Panorama
 
 
 

BIODIESEL: DESAFIOS ATUAIS DA PRODUÇÃO E USO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2008

Energias Alternativas - 13/03/2008 - 10:40
Viabilidade econômica, impacto ambiental, qualidade do combustível, perspectivas de mercado: são várias as questões que surgem quando o tema é a produção e o uso em larga escala do biodiesel. Os pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT), no entanto, apresentam estudos e soluções que mostram que o uso de biomassa para a produção de óleo diesel, cada vez mais, se caracteriza como uma alternativa viável e com boas perspectivas. O tema será apresentado na próxima Terça Tecnológica, dia 18, às 14h30, no auditório Fonseca Costa, no INT, no Rio de Janeiro.

As estratégias e oportunidades para a redução dos custos de produção do biodiesel com a qualidade referida serão apresentadas pelo químico Álvaro Barreto, pesquisador e gerente do Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes do INT.

O engenheiro metalúrgico Eduardo Cavalcanti, pesquisador da área de Corrosão do INT apresenta as perspectivas de mercado, as estratégias para o uso e a importância da qualidade assegurada do combustível, com validação em laboratório e em campo.

Cavalcanti também fala sobre o trabalho da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, patrocinada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que coordena esforços de várias instituições de pesquisa do País para promoção conjunta do combustível.

Os estudos desenvolvidos pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene/INT) serão mostrados pelo engenheiro químico James Correia de Melo, coordenador da Usina Piloto de Biodiesel no município de Caetés (PE). A usina foi viabilizada com recursos do MCT e produz até 2 mil litros por dia, dando suporte às pesquisas com diferentes óleos vegetais da região Nordeste. O trabalho envolve toda a cadeia produtiva do biodiesel, desde a matéria-prima até a busca de novas tecnologias de uso do biocombustível em motores estacionários e veiculares.

O ciclo Terças Tecnológicas é voltado principalmente para os estudantes de graduação e pós-graduação. O objetivo é estimular o debate e a interação entre tecnologistas do INT e o público universitário, permitindo aos estudantes conhecer os projetos, pesquisas e tecnologias desenvolvidas no Instituto.

As inscrições para o evento podem ser feitas até às 12h de segunda-feira (17), pelo endereço eletrônico www.int.gov.br/3tecno. Os inscritos nesse prazo recebem certificado de participação.
Justo D’Ávila – Assessoria de Imprensa do INT

+ Mais

INT mostra novas frentes para o desenvolvimento do biodiesel

Energias Renováveis - 19/03/2008 - 16:59
As perspectiva econômicas e sociais do biodisel foram discutidas por pesquisadores e estudantes que participaram do evento "Terças Tecnológicas". O encontro, realizado ontem (18), é promovido pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT). Durante as apresentações os participantes puderam acompanhar algumas das tecnologias que estão sendo desenvolvidas por pesquisadores do MCT, além das perspectivas e estratégias para o uso efetivo do combustível.

O agrônomo Almir Monteiro, do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene/INT) evidenciou a importância estratégica do biodiesel, que não se restringe ao fato do petróleo ser um recurso finito. O pesquisador mostrou que sua implantação abre uma cadeia produtiva capaz de gerar trabalho e renda para muitos agricultores, além de poluir menos que o diesel convencional.

O Cetene já produz biodiesel com óleos de diversos vegetais da Região Nordeste, como o algodão, pinhão manso, oiticica, dendê, girassol, mamona, entre outros, na Usina Piloto de Biodiesel no município de Caetés-PE. O próximo passo será a instalação da Usina de Biodiesel Serra Talhada, com capacidade para produção de 3 milhões de litros por ano de Biodiesel com a qualidade especificada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) e a produção associada de 300 toneladas de glicerina para uso farmacêutico.

O trabalho atual envolve desde o plantio, mobilizando agricultores familiares para produção de oleaginosas alternativas à soja, hoje responsável por 80% da matéria-prima do biodiesel. Além de trazer benefícios ao solo e minimizar os riscos econômicos de uma monocultura, o plantio diversificado ainda tem sido consorciado com culturas de alimento. Em outra vertente, o Cetene testa novas tecnologias de uso em motores estacionários e veiculares, como no caso dos experimentos que utilizam o "biodiesel 100", ou óleo vegetal puro, numa frota de jipes.

30 anos de biocombustíveis

Álvaro Barreto, pesquisador e gerente do Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes (Lacol) do INT e coordenador do grupo temático de caracterização e controle da qualidade da Rede Brasileira de Tecnologia do Biodiesel mostrou que a qualidade do biodiesel e os novos processos de produção já permitem a utilização do combustível em grande escala. O trabalho coordenado pelo pesquisador inclui a elaboração do projeto de capacitação instrumental dos laboratórios da Rede Brasileira de Biodiesel.

Envolvido com o desenvolvimento de biodiesel e estudos com diversas oleaginosas desde a década de 1970, o Lacol continua produzindo soluções inovadoras. Recentemente depositou o pedido de patentes de duas tecnologias: um processo otimizado de produção de biocombustíveis e um aditivo facilitador da combustão de óleo diesel e biocombustíveis. O Laboratório também realizou um projeto para uso de biodiesel nas locomotivas da Companhia Vale do Rio Doce em parceria com a COPPE/UFRJ e desenvolveu, em parceria com a empresa B100 Participações, o uso de biodiesel 30 na empresa com a maior frota de ônibus urbanos do mundo, a Viação Itaim Paulista, em São Paulo.

O Lacol também é responsável por avaliar a influência das adições crescentes de diversos tipos de biodiesel no óleo diesel, que está disponível em notas técnicas, no INT. Atualmente o INT, com recursos do MCT, desenvolve um programa de extensão tecnológica para produção do biodiesel, que apoiará empresas que queram investir na nova tecnologia.

O engenheiro metalúrgico Eduardo Cavalcanti, pesquisador da área de Corrosão do INT e sub-secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado do Rio de Janeiro no período de 2003 a 2006 encerrou a apresentação abordando perspectivas de mercado favoráveis a ampliação do uso do biocombustível. Cavalcanti também destacou a importância do trabalho da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, patrocinada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, que integra o esforço de várias instituições de pesquisa do país para a promoção conjunta do combustível.

O INT também tem atuado, com apoio da Faperj, junto a prefeituras do Rio de Janeiro, orientando desde o plantio até o processamento e a produção final do biodiesel com oleoginosas regionais, incluindo de girassol, pinhão manso e nabo forrageiro.

O Instituto investe ainda na avaliação das variações nas características dos diversos tipos de biodiesel em condições simuladas de armazenagem. Por fim foi apresentado pelos palestrantes um programa que intregra as diversas iniciativas de produção de produção e uso do biodiesel, unindo as pesquisas desenvolvidas na região do Semi-Árido, pelo Cetene – localizado em Recife – com as pesquisas da sede do INT, no Rio de Janeiro.

Voltado principalmente para os estudantes de graduação e pós-graduação, o ciclo Terças Tecnológicas mostrou várias dimensões de um trabalho estratégico para economia e o desenvolvimento do país.
(Com informações da Divisão de Comunicação - INT)
Assessoria de Comunicação do MCT

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.