Panorama
 
 
 

MMA ABRE COMEMORAÇÕES DA SEMANA MUNDIAL DA ÁGUA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2008

17/03/2008 - Suelene Gusmão - No dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água. No Brasil, a Semana da Água 2008 será lembrada com inúmeros eventos que ocorrem entre os dias 18 e 28 deste mês. O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Luciano Zica, abre a semana participando nesta terça-feira (18) às 14h, no Plenário do Senado Federal, da Sessão Solene em comemoração ao Dia Mundial da Água. No Dia 24, a comemoração será realizada na Câmara dos Deputados. Aos senadores, o secretário Luciano Zica vai falar sobre o detalhamento do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e também discorrer sobre o aniversário de 10 anos da Legislação da Água e sobre a Revitalização do Rio São Francisco.

Dando continuidade à programação, servidores e funcionários da SHRU vão participar, no dia 24, de seminário interno para tratar dos temas "O PNRH e seus programas" e "Como potencializar o CNRH". O primeiro vai avaliar as potencialidades e fragilidades da implementação dos programas e subprogramas do PNRH, com objetivo de fortalecer a estratégia de implementação dos mesmos. O segundo tem por objetivo contribuir com o planejamento estratégico do CNRH nos seus 10 anos de instalação, a fim de fortalecer a sua atuação.

Entre os dias 24 e 28 deste mês estará acontecendo no hall de entrada da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) uma mostra sobre a Temática da Água. A exposição exibirá fotos, poesias e desenhos relativos aos recursos hídricos, feitos por servidores e funcionários da SHRU. Também estará em exposição a maquete Aqüífero Guarani e a mostra do fotógrafo Seiten Miyake "A Beleza da Água: em busca da preservação do meio ambiente".

No dia 25, às 9h30, no auditório do MMA, vai acontecer o debate "O planejamento de recursos hídricos e a Política Nacional de Mudanças do Clima: desafios e interfaces". No Dia 26, às 10h, está marcado o Seminário "Programando o Futuro das Águas do Brasil", quando será debatido o PNRH e seus programas estruturantes para o futuro das águas do Brasil. Na mesma data, horário e local está marcado um ato simbólico com um brinde das águas com moringas de cerâmicas artesanais, envolvendo ao menos um deputado de cada uma das 12 Regiões Hidrográficas Brasileiras. Às 10h, também na Câmara dos Deputados, haverá um café da manhã na Frente Parlamentar Ambientalista.

No dia 27, durante a XIX Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) haverá o lançamento das atividades comemorativas aos 10 anos de sua instalação com resgate da memória do CNRH, por meio de fotos e reportagens, sessão de artigos sobre os 10 anos do CNRH e concurso para escolha de sua logomarca. Na mesma data, vai acontecer o lançamento dos resultados do I Seminário de Recursos Hídricos no Ambiente Urbano e o lançamento da quinta edição do Conjunto de Normas Legais, além da inauguração do auditório do Conselho.

A Semana da Água 2008 será encerrada no dia 28 deste mês com um evento comemorativo em Manaus (AM).

+ Mais

Dia da Água ganha sessão no Senado Federal

18/03/2008 - Suelene Gusmão - O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Luciano Zica, disse hoje (18), no Senado Federal, que o Brasil enfrenta atualmente um grande desafio que é o de garantir a universalização na distribuição da água em quantidade e qualidade. Zica afirmou que na gestão da ministra Marina Silva, esta situação vem sendo enfrentada com a gestão dos recursos hídricos e outros programas e subprogramas que vem sendo implementados dentro do Plano Nacional de Recursos Hídricos. "Temos também o Programa de Combate à Desertificação e ainda o Programa Água Doce", disse o secretário.

Zica participou como convidado da Sessão Solene dedicada às comemorações do Dia Mundial da Água, instituído pela ONU, no dia 22 de março, e do lançamento da Campanha "SOS H2O". Além do Secretário de Recursos Hídricos, participaram da solenidade como convidados o diretor-presidente da Agência Nacional de Água (ANA), José Machado, e o representante da FAO, no Brasil, José Tubino. O requerimento para a instalação da Sessão Solene foi de autoria do senador Osmar Dias (PSDB/PR).
O evento realizado no Senado Federal também abre, no Brasil, as comemorações relativas à Semana da Água 2008. No dia 24, às 14h, será a vez da Câmara dos Deputados realizar uma Sessão Solene para comemorar o Dia da Água. Neste mesmo dia, às 14h30, ocorrerá a abertura da Mostra sobre a temática da água. Até o dia 28, no térreo do edifício Marie Prendi Cruz, na SEP/NORTE 505, serão exibidos fotos, desenhos e poesias sobre os recursos hídricos. Haverá também a exposição da maquete do Aqüífero Guarani e a exposição do fotógrafo Seiten Miyake com o tema "A Beleza da Água: em busca da preservação do meio ambiente".

