Panorama
 
 
 

MORADORES PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO PARA GERAÇÃO DE RENDA E RECUPERAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Março de 2008

Os moradores da Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, foram beneficiados com cursos de capacitação para geração de renda e recuperação ambiental, promovido pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), em parceria com outros órgãos do governo do Estado. “A intenção é aliar todos os aspectos sociais e humanos que a comunidade necessita para viver com dignidade, com a realização constante de projetos que contemplem educação, cultura, além de projetos de saúde voltados para mulheres e crianças”, explicou o presidente da Cohapar, Rafael Greca.

Os cursos integram o Projeto de Criação de Emprego e Recuperação Ambiental (CREAR), da rede Urb-AL (Urbanização/América Latina), que prevê cooperação horizontal e descentralizada entre países da Europa e América Latina, neste caso, para combate a erradicação da pobreza urbana.

“Há uma riqueza muito grande no resgate social e no desenvolvimento humano, uma riqueza redentora”, ressaltou o presidente da Cohapar. “O que não se dá se perde. Isso vale para todos as cidades. O destino não é nada fácil com os mortais, por isso é tão maravilho vencer as probabilidades. Há maravilhas em vencer as probabilidades da pobreza”, completou.

CURSOS – Com o projeto Crear, os moradores da Vila Zumbi participaram de atividades de capacitação profissional, qualificação de mão-de-obra, que possibilitem aprimorar a habilidade de criar, renovar, modificar, implementar processos que possam gerar renda para as famílias. Além disso, os cursos também servem como um alerta sobre a importância de se preservar o meio ambiente e reaproveitar os materiais que podem ser recicláveis, tirando-os da natureza.

Para a realização dos cursos, os organizadores envolvidos no projeto Crear buscaram identificar os principais interesses e necessidades da comunidade, para que o diagnóstico fosse o mais próximo da realidade e as atividades compatíveis com a mesma. Os cursos realizados foram: técnicas de arranjos florais; aquecedor solar com material reciclável, capacitação para o plantio de mudas, recomposição da mata ciliar das margens do Rio Palmital e educação ambiental; capacitação em empreendedorismo, organização e métodos na reciclagem do lixo; jardinagem e horta.

Também foi implantado um telecentro, com instalação de oito equipamentos de informática, com objetivo de ampliar e atualizar a capacidade da escola da Associação Paranaense de Orientação, Integração e Ofícios (Apoio), organização não-governamental que trabalha com a comunidade há 15 anos.

No curso de técnicas de arranjos florais, as mulheres da Vila aprenderam a transformar objetos inusitados como garrafas pets, bules velhos, carriolas vasos sanitários e até bidês em peças decorativas para ambientes familiares ou eventos sociais de pequeno, médio e grande porte.

Na época em que o curso foi realizado (janeiro de 2008), a aposentada Francisca Gomes da Silva, 67 anos, disse que sobre a expectativa com sua participação no curso. “Espero aprender aquilo que ainda não sei. Sei que não sei quase nada sobre os arranjos de flores e preciso mudar isto”, afirmou.

Outro curso oferecido aos moradores foi o de produção do aquecedor solar feito com garrafas pet, ministrado por técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Com o sistema de aquecedor solar instalado em uma residência é possível economizar cerca de 30% de energia elétrica. O sistema está em teste pela Cohapar e deverá ser adotado nos empreendimentos da Companhia.

O curso foi direcionado aos carrinheiros e realizado na Cooperativa de Carrinheiros da Vila Zumbi. “No momento estou interessada em aprender a técnica. Quem sabe, futuramente, posso trabalhar com isso”, disse Maria Paulina, ex-catadora de papel e agora funcionária da CoopZumbi, participante do curso.

Todas as atividades realizadas na Vila Zumbi, dentro do projeto Crear, contaram com o apoio dos órgãos da administração estadual, apoio da sociedade civil organizada e de membros da comunidade local. “Não há transformação sem luta. Não há vitória sem participação. O grande resgate humano pede que as políticas públicas sejam bem aplicadas”, finalizou Rafael Greca.

+ Mais

Projeto Força Verde Mirim treinou crianças de Telêmaco Borba

O Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde deu a largada, no ultimo sábado (15), a mais uma ação de educação ambiental. O trabalho, num primeiro momento, foi voltado para as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, da cidade de Telêmaco Borba, dentro do projeto Força Verde Mirim, que está sendo implantado em parceria entre a Polícia Militar do Paraná, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sanepar, Instituto Ambiental do Paraná e a empresa Klabin.

O projeto visa formar parceiros e despertar a consciência ambiental. Segundo o comandante da Força Verde, tenente-coronel Sérgio Filardo, a ação foi feita pelo batalhão e apresentado à Klabin, que se tornou parceira por desenvolver um trabalho que visa a preservação da natureza. “Tudo o que você ensina de bom para as crianças elas repassam a outras crianças e aos adultos”, disse Filardo.

Segundo o comandante, uma forma das informações ambientais chegarem aos adultos é pelas crianças e este é um dos motivos da criação da Força Verde Mirim. “A cobrança de uma criança surte mais efeito que a de um adulto. A opinião das crianças e dos adolescentes é respeitada”, afirmou Filardo, explicando que os participantes do projeto são do Colégio Estadual Gregório Teixeira e da Escola Municipal Presidente Castelo Branco.

As crianças e adolescentes foram selecionadas pelos professores dos dois colégios. A escolha é uma espécie de reconhecimento aos alunos que são dedicados aos estudos e auxiliam na conservação do colégio. Mas crianças e adolescentes que estavam afastadas dos estudos e das atividades da escola também terão oportunidade de se integrar a partir do projeto. Quarenta estudantes foram escolhidos.

O Força Verde Mirim trata da educação ambiental e também da inserção social. Entre as atividades programadas para os participantes estão palestras sobre fauna, flora, recursos hídricos, agrotóxicos, destinação correta de lixo reciclável e ainda lições de ordem unida e civismo. Durante o curso, que tem duração de um semestre com aulas sempre aos sábados, os alunos receberão auto de infração mirim onde poderão “autuar” adultos e conscientizar sobre a preservação da natureza.

Ao final, eles receberão o certificado de agente ambiental mirim. Para as aulas, ganharão uniforme semelhante ao dos policiais militares da Força Verde, o que é um incentivo a mais para que se sintam integrantes diferenciados do batalhão. As aulas acontecem no parque ecológico da Klabin, onde já funciona um centro de estudos de animais silvestres. As crianças foram autorizadas pelos pais ou responsáveis que assinaram um termo de compromisso liberando a participação delas.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.