Panorama
 
 
 

CONSEMA APROVA O ZONEAMENTO DA SILVICULTURA

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Abril de 2008

(09/04/2008) - O plenário do Consema aprovou por unanimidade com 19 votos nesta quarta-feira (09) o Zneamento para a Slvicultura, tornando o Rio Grande do Sul o primeiro Estado brasileiro a ter diretrizes concretas e eficazes para o plantio florestal.

O texto do zoneamento aprovado incorporou as propostas aprovadas pelas Câmaras Técnicas Permanentes da Biodiversidade e Política Florestal, da Agricultura e Pecuária e de Assuntos Jurídicos. Dessa forma, o zoneamento se baseará em um planejamento misto, mesclando a Unidade de Paisagem Natural (UPN) previsto no texto original elaborado pela Fepam com a legislação federal no que se refere ao solo e recursos hídricos.

A votação foi possível depois que o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Armínio José Abreu Lima da Rosa suspendeu, no início da noite, a eficácia da liminar proferida pelo Juízo da 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital que impedia a votação das Propostas de Zoneamento Ambiental para a Silvicultura em reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente, reconhecendo o direito do Estado do Rio Grande do Sul direito de decidir sobre questões que possam causar grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia públicas.

Para o Presidente do Consema, Otaviano Moraes, a aprovação do zoneamento da silvicultura traduz o desejo dos gaúchos por um ambiente saudável, conservado e protegido. Segundo ele, “o zoneamento é essencial porque limita o espaço desta atividade econômica”.

Esteve presente no início dos trabalhos, a Procuradora Patrícia Neves Pereira, representando a Procuradoria Geral do Estado.Também acompanharam a reunião deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, além da Diretora-presidente da Fepam, Ana Pellini, e do Secretário Adjunto do Meio Ambiente, Francisco Simões Pires, que dirigiu parte da 34ª Sessão Extraordinária do Consema.
ASSECOM SEMA/ FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

+ Mais

Fiscalização integrada autua irregularidades na Bacia dos Sinos

(10/04/2008) Uma nova rodada da fiscalização integrada, integrante da Força-tarefa que vem atuando na recuperação da Bacia do rio dos Sinos, ocorreu nessa terça e quarta-feiras (08 e 09) nos municípios de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Ivoti, Caraá e Santo Antônio da Patrulha.

As operações são coordenadas pelo Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA/RS) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, contando com a participação do Comando Ambiental da Brigada Militar e de técnicos das prefeituras dos municípios onde ocorrem as fiscalizações.

No dia 08 foram vistoriados seis empreendimentos, que resultaram em cinco autuações. Em São Leopoldo e Novo Hamburgo foram autuados quatro depósitos irregulares de lixo e em Ivoti, um loteamento urbano de 21 hectares por falta de licença ambiental.

No dia seguinte, foram feitas cinco vistorias e quatro notificações. Em Caraá, a equipe de fiscalização flagrou o corte de vegetação nativa em área de Mata Atlântica, com ateamento de fogo. O cálculo foi de cinco hectares de vegetação suprimida e queimada. Em Santo Antônio da Patrulha foi notificado um frigorífico por falta de tratamento adequado dos resíduos e uma produção de artefatos de cimento por operar sem licença ambiental. Também foi expedida notificação a uma beneficiadora de grãos de arroz por contaminação atmosférica. Localizada a menos de 50 metros de várias residências, a empresa estava lançando poluentes no ar, que provocavam o empoeiramento de casas e da vegetação, causando riscos à saúde dos funcionários e dos moradores próximos, além dos danos ao ambiente.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.