A Semana da Água 2008 segue com programação até o dia 28, quando uma série de eventos que ocorrerão em Manaus (AM), encerra as comemorações. Antes, no dia 26 (quarta-feira), a Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, em parceria com a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, promove o seminário "Programando o Futuro das Águas no Brasil". Na ocasião haverá o lançamento dos Cadernos dos Programas e Subprogramas do Plano Nacional de Recursos Hídricos.

+ Mais

Conferência do Meio Ambiente de Salvador reúne 600 pessoas

17/03/2008 - Lucia Leão - O secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente Urbano Luciano Zica, representante da Ministra Marina Silva na solenidade de instalação da II Conferência Estadual do Meio Ambiente da Bahia, destacou ontem (16/03), em Salvador, a importância desta edição para o processo de institucionalização do mecanismo de consulta e de participação social na formulação de políticas ambientais. A sociedade, defendeu Zica, deve cada vez mais se apoderar da Conferência, para que ela se torne uma ferramenta independente de governos.

"Temos que aproveitar o momento político, de governantes comprometidos com a democracia participativa como são o presidente Lula e o governador Jacques Wagner, para consolidar a Conferência de forma definitiva como fórum de debate e acompanhamento de políticas ambientais". Para Zica, só o comprometimento das organizações sociais e dos indivíduos, que se traduz nas Conferências, garante efetividade para qualquer ação na área ambiental. "Não há dinheiro que resolva a revitalização de bacias, a gestão de resíduos sólidos, a gestão urbana ou a utilização sustentável das florestas se não houver participação de todos os segmentos da sociedade".

Falando para uma platéia de mais de 600 pessoas - delegados de todas as regiões do Estado, lideranças sociais e autoridades ambientais de municipais e dos governo baiano e federal - reunidas no Centro de Convenções de Salvador, Zica lembrou que as duas primeiras Conferências nortearam muitas das ações do Ministério do Meio Ambiente. Foi, segundo ele, para responder às demandas apresentadas que a ministra Marina Silva promoveu, entre outras iniciativas, a reestruturação no MMA e propôs novas legislações, como as Leis das Águas e do Saneamento Ambiental, já em vigor, além da Projeto de Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, em tramitação no Congresso. Da mesma forma espera-se da Conferência deste ano respostas ao grande desafio de promover a inclusão social através do desenvolvimento sustentável, que implicam na mudança de paradigmas e padrões de comportamento.

Em sua fala o Secretário também cumprimentou os organizadores da Conferência Estadual - coordenada pelo Superintendente de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável Eduardo Mattedi -, por assumirem a condução do processo com forte apoio popular e efetiva participação das comunidades tradicionais e dos povos indígenas do estado nas 16 Conferências Regionais. O Secretário Estadual do Meio Ambiente Juliano Matos confirmou esse empoderamento e anunciou que a Bahia criará, por decreto a ser assinado pelo governador Jaques Wagner, a Comissão de Acompanhamento das Resoluções da Conferência Estadual do Meio Ambiente, integrada pelos delegados que serão eleitos no final do evento e por representantes dos 26 -territórios de identidade -em que foi dividido o estado.

Governador pede à Conferência alternativas de desenvolvimento sustentável
Democracia e preservação não convivem com exclusão social. Com este foco o governador da Bahia Jaques Wagner pediu hoje (17/03) aos delegados da II Conferência Estadual do Meio Ambiente que busquem, nos debates do grupos temáticos e proposições que serão levadas à Conferência Nacional em Brasília, alternativas para garantir o desenvolvimento sustentável e enfrentar os graves problemas de pobreza e exclusão social, especialmente na região nordeste.

"A usura seguramente não preserva; e a miséria também não. A falta de inclusão social tanto arrisca a democracia quanto arrisca o meio ambiente.", afirmou o governador, indicando o caminho que ele acredita que devam tomar os debates da Conferência.

Jaques Wagner também pediu serenidade aos participantes da Conferência, que deve ter em pauta questões "extremamente polêmicas" sobre as quais os participantes devem ter formadas convicções, mas não tratá-las como dogmas, que impedem o diálogo e o processo de evolução. "As convicções admitem o debate, o contraditório, tendo sempre como horizonte o que todos aqui proclamam querer: o desenvolvimento sustentável, que pense desenvolvimento econômico, inclusão social e preservação ambiental".

Amigo da Amazônia - o governador Jacques Wagner também assinou, na manhã de hoje, o Termo de Compromisso de Amigo da Amazônia, proposto pela ONG Green Peace, para aumentar a fiscalização nas estradas e nas indústrias moveleiras, coibindo o transporte e comercialização de madeira não certificada. O governo do Estado também se comprometeu a exigir a certificação de todos os produtos provenientes da floresta amazônica consumidos pela administração pública.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.