Panorama
 
 
 

IBAMA NO CENTRO DAS DISCUSSÕES MUNDIAIS DE REINTRODUÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2008

Brasília (18/04/08) - O Ibama participou da primeira conferência Internacional sobre Reintrodução de Animais Silvestres que aconteceu nos dias 15 e 16 de abril em Chicago, nos Estados Unidos. Diversos paises participantes apresentaram seus programas de reintrodução.

Há quatro anos, o Ibama vem trabalhando nos protocolos para estabelecimento de critérios para solturas e reintroduções. É necessário desenvolver metodologia científica para obter respostas às ações de soltura. A Nova Zelândia é um dos países pioneiros na área, lá todas as ações têm respostas e a eficiência de seus programas pode ser garantida por meio de monitoramento contínuo.

A zootecnista, Ana Raquel, da Coordenação de Fauna, da Diretoria de Biodiversidade e Florestas - COEFA/DBFLO foi a representante do Ibama na Conferência. Segundo ela, o Ibama precisa implantar os critérios discutidos por meio dos protocolos clínicos, comportamentais e genéticos para a reintrodução. “O desenvolvimento de uma metodologia para o monitoramento nos assegura a eficiência dos procedimentos”, observa.

O coordenador de Espécies da Fauna, João Pessoa, esclarece que considera muito importante a participação do Ibama no encontro mundial, pois servirá como subsídio ao Encontro Nacional de Gestão de Cetas, que acontecerá no final de junho com a participação de todos os gestores de Cetas do Ibama - Centro de Triagem de Animais Silvestres . Esse encontro definirá o futuro dos Cetas e da destinação da fauna para os próximos anos e resultará na minuta do Projeto Nacional de Reintrodução de Animais Silvestres-PRAS Brasil. O PRAS Brasil tem como principal objetivo a busca de parcerias para apoiar o desenvolvimento e a implantação de projetos de reintrodução.

A conferência Internacional sobre Reintrodução de Animais Silvestres é coordenada pela IUCN-União Internacional para a Conservação da Natureza e está prevista para acontecer a cada dois anos. Brasil, Argentina e França são candidatos a sediar o próximo encontro.
Janete Porto
Ascom/Ibama

+ Mais

Fiscalização do Ibama faz maior apreensão de Lagosta do ano

Vitória (17/04/2008) - A Operação Lagosta Legal realizou hoje a maior apreensão do ano no período de defeso do crustáceo em Marataízes na região de Vila de Itapemirim, foram novecentos quilos de lagosta.
O crustáceo estava armazenado em uma fazenda do município e o responsável foi autuado e preso junto com mais três funcionários, eles estão sendo levados para a Delegacia de Anchieta e ficarão detidos até que o dono da fazenda se apresente.

Para o coordenador da Operação Lagosta Legal, José Ronaldo Pinheiro Costa, este é um trabalho que foi possível graças a uma parceria com a Polícia Ambiental e Polícia Militar do Estado. A lagosta apreendida foi doada para instituições de caridade do Município de Anchieta.
Ascom/Ibama/ES

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.