Panorama
 
 
 

GERENTES DOS 21 PROJETOS AMBIENTAIS FAZEM BALANÇO DE UM ANO E DISCUTEM NOVAS AÇÕES

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2008

17/04/2008 - Após um ano de seu lançamento, os gerentes e subgerentes dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente se reuniram, na terça-feira (15/4), no Parque Estadual do Jaraguá, para expor os resultados já obtidos e discutir as próximas ações.

“Nós estamos indo muito bem”, disse o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano. Para ele, apesar das dificuldades e dos problemas antigos os projetos estão avançando. “Estamos investindo em gestão ambiental e integrando nossas equipes”, salientou.

O termo “integração” foi bastante utilizado, pois a maioria dos projetos tem atuado em conjunto. Um exemplo é o Município Verde que conta com o apoio dos outros projetos estratégicos, como o Lixo Mínimo e Esgoto Tratado. O Município Verde tem a adesão de 594 das 645 prefeituras do Estado, cujas ações estão sendo analisadas. As que obtiverem as notas mais elevadas farão jus a um certificado, ganhando privilégios no acesso a recursos do Governo do Estado.


Mas, segundo Graziano, a integração não se dá somente no âmbito da Secretaria do Meio Ambiente. “Estamos trazendo energias de fora”, disse, explicando que outras secretarias de Estado, com a da Habitação e da Educação, têm firmado parcerias com a pasta, garantindo o sucesso dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos.

Educação Ambiental

Outro termo citado várias vezes durante o encontro foi “educação ambiental”, que constitui ação essencial para o resultado efetivo e de longo prazo proposto pelos 21 projetos. Por isso, a professora e secretária estadual da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, foi convidada para conversar com os gerentes e subgerentes dos projetos, sobre a implantação da educação ambiental no currículo da rede de ensino do Estado.

O Estado de São Paulo possui 5.500 escolas estaduais, com 250 mil professores e cinco milhões de alunos. Isso representa a maior estrutura educacional da América Latina, “o que traz vantagens e muitas dificuldades”, disse a secretária. Segundo Maria Helena, “o meio ambiente tem que estar presente em todo o currículo da educação básica. As crianças têm que ter noção da sua responsabilidade ambiental”.

Para isso, a Secretaria da Educação tem enfrentado desafios que vão desde a capacitação dos professores até a conscientização de pais e alunos. A secretária ainda defende que a educação ambiental esteja presente em todas as disciplinas do currículo escolar. “Isso garantiria a interdisciplinaridade do tema”, explica.

Os 21 Projetos Estratégicos

Lançados no dia 2 de abril de 2007, os 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado de São Paulo surgiu em decorrência das preocupações com as mudanças climáticas, os reflexos do aquecimento global na biodiversidade e na economia e levando em consideração o conceito de desenvolvimento sustentável e as necessidades da sociedade paulista.

Os projetos são os seguintes: Aqüíferos, 2020 – Cenários Ambientais, Cobrança do Uso da Água, Desmatamento Zero, Ecoturismo, Esgoto Tratado, Etanol Verde, Fauna Silvestre, Licenciamento Unificado, Lixo Mínimo, Mananciais, Mata Ciliar, Município Verde, Mutirões Ambientais, Pesquisa Ambiental, Praia Verde, Reforma Administrativa, Respira São Paulo, São Paulo Amigo da Amazônia, Serra do Mar e Unidades de Conservação. O objetivo do Governo do Estado e a Secretaria do Meio Ambiente é de garantir uma gestão eficiente do meio ambiente, com resultados efetivos, transparência e ação.

Para isso, a secretaria atua em parceria com municípios, órgãos públicos, entidades ambientalistas, empreendedores da iniciativa privada e entidades representativas da sociedade.

Mais informações sobre os 21 Projetos Ambientais Estratégicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente podem ser obtidos no site Ambiente.
Texto: Evelyn Araripe
Foto: José Jorge

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.