Panorama
 
 
 

PERNAMBUCO E RIO GRANDE DO SUL TERÃO CENTRO PARA REGENERAR CFCs

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2008

18/04/2008 - Suelene Gusmão - Está em andamento nos estados do Rio Grande do Sul e de Pernambuco o processo de convocação para a seleção das empresas (uma em cada estado), onde será instalada uma central de regeneração de gases refrigerantes. No Rio Grande do Sul, o evento para a abertura do edital está marcado para as 19h do dia 23, na sede da Associação Sul-Brasileira de Refrigeração, de Ar-condicionado, Aquecimento e Ventilação (Asbrav), em Porto Alegre, quando será apresentado aos presentes o Plano Nacional de Eliminação de CFC, o Projeto Central de Regeneração e Boas Práticas em Refrigeração. Em Pernambuco, o mesmo tipo evento está marcado para acorrer no dia 30 deste mês.

A criação destas centrais integra o Plano Nacional para Eliminação de CFCs e tem por objetivo proceder a reciclagem do gás de geladeira, impedindo que ele seja liberado no meio ambiente e prejudique a camada de ozônio. Outros três centros semelhantes já existem, sendo dois em São Paulo e um no Rio de Janeiro. Com mais estas duas centrais fica completo o plano de instalação dos centros de regeneração.

O Plano Nacional para Eliminação de CFCs, previsto no Protocolo de Montreal, do qual o Brasil é signatário, tem entre suas metas a eliminação, até 2010, de substâncias prejudiciais à camada de ozônio. Além do CFC são consideradas nocivas à camada de ozônio o tetracloreto de carbono (indústria química) e o brometo de metila (agricultura).

Para se qualificar para o recebimento de uma central de regeneração, as empresas interessadas devem fazer uma apresentação formal do estabelecimento, com o escopo de atuação e a justificativa do interesse em receber os equipamentos e operar um centro de regeneração; apresentar um sumário de sua capacidade econômico-financeiro-fiscal; um relato sobre a experiência de manuseio de gases refrigerantes; dados estatísticos consolidados, por ano, a partir de 2000, de manuseio de gases refrigerantes que envolvam informações sobre venda, recolhimento e reciclagem e gases; Atestado e/ou Declaração de Capacidade sobre experiência da empresa em recolhimento e reciclagem de fluidos refrigerantes; Certificado de Regularidade do Cadastro Técnico Federal do Ibama, com data até o dia do envio da candidatura e comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral de Pessoa Jurídica Ativa, com autenticação digital válida até o dia da candidatura, emitido pela Receita Federal.

Os documentos deverão ser entregues em envelope lacrado, identificado como Candidatura ao Centro de Regeneração , até o dia 10 de maio de 2008, para a Unidade de Implementação e Monitoramento (UIM), no seguinte endereço: Projeto MMA/PNUD nº BRA/02/G76 - WQSW 103/104, lote 01, bloco C, 1º andar, Setor Sudoeste, Brasília-DF - CEP: 70670-350.

Os CFCs são formados por cloro, flúor e carbono e sempre foram utilizados para efeito de refrigeração até o ano de 1999, quando seu uso e fabricação foram proibidos no Brasil, por comprovadamente contribuir para a redução da espessura da camada de ozônio. Segundo especialistas, a camada funciona como um filtro contra a radiação ultravioleta, sendo fundamental para a proteção à saúde dos seres vivos. O buraco na camada de ozônio pode provocar envelhecimento precoce e câncer de pele.

+ Mais

Oficinas fortalecem parceria entre educação ambiental e saneamento

18/04/2008 - Grace Perpetuo - O Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades - vai promover oito oficinas de capacitação em educação ambiental e saneamento, em diversas cidades brasileiras, entre os meses de abril e julho deste ano. A iniciativa será realizada também em associação com a Caixa Econômica Federal e com os ministérios da Educação, da Integração Nacional e da Saúde. As oficinas ocorrerão de acordo com o seguinte cronograma: em abril, nos dias 24 e 25, em Salvador (BA); 29 e 30, em Brasília (DF); em maio, nos dias 8 e 9, em Belém (PA); 20 e 21, em Fortaleza (CE); 29 e 30, em São Paulo (SP); em junho, nos dias 10 e 11, em Belo Horizonte (MG); 19 e 20, em Joinville (SC); e, por fim, em julho, nos dias 3 e 4, no Rio de Janeiro (RJ). As inscrições podem ser feitas pelo site www.cidades.gov.br/peamss.

