Panorama
 
 
 

MINISTRO MARCIO FORTES APÓIA “RIO ESTADO DA BICICLETA” E PEDALA NA ESPLANADA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2008

Cidades no Rádio Cidades na TV Campanhas Links Ações do documento Ministro Marcio Fortes apóia "Rio Estado da Bicicleta" e pedala na Esplanada
por Alvaro Rocha Venino - Última modificação 23/04/2008 19:45
23/04/2008 - Ministro das Cidades, Marcio Fortes, secretário de Transportes do Rio de Janeiro, Julio Lopes, e secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Bueno, pedalam na Esplanada para promover o projeto Rio - Estado da Bicicleta. Foto: Rodrigo Nunes.

Nesta quarta-feira (23/04), o ministro das Cidades, Marcio Fortes, recebe o secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Julio Lopes, para apresentação do programa "Rio-Estado da Bicicleta". O ministro prometeu dar uma volta na Esplanada para demonstrar apoio à inicitiva, acompanhado de Julio Lopes e do secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiz Carlos Bueno de Lima. O programa, desenvolvido pela secretaria, visa colocar o Rio na vanguarda mundial com a implantação de um sistema que promove a bicicleta como meio de transporte alimentador dos demais modais, como trem, ônibus e metrô e, ao mesmo tempo, seja incentivo ao uso de transporte não poluente. O sistema já é utilizado em países como França, Holanda, Espanha e Alemanha.

Julio Lopes espera que o projeto seja bem recebido pelo ministério e incluído no PAC da Mobilidade, para obtenção de recursos destinados à construção de ciclovias nos municípios do interior do Rio e de bicicletários na Região Metropolitana. "Esperamos sensibilizar o Ministro Marcio Fortes, que além de ser usuário de bicicleta, está preocupado em dar nova dimensão à forma de as pessoas se deslocarem dentro das cidades. Já temos R$ 600 mil garantidos pelo Banco Interamericano – BIRD- para estudos e projetos, e agora precisamos de um aporte do governo Federal para construção das redes cicloviárias", destaca Julio Lopes.

Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, de acordo com dados do Plano Diretor de Transportes Urbanos, são realizadas 7,5 milhões de viagens sem a utilização de meio de transporte público, sendo 6,8 milhões a pé e 645 mil de bicicleta.

Segundo dados da Abraciclo, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Bicicletas, o Brasil apresenta a terceira maior produção de bicicletas do mundo, com cinco milhões de unidades fabricadas em 2007, atrás apenas da China e Índia. A frota do país é estimada em 60 milhões de bicicletas em circulação, sendo que o setor concentra grande parte de seu mercado nos estados das regiões Sudeste e Nordeste, com 44% e 26%, respectivamente.

É a opção de meio de transporte para 53% da frota nacional. O perfil do usuário de bicicletas é predominantemente jovem e masculino, com cerca de 60% na faixa de 17 a 32 anos.

"Acreditamos que, com as medidas propostas, a bicicleta irá se tornar, gradualmente, uma opção de locomoção diária nos trajetos casa-trabalho e casa-escola, integrada com a rede de transportes públicos", completa o secretário.
Ministério das Cidades
Assessoria de Comunicação

 
 

Fonte: Ministério da Cidades
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.