Panorama
 
 
 

CASO CEMAS – SP: IBAMA CONFIRMA MULTA AOS PRINCIPAIS ENVOLVIDOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2008

São Paulo (10/03/08) - A Fundação Florestal, órgão ligado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, foi autuada em R$ 189.500,00 por receber e por destinar 173 animais silvestres em desacordo com a legislação ambiental brasileira. Desses animais, 101 desapareceram do Cemas – Centro de Manejo de Animais Silvestres, projeto mantido pela fundação até 2005. Outros 72 foram mantidos nos recintos do projeto, mas não tinham documentos de origem.

Multa idêntica foi aplicada ao biólogo Paulo Martuscelli, ex-funcionário do Cemas e responsável pelo recebimento e encaminhamento de animais no projeto. Os autuados têm 20 dias, após o recebimento das multas, para apresentar defesa junto ao Ibama. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal também acompanham o caso de perto.

As autuações tiveram como base os levantamentos feitos pelo Ibama para apurar possíveis irregularidades na manutenção de animais silvestres pelo Cemas, em 2004. A própria Fundação Florestal solicitara apoio técnico ao Ibama para efetuar os levantamentos e subsidiar a nova direção do projeto. O objetivo era diagnosticar se os animais ali mantidos tinham procedência legal e se eram destinados também de forma legal. A partir de então foram realizadas vistorias e checagem da documentação disponível. A apuração documental e in loco constatou que muitos animais estavam irregulares, vários deles ameaçados de extinção.

Os procedimentos abertos em novembro de 2004 tiveram seu desfecho apenas agora, em fevereiro de 2008. Houve demora de cerca de um ano para que a Fundação Florestal começasse a apresentar oficialmente os documentos requisitados pelo Ibama. Nem todos os documentos chegaram ao mesmo tempo, o que postergou o processo para 2007. Em seguida foram “auditados” mais de 6 mil registros de entrada e saída de animais. Diante das evidências técnicas, a procuradoria jurídica especializada do Ibama recomendou as autuações da Fundação Florestal e de Martuscelli.

No início de fevereiro deste ano os autos chegaram a ser lavrados. Porém, houve equívoco no preenchimento de um auto, o que gerou um documento errado e inviabilizou a remessa ao seu destinatário. Ao invés de multar a Fundação Florestal, o auto foi feito para a Fundação Parque Zoológico de SP. Não foi considerado que o Cemas, um projeto sem personalidade jurídica, era gerido pela Fundação Florestal no período das irregularidades, e não pelo Zoológico, que passou a administrá-lo somente em 2005.

Constatada a falha insanável no auto, o documento ficou retido no Ibama. Não houve, portanto, autuação do Zoológico, uma vez que o auto incorreto nem chegou a sair da superintendência do Ibama em São Paulo. Agora, com a falha já devidamente corrigida, o auto anterior foi cancelado e uma nova autuação foi expedida para a Fundação Florestal.

CITES: Sigla em inglês para a “Convenção sobre o Comércio Internacional de Fauna e Flora Silvestres Ameaçadas”. É um acordo que regula o comércio de espécies ameaçadas, visando sua proteção. Atualmente 172 países assinam esse tratado, inclusive o Brasil. O apêndice I da CITES lista as espécies mais ameaçadas. O apêndice II, as que ainda não estão ameaçadas mas que podem vir a sê-lo se não forem controladas. A legislação ambiental brasileira reconhece a CITES e estabelece multas maiores para os que cometem ilícitos com esses animais.
Airton De Grande

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.