O objetivo das oficinas é discutir a conjuntura da educação ambiental no âmbito do saneamento e os materiais pedagógicos que irão subsidiar as ações do Programa Nacional de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento (PEAMSS), fruto de um Grupo de Trabalho Interinstitucional de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento (GTEAMSS) formado em 2006 por representantes do MMA e dos ministérios das Cidades, da Educação, da Integração Nacional, da Saúde e da Caixa Econômica Federal. O PEAMSS busca apoiar e fortalecer iniciativas de educação ambiental e mobilização social em saneamento, para que se consolidem como iniciativas continuadas e transformadoras e contribuam para o controle social, a universalização do saneamento e a construção de sociedades sustentáveis.

O GTEAMSS elaborou também uma minuta para orientar as ações de educação ambiental em saneamento em consonância com o PEAMSS, que por sua vez está calcado nos princípios e diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e do Programa Nacional de Formação de Educadores Ambientais (ProFEA). A institucionalização dessa minuta foi dada por meio de instruções normativas que asseguram que de 1% a 3% dos recursos investidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento no âmbito do saneamento (PAC-Saneamento) sejam destinados a ações socioambientais gestadas no espírito de uma educação ambiental diferenciada.

+ Mais

Curso capacita gestores na área de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo

18/04/2008 - Grace Perpetuo - A última edição do curso Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) Aplicado a Resíduos Sólidos - promovido pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Ministério das Cidades - será realizada entre terça (22) e sexta-feira (25), em Brasília (DF). Outras edições já ocorreram no Rio de Janeiro e em Recife, Porto Alegre, Salvador, Belo Horizonte, Londrina, Florianópolis, Campinas e Fortaleza. Ministrado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), o curso tem como objetivo capacitar técnicos e gestores ligados a instituições afins ao tema, proporcionando uma atualização conceitual e metodológica da gestão dos resíduos sólidos urbanos, com foco na questão do MDL. O curso está aberto também a acadêmicos e a profissionais liberais que lidam com o tema. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.ibam.org.br.

O curso Mecanismo de Desenvolvimento Limpo Aplicado a Resíduos Sólidos faz parte das atividades de capacitação de um projeto homônimo que conta com apoio do Banco Mundial e recursos disponibilizados pelo governo do Japão. As atividades do projeto visam contribuir para o desenvolvimento sustentável nas áreas urbanas por meio do aproveitamento do biogás proveniente de aterros sanitários e da erradicação de lixões, contribuindo também para a inclusão social dos catadores.

+ Mais

Fundo de Defesa de Direitos Difusos apóia projetos de proteção ao meio ambiente

17/04/2008 - O Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (CFDD) da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, onde o Ministério do Meio Ambiente tem assento, receberá até a próxima sexta-feira (18) sugestões para alteração na minuta do Edital para projetos de proteção e recuperação do patrimônio cultural brasileiro, inclusive os acervos arqueológicos e paleontológicos, muitos dos quais estão localizados em unidades de conservação ou sob a guarda de comunidades tradicionais.

A minuta do Edital foi apresentada na última segunda-feira (14), durante audiência pública realizada no Museu do Índio, no Rio de Janeiro, e pode ser acessada no endereço http://www.mj.gov.br/cfdd.
Esta linha de projetos é voltada especificamente para a área de segurança e, apesar de beneficiar todo tipo de patrimônio cultural, foi motivada pelo crescente número de roubos de obras de arte. Além dela, o CFDD também está analisando projetos nas áreas de recuperação, conservação e preservação do meio ambiente, e melhoria da qualidade de vida da população brasileira; proteção e defesa do consumidor e da concorrência; patrimônio cultural brasileiro; e direitos difusos e coletivos tutelados. Informações também no endereço www.mj.gov.br/cfdd.

Os interessados podem apresentar as cartas-consultas até o dia 30 de abril. O Fundo é constituído por recursos oriundos de multas decorrentes da violação dos direitos difusos, dentre eles o meio ambiente.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.