Panorama
 
 
 

SMA VAI AVALIAR AÇÕES AMBIENTAIS NOS MUNICÍPIOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2008

03/04/2008 - A coordenação do Projeto Município Verde começa a avaliar, a partir do próximo dia 15 de abril, as ações desenvolvidas pelas prefeituras na gestão de problemas como o esgoto, lixo, educação ambiental, poluição do ar e outros. O anúncio foi feito pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, em palestra no 52º Congresso Estadual de Municípios, nesta quinta-feira (3/4), em Santos.

O Município Verde é um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado, com a finalidade de promover o envolvimento das prefeituras na implementação de políticas públicas. Graziano, que abordou a questão na sessão plenária sobre meio ambiente, informou que 594 dos 645 municípios paulistas assinaram o protocolo de adesão ao projeto. “A segunda fase do projeto é a elaboração de planos de ação por parte de cada município. Já recebemos cerca de 171 planos. Foi possível até começar a liberar verba para os municípios mais adiantados”, afirmou.

Os municípios têm até o dia 15 de abril para enviar os planos de ação. A partir dessa data será iniciada a avaliação dos municípios, que receberão uma nota de 0 a 10. “Continuaremos recebendo planos de ação depois do dia 15, mas é preciso levar em consideração que a avaliação já terá começado”, explica Graziano.

No dia 3 de julho, quando o Projeto Município Verde completa um ano, serão divulgadas as notas e os municípios que obtiverem os melhores resultados farão jus ao certificado “Município Verde” e os que se colocarem em primeiro lugar em suas respectivas bacias hidrográficas receberão o Prêmio André Franco Montoro. O secretário afirma que é essencial o envolvimento dos municípios. “Queremos que o tema meio ambiente passe a fazer parte da política e da gestão dos municípios”, explicou Graziano.
Texto: Ludmilla Fregonese
Foto: Zé Jorge

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.