Panorama
 
 
 

FÓRUM DEBATE PRESENÇA DE ANIMAIS EM CIRCO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2008

Brasília (28/03/08) - O Ibama participou ontem (27) do Fórum Nacional do Circo Brasileiro realizado na Câmara dos Deputados. Foi debatida no evento a questão da presença de animais em circos, dos métodos de contenção e treinamento, e da falta de assistência veterinária adequada.Segundo o analista ambiental do Ibama, Anderson do Valle, a discussão baseou-se nas premissas de que muitos circos utilizam métodos de adestramento agressivo, além de não possuírem condições de dar segurança ao público. A questão de zoonoses (infecções e doenças que podem ser adquiridas em contato com animais) também foi citada como um fator de preocupação da Instituição.

“A Constituição Federal prevê o apoio à cultura, mas de forma que resguardem práticas e manifestações condizentes com valores éticos universais. Não há graça nenhuma em ver animais sendo mal-tratados”, afirmou Anderson.

A representante da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA Brasil), a veterinária Ana Nira, fez questão de frizar que a WSPA é contra a presença de animais em circos. “Nos circos os animais sofrem privações constantes, desde treinamentos cruéis a base de chicotadas, choques elétricos, retiradas de dentes e garras, e em muitos casos passam até fome. Sem contar que não recebem assistência veterinária adequada e vivem em jaulas minúsculas”, afirmou a veterinária. Ela completou que há também a questão do aspecto itinerante do circo, que faz com que os animais sofram muito tendo que viajar longas distâncias.

Ana afirmou que para alcançarmos um desenvolvimento verdadeiramente sustentável, é preciso trabalhar valores como a compaixão e o respeito a todas as formas de vida. “Além disso, é preciso quebrar o círculo da violência que envolve animais”, garante.

Tramita hoje na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que proíbe animais em circos, que já tem apoio do Ibama, Ministério do Meio Ambiente, Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), além de vários deputados e Organizações não-governamentais (ONGs).

O projeto, originário do Senado, já passou pela Comissão de Meio Ambiente e atualmente se encontra na Comissão de Educação e Cultura. Já foi relatado pelo deputado Biffi (PT- MS), que se manifestou contra a presença de animais em circos, e aguarda ser votado.

Segurança
A questão da segurança nos circos também preocupa muito as autoridades. Já ocorreram dezenas de acidentes envolvendo mortes de pessoas e animais.

O caso mais divulgado aconteceu em Pernambuco, onde um menino de seis anos foi morto por leões e depois a perícia indicou que os animais não comiam há vários dias e havia falhas graves em relação à segurança (jaulas velhas e enferrujadas).

Ana Nira relatou que os próprios palhaços que participaram do Fórum comentaram que presenciam maus-tratos aos bichos. “O fim da violência contra os animais já é lei em vários estados e municípios, e agora buscamos uma legislação federal que definitivamente cesse os maus-tratos e o abandono dos animais”.

O Ibama possuía quase uma centena de leões abandonados pelos circos e que estavam aguardando destinação. Hoje são apenas 42, alguns já foram destinados a zoológicos.
“A graça do circo é valorizar a cultura e prestigiar profissionais que passam anos treinando técnicas para nos divertir”, comentou Anderson do Valle.
Luciana Melo

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.