Panorama
 
 
 

REINO UNIDO TEM INTERESSE EM PARCERIA NA ÁREA DE BIOCOMBUSTÍVEIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2008

12/03/2008 - Brasília (12.3.2008) - A parceria entre o Brasil e o Reino Unido na área de biocombustíveis foi o tema da audiência desta quarta-feira (12), concedida pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes ao conselheiro-chefe para assuntos Científicos do Reino Unido, John Beddington. A implantação de um laboratório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) naquele país também foi tratada na reunião.

O ministro Stephanes fez um relato sobre o trabalho desenvolvido pela Embrapa na área de pesquisa, ressaltando que a unidade de Biotecnologia trabalha em conjunto com universidades, instituições privadas e institutos estaduais na área de pesquisa. A empresa possui programa para descobrir quais seriam as plantas mais rentáveis para a produção de biodiesel.

“Atualmente, cada hectare plantado de cana-de-açúcar produz nove mil litros de etanol e a meta é chegar a 12 mil litros por hectare nos próximos anos”, enfatizou o ministro.

Para John Beddington, o interesse do Reino Unido na parceria com o Brasil se deve ao fato de o País ter grande extensão territorial, ser rico em recursos hídricos e conhecimento científico. “Estamos interessados não só na produção de etanol, mas de alimentos e reconhecemos que o Brasil possui 20 vezes mais doutores em ciências agrícolas que nós”, afirmou.

Stephanes destacou ainda que no Brasil não haverá competição de produção agrícola e de bioenergia. “Se triplicarmos a produção de etanol, vamos incorporar em torno de 4% das terras hoje usadas para a pecuária”, acrescentou.

O zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar, que deve ser concluído no fim deste semestre, a produção agrícola e de carnes, que devem crescer a uma taxa média de 5% ao ano, também foram temas da reunião. Além destes, foi discutido o incremento da cooperação de laboratórios oficiais de referência entre os dois países. (Da Redação).

 
 

Fonte: Ministério da Agricultura
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.