Panorama
 
 
 

PROJETO MUNICÍPIO VERDE REALIZA SEMINÁRIO EM ATIBAIA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2008

12/03/2008 - A equipe do Projeto Ambiental Estratégico “Município Verde” realizou nesta quarta-feira (12/03), em Atibaia, mais um seminário de orientação aos técnicos das prefeituras dos municípios da bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) quanto à elaboração dos Planos de Ação, que corresponde à Fase 3 do projeto, onde cada município terá que detalhar as ações para cumprir as metas determinadas pelo protocolo.

O prefeito de Atibaia, José Roberto Trícoli, destacou a presença dos representantes de 41 municípios da bacia, o que segundo ele, representa o comprometimento dos prefeitos no cumprimento da agenda ambiental regional. “O Município Verde estabelece as responsabilidades e os municípios têm que cumprir suas agendas ambientais”, declarou. Para Trícoli, não adianta os municípios reclamarem que o Estado não repassa recursos se eles próprios não têm projeto, programas e planejamentos em suas agendas ambientais. “Os municípios precisam organizar uma agenda ambiental de desenvolvimento, e isso começa com o Município Verde”, destacou.

Para o secretário do meio ambiente, Xico Graziano, o Município Verde é uma atitude humilde do governo do Estado de chamar os municípios para ajudar na solução dos problemas da agenda ambiental, mas destacou que não é possível ensinar quem não quer aprender. “A adesão ao Município Verde não é obrigatória, mas vamos ajudar quem quer ser ajudado. “O governo vai priorizar a ajuda aos municípios que se empenharem na solução dos problemas da agenda ambiental e os que conseguirem as melhores notas serão premiados”, anunciou.

Dos 57 municípios pertencentes à bacia do PCJ, 52 aderiram ao projeto. Desses, 40 já indicaram seus representantes e 9 já apresentaram seus planos de ação.
Texto: Valéria Duarte
Fotos: Zé Jorge

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.