Panorama
 
 
 

FISCALIZAÇÃO DO IBAMA NO PARÁ ATENDE DENÚNCIAS EM INHANGAPI

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2008

Belém (27/04/08) – Na última quinta-feira, fiscais da Superintendência do Ibama no Pará aplicaram multa de R$ 26 mil referentes à apreensão de cerca de 250 m³ de madeira em tora e serrada em três serrarias de pequeno porte, no município de Inhangapi, a 63 km da capital paraense. As serrarias clandestinas foram embargadas e tiveram seus discos de corte apreendidos. Todo o maquinário também foi apreendiso por não ter sido apresentada a licença de operação.

De acordo com os proprietários das serrarias, a origem das madeiras seria do corte ilegal feito por ribeirinhos de espécies das margens do rio Guamá. A maioria deles corta madeira branca para a produção de palets (espécie de suporte para objetos) e para construção civil.

Segundo o coordenador da operação, Givanildo Lima, a informação é verdadeira, visto que situações como essas são observadas frequentemente nas operações feitas não só na região metropolitana da cidade, mas também no interior do estado. “Os ribeirinhos fazem o corte sem qualquer planejamento”, afirma Givanildo.

Esse trabalho é resultado de uma denúncia feita à linha verde do Ibama (0800-61-8080) que funciona de forma gratuita e é disponibilizada para todo o Brasil, em que o cidadão pode denunciar ações ilegais referentes ao meio ambiente.
Luciana Almeida
Ascom Ibama/PA

+ Mais

Ibama Mato Grosso inicia força-tarefa no combate ao desmatamento

Foram divulgadas hoje em Cuiabá, na sede do órgão, ações do governo que visam aprimorar e agilizar a cobrança de multas aplicadas.

Cuiabá (26/03/08)- Foram anunciadas hoje, após reunião do Superintendente do Ibama no estado de Mato Grosso, Paulo Maier, com chefes de fiscalização e chefes da Procuradoria-Geral Federal, medidas que visam assegurar ainda mais a eficácia das ações governamentais no combate ao desmatamento ilegal em Mato Grosso.

A principal medida anunciada, no âmbito das ações de governo definidas pelo Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAM), foi a intensificação da cobrança administrativa das multas aplicadas pelo órgão. Foi enviado a Mato Grosso um grupo de trabalho composto inicialmente de seis novos procuradores - aos quais se juntarão mais oito - que irão se ater principalmente à análise processual desses processos de Autos de Infração.

Foi identificado inicialmente um passivo de aproximadamente 6 mil processos em andamento atualmente no órgão. Levando-se em consideração somente as multas aplicadas no ano de 2007, foram lavrados mais de 2.200 autos, o que acaba por criar uma demanda e necessidade de um número cada vez maior de procuradores dando subsídios para que seja mantido a eficácia do rito processual.

Além do esforço para diminuir o tempo entre a aplicação da multa e seu pagamento efetivo, a força-tarefa visa também aprimorar o diálogo com as promotorias públicas das comarcas, o que pode levar a instauração de novas Ações Civis Públicas para reparação dos danos ambientais verificados. A Lei de Crimes Ambientais, marco regulatório principal da atuação da fiscalização do Ibama, além da aplicação das multas, estabelece a sanção criminal e a ação civil pública como meio de combate ao ilícito ambiental. Essa última especificamente visa cobrar do infrator a recuperação do meio ambiente que foi afetado.
Além do estado de Mato Grosso, a força-tarefa envolvendo o remanejamento de procuradores federais para as regiões amazônicas também será viabilizada nos estados do Pará e Rondônia, onde inicialmente esses concentrarão esforços nas unidades do Ibama de Santarém e Porto Velho, respectivamente.
Fernando Rochetti

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.