Panorama
 
 
 

SOCIEDADE CIVIL PROTESTA CONTRA CONSTRUÇÃO DE HIDRELÉTRICAS DE TIJUCO ALTO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2008

12 de Março de 2008 - São Paulo (SP), Brasil — Manifestantes querem que o Ibama refaça o processo de licenciamento ambiental da usina, que pouco beneficiará a comunidade local.

Ambientalistas, quilombolas, integrantes de movimentos sociais, agricultores familiares e pescadores promoveram hoje (12/03), em frente ao prédio do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em São Paulo, uma manifestação contra o parecer técnico do instituto que indicou a viabilidade ambiental da Usina Hidrelétrica de Tijuco Alto, no Vale do Ribeira, em São Paulo. O Greenpeace esteve presente na manifestação em apoio à campanha, cujo objetivo é conseguir o compromisso do Ibama de refazer o processo.

Para os manifestantes, a usina, se construída, irá gerar energia apenas para a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). Segundo as entidades, a população da região não será beneficiada e os impactos sociais e ambientais que serão causados nas comunidades não estão sendo levados em consideração.

“O Brasil não quer e nem precisa de propostas de geração de energia com impactos ambientais e sociais tão altos. Podemos utilizar a eficiência energética e a geração em menor escala para atender nossas necessidades de desenvolvimento com sustentabilidade”, afirmou Marcelo Furtado, diretor de campanhas do Greenpeace Brasil, que esteve presente à manifestação.

De acordo com os representantes da sociedade civil, a usina causará, além da retirada de comunidades da área, inundação de sítios arqueológicos e até de três cavernas, além da perda de biodiversidade.

Representantes do Ibama e das entidades se reuniram nessa tarde. Porém, de acordo com a assessoria de imprensa do instituto em São Paulo, qualquer decisão sobre o assunto sairá de Brasília, onde as questões são deliberadas.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.