Panorama
 
 
 

COLETA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES USADOS OU CONTAMINADOS SUPERA META

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2008

19/03/2008 - Daniela Mendes - O Ministério do Meio Ambiente (MMA) apresentou recentemente, aos conselheiros do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), durante sua 89ª Reunião Extraordinária, relatório sobre o cumprimento da Resolução 362/2005 que trata do recolhimento, coleta e destinação final de óleo lubrificante usado ou contaminado (Oluc). E o resultado deste relatório é positivo. Segundo os dados apresentados, desde 2003, a coleta do óleo lubrificante tem superado os 30% de recolhimento - do total de óleo disponibilizado no mercado -, meta definida pelo MMA em conjunto com o Ministério de Minas e Energia.

Em 2007, por exemplo, foram comercializados 1.105.251 m3 de óleo e coletados 292.614 m3, o equivalente a 32,9% do óleo comercializado. Para acompanhar essa resolução foi criado um Grupo de Trabalho (GT) que conta com a participação de entidades governamentais, de várias organizações do setor produtivo, desde produtores, coletores a rerrefinadores de Oluc, além da participação da sociedade civil.

Esse GT, em função do seu desempenho no cumprimento da resolução, definiu novas metas progressivas para o setor de óleos lubrificantes a partir de 2008 (veja quadro abaixo). A meta de coleta para esse ano é de 33,4% do óleo comercializado chegando a 35,9% em 2011.

Para este ano o GT pretende, ainda, realizar oficinas regionais para uniformizar os entendimentos entre os setores envolvidos, fiscais e técnicos ambientais dos órgãos estaduais e municipais de meio ambiente e propor um termo de referência para uniformizar e padronizar os procedimentos de elaboração e análise das licenças ambientais que envolvem a coleta, o armazenamento, o transporte e o rerrefino de Olucs, a revenda de óleos lubrificantes acabados e a criação de um banco de dados conjunto para o setor entre o Ibama e Agência Nacional de Petróleo.
Grupo Lwart/Divulgaç

+ Mais

MMA realiza oficina sobre recuperação de áreas alteradas

19/03/2008 - Grace Perpetuo - A Coordenação da Agenda 21, o Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) e o Subprograma de Proteção de Recursos Naturais (SPRN) do Ministério do Meio Ambiente promoverão nesta segunda (24) e terça-feira (25), no Salão Multiuso do Cenaflor, no Ibama-sede, em Brasília, uma oficina de apoio para a elaboração do Plano Municipal de Intervenção em Áreas Alteradas. Dirigido apenas aos municípios da Amazônia Legal - e valendo-se de recursos do FNMA -, o Plano tem como objetivo definir, com base na Agenda 21 Local, estratégias de recuperação de Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal e reintroduzir áreas abandonadas no processo produtivo municipal, sempre por meio do uso sustentável dos recursos naturais.

Entre os participantes da oficina estão os seguintes municípios: Mâncio Lima (AC); Alta Floresta, Carlinda, Denise, Juruena, Nova Olímpia, Nova Xavantina e Paranaíta (MT); Gurupá, Itaituba, Rondon do Pará, São Geraldo do Araguaia e Uruará (PA); Ministro Andreazza, Ouro Preto D'Oeste, Pimenta Bueno e Primavera de Rondônia (RO); e Sampaio (TO). Todos os municípios estão em diferentes fases de elaboração do Plano, mas têm em comum o compromisso de apresentá-lo como produto, de acordo com o Edital.

A programação da segunda-feira inclui a apresentação do edital FNMA nº 02/03 (de Apoio à Construção de Agendas 21 Locais) e dos municípios participantes. A terça-feira prevê a realização de palestras de pesquisadores e de técnicos do MMA, entre outras atividades.

+ Mais

Educação Ambiental promove encontro sobre o SisNEA

19/03/2008 - Grace Perpetuo - O Departamento de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente promove nesta quinta-feira (20), em São Paulo, o evento "Diálogos sobre o SisNEA - Sistema Nacional de Educação Ambiental - preparatórios para a III Conferência Nacional de Meio Ambiente". O evento conta com a parceria da Comissão Organizadora Estadual (COE) da III CNMA e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

O encontro tem como principal intuito motivar e subsidiar a discussão em torno do SisNEA, que se encontra em fase de consulta pública e que faz parte da discussão do Eixo Temático IV ("Educação e Cidadania Ambiental") da III CNMA - que ocorrerá em Brasília entre os dias 7 e 11 de maio. Outro objetivo é apoiar a realização da III Conferência Estadual de Meio Ambiente de São Paulo.

Estão convidados a participar integrantes dos Coletivos Educadores e das Salas Verdes, além de delegados da Conferência Estadual de Meio Ambiente e outras instituições e parceiros interessados.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.