Panorama
 
 
 

MADEIRA DE SERINGUEIRA PODE SUPRIR DEMANDA DA INDÚSTRIA DE MÓVEIS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2008

18/04/2008 - Especialistas reunidos nesta quinta-feira (17/4), no Instituto Florestal, órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, fizeram uma avaliação do processo de descentralização da gestão florestal em São Paulo e discutiram a integração do sistema de controle de produtos de origem florestal no país. A reunião foi organizada pelo Grupo de Ação do Setor de Base Florestal em São Paulo.

Segundo Cláudio Monteiro, diretor geral do Instituto Florestal, o Programa São Paulo Amigo da Amazônia, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos da Secretaria do Meio Ambiente, é um dos exemplos da parceria estabelecida com o Governo Federal para conter o desmatamento nessa região. “O programa, que deu ênfase à fiscalização na primeira fase, passou agora, na segunda fase, a privilegiar a promoção da silvicultura como um recurso para abastecer o mercado”, esclareceu Monteiro.

O Estado de São Paulo dispõe de áreas que, por meio de incentivos e orientação técnica, poderiam suprir a demanda de madeira. É o caso do eucalipto que foi introduzido no Estado na década de 1930. Esse avanço se deve principalmente ao desenvolvimento de técnicas de silvicultura para atender ao mercado e, ao mesmo tempo, restringir o desmatamento para promover a sustentabilidade no Estado.

São Paulo conta com um milhão de hectares de áreas reflorestadas de eucaliptos, pinus e seringueiras,que são consumidas na construção civil e pelo setor moveleiro.

Para Francisco Kronca, pesquisador do Instituto Florestal, a madeira da seringueira, utilizada principalmente para a produção de carvão, é de ótima qualidade para a produção de móveis. “A seringueira plantada no pólo da borracha, no Interior de São Paulo, pode substituir a demanda de madeira da Amazônia”, afirma o especialista do Instituto Florestal.
Texto: Cris Couto
Foto: Robinson Dias

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.