Panorama
 
 
 

METODOLOGIA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS LIMPAS PODERÁ SER APLICADA NO RS

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Abril de 2008

(03/04/2008) O Fórum Gaúcho de Produção Mais Limpa (FGPmaisL), vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), reuniu-se na quarta-feira (02) com o objetivo de discutir o caminho para a definição de suas diretrizes de ação, que incluem otimizar a participação de recursos humanos para obter os resultados a que o órgão se propõe, conforme o seu decreto de criação. A atribuição do Fórum é assessorar técnica e politicamente os poderes executivo, legislativo e judiciário, instituições de ensino e ONGs em temas relacionados à prática de produção mais limpa.

Conforme a Secretária Executiva do FGPmaisL e Assessora Técnica da Sema, Ana Maria Cruzat, os programas que o Fórum pretende aplicar terão como base a sistemática utilizada pelo projeto Ökoprofit (Ecoprofit), aplicado em países da Europa, Ásia e África.

O método Ökoprofit consiste em buscar soluções para evitar o desperdício, diminuindo os efeitos sobre o meio ambiente e reduzindo os custos das empresas. “São benefícios ambientais que se traduzem em ganhos econômicos para as empresas, ou seja, ao reduzir suas emissões as empresas estão obtendo vantagens econômicas pela utilização de tecnologias limpas”, explica Ana Cruzat.

Essa metodologia é disseminada pela consultoria internacional STENUM GmbH, uma das mais importantes da Europa no trabalho com metodologias e princípios das tecnologias limpas, prestando assistência a empresas e organizações em direção a caminhos que levem a programas de sustentabilidade.

Na reunião, o Diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Sema, Ivo Mello, membro do FGPmaisL, relatou recente visita a duas empresas na Áustria, que aplicam o projeto Ökoprofit.

As bases da metodologia do Ökoprofit também foram explanadas pelo engenheiro químico Cleber Dutra, que trabalha com pesquisa para o desenvolvimento de programas regionais sustentáveis e representa a Escola de Administração da Ufrgs no FGPmaisL.

Segundo Ana Cruzat, o FGPmaisL está buscando um termo de cooperação entre Brasil e Reino Unido, incluindo Alemanha e Áustria, para implantar no Rio Grande do Sul programa semelhante ao Ökoprofit . Esses encaminhamentos estão contando com o auxílio da Escola de Administração da Ufrgs, que já mantém parceria com o Reino Unido para utilização de metodologia adaptada do projeto Ökoprofit.

A Secretária Executiva do Fórum também afirma que as ações e atividades que vierem a ser aplicadas a partir da sistemática internacional de tecnologias limpas deverão ser direcionadas, prioritariamente, para os setores coureiro-calçadista, agricultura, metalmecânica e construção civil.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Sema e RGE tratam de campanhas para plantio de árvores

(02/04/2008) O Secretário Adjunto do Meio Ambiente, Francisco Simões Pires, recebeu na tarde desta quarta-feira (02) os engenheiros florestais do Departamento de Engenharia e Gestão de Ativos da RGE, Alexandre Fanfa Bordin e Diogo Heck. Eles entregaram a Simões Pires o relatório quali-quantitativo de vegetação suprimida para manutenção do sistema elétrico da RGE durante 2007, conforme exigência dos alvarás emitidos pelo Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

Também foi conversado sobre a continuidade das campanhas de Repovoamento da Araucária – espécie ameaçada de extinção, e das Árvores Nobres, que a RGE realiza em parceria com a Sema, em forma de reposição florestal obrigatória devido ao corte de vegetação necessário para manutenção de redes elétricas. A transformação da reposição florestal obrigatória em projeto comunitário, devidamente aprovado pelo órgão ambiental, é previsto em decreto estadual.

As campanhas acontecem com lançamentos oficiais, a cada ano, em municípios da área de abrangência da RGE e se constituem em mobilizações com as comunidades, por meio da distribuição de mudas e sementes da araucária e de mudas de espécies das árvores nobres. Além disso, sempre é produzida folheteria explicativa sobre o funcionamento das campanhas e da importância das espécies em foco, como forma de educação ambiental.

O Secretário Adjunto voltará a se reunir com os técnicos da RGE, a fim de definir estratégias para as campanhas a serem realizadas neste ano, sendo a 7ª edição do Repovoamento da Araucária e a 6ª etapa das Árvores Nobres.

O Diretor do Defap, Luiz Alberto Mendonça, acompanhou a reunião.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Regularização fundiária do Parque de Itapeva aguarda questões técnicas

(01/04/2008) Em reunião realizada na sexta-feira (28) entre o Secretario Adjunto do Meio Ambiente Francisco Simões Pires, o diretor do Departamento Estadual de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) Luiz Alberto Mendonça, o técnico do Defap Ailton Mandião, juntamente com o advogado representante de um grupo de pessoas proprietárias de imóveis no Parque foi tratada a regularização fundiária do Parque Estadual de Itapeva, situado no município de Torres.

O processo em relação aos imóveis no Parque vem sendo desenvolvido e, segundo Simões Pires já passou pela Secretaria Estadual de Administração e Recursos Humanos.

O Defap irá realizar o georreferenciamento dos imóveis situados na área para que sejam definidas as indenizações. Os recursos para pagar os proprietários dos imóveis serão oriundos de medida compensatória, definida pela Câmara Estadual de Compensação Ambiental.

Conforme Simões Pires, até a próxima sexta-feira (4) deverá estar definida a questão técnica de verificação das áreas particulares para então se passar à questão indenizatória.
ASSECOM SEMA/ FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

+ Mais

Consema qualifica Rondinha para gestão ambiental

(28/03/2008) O município de Rondinha teve aprovado nesta sexta-feira (28) o seu processo de qualificação ao licenciamento ambiental das atividades com impacto local. A decisão foi do plenário do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), em reunião ordinária. Agora são 188 municípios no RS qualificados para a gestão ambiental local.

Também ocorreu a apresentação do funcionamento da Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar, operada pela Fepam com redes automática e manual. A rede manual de monitoramento opera há aproximadamente 20 anos e a rede automática foi instalada em dezembro de 2001. A Fepam possui sete estações fixas de monitoramento, sendo três em Porto Alegre (na rodoviária, na Av. Silva Só e próximo ao Jardim Botânico), e as demais em Caxias do Sul, Sapucaia, Canoas e no Pólo Petroquímico, em Montenegro. Há também uma unidade móvel, que percorre o Estado. As medições são feitas durante as 24 horas do dia e os dados são divulgados diariamente no site da Fepam (www.fepam.rs.gov.br). Também integram o sistema duas estações fixas da Refinaria Alberto Pasqualini, em Esteio e Canoas. Conforme resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o monitoramento da qualidade do ar é atribuição dos Estados.

O Consema é presidido pelo Secretário Estadual do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes.

A próxima reunião ordinária acontecerá em 18 de abril.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.