17/04/2008
- Quatro unidades móveis equipadas com opacímetro
- equipamento eletrônico que mede a quantidade
de fuligem emitida pelo cano de escapamento dos
veículos - começaram a circular a
partir desta quinta-feira (17/04), em terminais
de carga, garagens de frotas e vias públicas
da Região Metropolitana de São Paulo,
medindo o nível das emissões de ônibus
e caminhões a diesel. A iniciativa faz parte
do “Respira São Paulo”, um dos 21 Projetos
Ambientais Estratégicos do Governo do Estado,
e está sendo desenvolvida através
de uma parceria entre a CETESB – Companhia de Tecnologia
de Saneamento Ambiental, da Secretaria Estadual
do Meio Ambiente, e a Robert Bosch. As quatro unidades
móveis ficarão à disposição
da CETESB por um período de seis meses.
O início da operação
aconteceu pela manhã de hoje, no estacionamento
da CEAGESP - Companhia de Entrepostos e Armazéns
Gerais de São Paulo, na capital. Além
deste local, as viaturas também farão
operações de inspeção
no Terminal de Cargas da Rodovia Fernão Dias.
Também está prevista uma campanha
em Vicente de Carvalho, na Baixada Santista, no
próximo dia 23. A operação
na CEAGESP foi acompanhada pelo presidente da CETESB,
Fernando Rei, e pelo diretor de Engenharia, Tecnologia
e Qualidade Ambiental da Companhia, Marcelo Minelli.
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O aparelho utilizado nos testes
mede o índice de opacidade da fumaça
por meio de uma sonda inserida no escapamento e
o resultado do teste sai na hora, indicando se o
veículo está ou não regulado
e dentro dos padrões de referência
ambientais estabelecidos pelo CONAMA - Conselho
Nacional do Meio Ambiente. Esse programa, piloto,
não implicará qualquer tipo de penalidade
aos veículos que forem reprovados no teste,
pois o objetivo é conscientizar os condutores
sobre a necessidade da regulagem, assim como fornecer
subsídios técnicos e informações
para as futuras práticas de inspeção
veicular e fiscalização da emissão
de fumaça com o uso do opacímetro
no Estado de São Paulo. A implantação
da fiscalização com o uso do opacímetro,
em estudo na Secretaria Estadual do Meio Ambiente,
irá complementar a já existente, executada
com a Escala de Ringelmann (uma escala colorimétrica,
do cinza claro ao preto, utilizada para comparar
a cor da fumaça emitida pelo cano de escapamento).
A poluição do ar
é hoje uma das maiores ameaças à
qualidade de vida da população, especialmente
nas grandes cidades. Os veículos automotores
são os principais causadores deste problema,
devido à emissão de gases poluentes.
Na Região Metropolitana de São Paulo,
os ônibus e caminhões movidos a diesel
correspondem a uma frota aproximada de 460 mil veículos.
O programa que envolve a parceria
entre a CETESB e a Bosch teve a adesão de
entidades-chave para as atividades de campo, especialmente
no que se refere à liberação
das garagens de frotas e pátios de operações
para o desenvolvimento das atividades de medição
da opacidade. A CETESB conta atualmente com o apoio
da FETCESP - Federação das Empresas
de Transporte de Carga do Estado de São Paulo,
da SPTrans - São Paulo Transportes, do SPURBANUSS
- Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo
Urbano de Passageiros de São Paulo, e da
ASSOCIFERDI - Associação dos Empresários
de Transporte de Cargas do Terminal Fernão
Dias, além da CEAGESP.
Texto: Renato Alonso
Foto: José Jorge
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CETESB faz 8ª convocação
de postos de combustíveis para licenciamento
17/04/2008 - A CETESB – Companhia
de Tecnologia de Saneamento Ambiental, órgão
da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, está
divulgando a oitava lista de convocação
de postos de combustíveis, que deverão
obter a licença ambiental para funcionamento,
conforme determina a Resolução 273/00,
do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.
Com essa finalidade, a agência
ambiental está enviando correspondências
aos estabelecimentos, cuja relação
está disponível na página “8ª
Convocação – São Paulo – Litoral/Interior”.
A obrigatoriedade do licenciamento
ambiental para todos os postos e sistemas retalhistas
de combustíveis no Estado de São Paulo,
conforme a resolução do CONAMA, priorizou
os estabelecimentos conforme informações
cadastrais referentes às características
das instalações e equipamentos, à
proximidade de corpos d’água e à ocupação
do entorno, além de registros de ocorrência
de eventos de contaminação do solo
ou das águas subterrâneas.
As convocações estão
divididas em quatro categorias, envolvendo os postos
que necessitam de reforma completa, as que exigem
adequação às condições
mínimas de operação, as que
se encontram em condição intermediária
e estabelecimentos que possuem tanques aéreos.
Com a oitava lista, a CETESB encerra
o processo de convocação de postos
de combustíveis. Os estabelecimentos que
não tenham sido cadastrados ou não
tenham sido incluídos nas oito listas de
convocação, devem procurar a agência
ambiental, pois encontram-se em situação
irregular, estando sujeito a autuações
por funcionamento ilegal.