Panorama
 
 
 

APÓS 20 ANOS, 199 VÍTIMAS DO CÉSIO 137
RECEBEM PENSÃO VITALÍCIA EM GO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2008

28 de Abril de 2008 Ato promovido pelo Greenpeace em memória das vítimas do acidente radioativo com o césio-137, no centro de Salvador, reuniu cerca de 40 manifestantes.
Goiânia (GO), Brasil — Decreto estadual contempla apenas funcionários públicos. Pelo menos 65 pessoas morreram por causa do acidente em 1987.

Após mais de 20 anos do acidente radioativo ocorrido em Goiânia com uma cápsula de césio 137, o governo de Goiás reconheceu na semana passada mais 199 vítimas da tragédia, que terão direito a uma pensão vitalícia de R$ 482. O decreto assinado pelo governador Alcides Rodrigues garante o direito a policiais militares, bombeiros e agentes de saúde que trabalharam na limpeza, descontaminação, segurança e socorro a outras vítimas do acidente. Agora já são 397 pessoas que recebem pensão do estado por terem se contaminado à época - todas elas são funcionários públicos. Outros 800 cidadãos comuns ainda reivindicam a indenização.

"O cidadão comum também precisa ser ressarcido por tudo que perdeu na época - parentes, bens, empregos. Além disso, a indenização está abaixo do previsto quando o processo começou, que era de dois salários-minimos", critica Odesson Alves Ferreira, presidente da Associação das Vítimas do Césio. O salário-mínimo no Brasil hoje é de R$ 415.

"Mas não deixa de ser um ganho, afinal essas pessoas estava mesmo precisando de alguma ajuda financeira. Mas não podemos parar por aqui, porque além de reaver o valor original das pensões, temos que conseguir pensões também para os civis, os cidadãos comuns que foram contaminados e foram relegados nessa decisão", diz Odesson.

Pelo menos 65 pessoas morreram em decorrência direta do acidente ou por doenças relacionadas à contaminação pelo césio 137. Quem foi submetido à radiação enfrentou problemas graves, como câncer. O acidente foi o pior caso de contaminação por radioatividade acontecido no Brasil.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.