de ocupações irregulares, poderão ser indiciados e responder por crime ambiental, caso insistam nas obras.

"Caso o proprietário não obedeça a uma ordem administrativa, é feito um inquérito policial e ele poderá ser conduzido à delegacia, mesmo que coercitivamente, e preso por crime ambiental", afirmou.

Desde dezembro do ano passado, foram realizadas seis operações para conter ocupações em áreas de preservação. Na última delas, há duas semanas, quatro moradores do Morro dos Cabritos, na Fonte da Saudade, zona sul do Rio, foram notificados para que não realizassem obras de expansão.

+ Mais

Brasil e mais quatro países debatem preservação da Bacia do Prata

4 de Março de 2008 - Lúcia Nórcio - Repórter da Agência Brasil - Curitiba - A preservação e o desenvolvimento da Bacia do Prata, que abrange os rios Paraná, Paraguai e Uruguai, estão em debate em Foz do Iguaçu, no Paraná, no Seminário Diálogos Sobre Economia Ecológica e Ecologia Política, realizado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Nos próximos quatro dias, representantes do Brasil, Paraguai, Argentina, Bolívia e Uruguai apresentarão práticas bem sucedidas que permitem o desenvolvimento sustentável, implementadas com a participação de vários setores da sociedade. Uma delas é o Programa Cultivando Água Boa, apresentado pelo diretor de Coordenação e Meio Ambiente de Itaipu, Nelton Friedrich.

Segundo ele, iniciativas semelhantes podem ser desenvolvidas em toda a Bacia do Prata. "São 64 projetos ambientais que estão em andamento na Bacia Hidrográfica do Paraná 3, em parceria com os proprietários de terra da região, mostrando que a comunidade, a partir do momento em que é bem informada, age sensatamente”, destacou o diretor.

A Bacia do Prata é uma das maiores do mundo, com uma área de 3,2 milhões de quilômetros quadrados.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.