Panorama
 
 
 

GOVERNADORA INAUGURA EM TORRES OBRA PARA PRESERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Março de 2008

(14/03/2008) A preservação da Mata Atlântica teve importante reforço nesta sexta-feira (14), quando a governadora Yeda Crusius inaugurou, em Torres, no Litoral Norte, os prédios da sede administrativa do Parque Estadual de Itapeva, da Agência Florestal da Secretaria do Meio Ambiente e de um pelotão do Comando Ambiental da Brigada Militar. A inauguração teve a presença do Secretário do Meio Ambiente, Otaviano de Moraes. As obras foram desenvolvidas pela Secretaria do Meio Ambiente, com recursos do Banco Alemão de Desenvolvimento.

"Esta inauguração não é simbólica", destacou a governadora, "pois é fruto de um contrato assinado há algum tempo entre o governo do Estado e o governo alemão, que não somente estamos honrando, mas sobretudo inovando, ao propor a recuperação da mais importante área que resta da Mata Atlântica, que são os 7% aqui localizados", afirmou Yeda Crusius.

A inaugurar as sedes, que funcionam no mesmo local e cujo trabalho será integrado, a governadora ressaltou a importância da preservação da mata no Parque Estadual de Itapeva, considerada uma das áreas de maior riqueza em biodiversidade. Acompanhada do secretário do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, a governadora lembrou aos presentes a riqueza existente na região e a relevância da conscientização de todos "para que este tesouro da natureza não seja destruído".

Yeda Crusius ressaltou ainda que a preservação ambiental é prioritária e que o governo estadual, através da Secretaria do Meio Ambiente, faz questão de trabalhar na preservação da Mata Atlântica, assim como na do pampa gaúcho. "Este deve ser um ponto de convergência a ser celebrado e jamais um conflito", salientou.

Preservação
Por sua vez, o secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes, enfatizou que as inaugurações das obras permitirão a realização de trabalho para o desenvolvimento de ações de planejamento de proteção e preservação da mata atlântica. "Trata-se de um projeto antigo", disse o secretário, "e da máxima importância para o bioma da mata atlântica". "Que essas obras sirvam de exemplo para o Rio Grande do Sul e que proporcionem a melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas, já que aqui está a mais importante área remanescente da mata atlântica".

Ao custo de mais de R$ 2 milhões, as obras integram o Projeto de Conservação da Mata Atlântica no Rio Grande do Sul, integrado, além de Torres, por outros 27 municípios da Região Nordeste do Estado.
Imprensa Sema/Fepam
Imprensa Palácio Piratini

+ Mais

Consórcio do Rio dos Sinos receberá recursos para saneamento

(19/03/2008) Reunião realizada nesta quarta feira (19) na Secretaria do Meio Ambiente definiu a liberação de R$ 1, 6 milhões para o Consórcio Público de Saneamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos). Esses recursos são oriundos do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) e do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fundema).

O Consórcio Público de Saneamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos) foi criado em 2006 por iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente junto com os 32 municípios que compõem a bacia, com o objetivo de implantar sistemas de saneamento básico para a população que vive na região, estimada em cerca de 1,2 milhões de pessoas.

A articulação ocorreu durante reunião entre o Secretário Adjunto do Meio Ambiente, Francisco Simões Pires, a secretária executiva do Comitêsinos, Viviane Nabinger e o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi.
ASSECOM SEMA/ FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.