Panorama
 
 
 

PESQUISA BUSCA SALVAR ESPÉCIE AMEAÇADA

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Março de 2008

(11/03/2008) O Jardim Botânico de Porto Alegre firma parceria com empresa privada para salvar uma espécie da flora nativa ameaçada de extinção.

Conhecida pelo nome comum de bolão-de-ouro (Schlechtendalia luzulifolia Less) esta é mais uma espécie que tem sua sobrevivência comprometida pela expansão humana. Trata-se de um vegetal de pequeno porte, que ocorre em locais restritos, dentre eles uma área urbana em Porto Alegre.

Para evitar uma provável extinção desta espécie, foi firmado, recentemente, convênio entre a Fundação Zoobotânica do RS e a Condor Empreendimentos Imobiliários, empresa proprietária da área. A iniciativa possibilitará com que pesquisadores do Jardim Botânico de Porto Alegre realizem, tanto o resgate de exemplares do bolão-de-ouro, como estudos do comportamento e reprodução de mudas em laboratório. A parceria proporcionará o início de um trabalho que, além dos aspectos relacionados à conservação dos exemplares naturais, estará ampliando a possibilidade de dispersão da espécie através da exploração do seu potencial econômico.

Pelas excelentes características ornamentais, os pesquisadores prevêem, ainda, a sua utilização como planta de jardim.

O Projeto “Pesquisa e Conservação de Bolão-De-Ouro: Espécie Nativa dos Morros de Porto Alegre que Corre Risco de Extinção” conta, também, com a participação da Engª. Agrª Lia Rosane Rodrigues, da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária - FEPAGRO e do biólogo João Marcelo Santos de Oliveira, da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

A pesquisa, com duração de dois anos, prevê a construção de um espaço para a realização dos estudos e a contratação de um estagiário para auxiliar nas atividades previstas.
Informações pelo e-mail: lasub@fzb.rs.gov.br
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
Fundação Zoobotânica do RS

+ Mais

Otaviano Moraes mostra ações da Secretaria do Meio Ambiente na Amcham

(12/03/2008) O Secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes, expôs nesta quarta-feira (12) para cerca de 30 pessoas, entre advogados, engenheiros e profissionais de vários segmentos, integrantes do Comitê Ambiental-Porto Alegre da Câmara Americana de Comércio (Ancham) as diretrizes de sua gestão à frente da pasta. Ele foi recepcionado pela presidente do Comitê, Bibiana Azambuja da Silva, e pelo líder do comitê, Alberto Rosa.

Ele enfatizou que os quatro eixos formadores da Secretaria (Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), o Departamento de Recursos Hídricos (DRH), a Fepam e a Fundação Zoobotânica (FZB)), tem como elemento de referência “o equilíbrio na proteção dos valores ambientais e de outros interesses imprescindíveis ao desenvolvimento da sociedade”.

O secretário salientou a transversalidade adotada pelo governo Yeda Crusius, buscando pessoas de todas as áreas do Executivo para contribuírem com a Secretaria do Meio Ambiente.

A descentralização da gestão ambiental foi outro tema abordado pelo secretário, que tem como meta comprometer todos os municípios do Estado até outubro der 2009 com os princípios do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA/RS).

"É preciso o compartilhamento do impacto local com os municípios, cada um dos entes que compõem a federação têm que participar", afirmou o secretário.

Outro ponto relevante é o licenciamento ambiental unificado, fazendo com que o empreendedor protocole apenas um único processo, ao invés de três, em estão isoladas e sem uma visão solidária. "É a cultura interna da solidariedade; um passa a operar pelo outro, tornando-se um só corpo técnico”. O Balcão Ambiental Unificado em Porto Alegre deverá ser inaugurado no dia 19 de agosto. Já existe um implementado em Alegrete.

Otaviano Moraes salientou a importância da participação social na formulação da política ambiental, tendo como instrumentos o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) , o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH) e as audiências públicas, citando como exemplo as audiências da silvicultura, que foram realizadas em Pelotas, Santa Maria, Rio Grande e Alegrete.

"O RS é o único Estado que apresentou à sociedade a discussão sobre a silvicultura", garantiu Otaviano, acrescentado que, em breve, o Consema deverá se posicionar sobre a proposta de zoneamento da Fepam. Lembrou que os investimentos em silvicultura no Estado são de US$ 6 bilhões.

Em julho, deverá ser concluído o diagnóstico ambiental, contendo informações sobre recursos hídricos, florestais, qualidade do ar e saneamento, fundamental para que o Estado estimule ações sócio-responsáveis. Otaviano Moraes explicou que sempre teve a preocupação de encadear atividades cujo substrato fosse a solidariedade, a generosidade e a parceria.
ASSECOM SEMA/ FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.