Panorama
 
 
 

IBAMA APÓIA OPERAÇÃO DA PRF NA FRONTEIRA DO PARÁ COM O MARANHÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2008

Belém (29/04/08) - Na fronteira do Pará com o Maranhão, o Ibama e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam quatro caminhões que transportavam madeiras ilegalmente e interditaram uma serraria. Além disso, apreenderam 100 kg de peixe da espécie pratiqueira, dois avestruzes e 20 gramas de ouro. Os fiscais também destruíram cinco fornos de carvão irregulares.

Coordenada pela PRF em parceria com o Ibama e com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Estado do Pará, a operação Gurupi II foi realizada entre os dias 24 a 27 de abril nos municípios de Cachoeira do Piriá/PA e Junco do Maranhão/MA. O objetivo foi fiscalizar e policiar a região para combater a circulação de cargas ilegais e o transporte ilegal de produtos florestais e animais, assim como impedir assaltos a veículos e o tráfico de maconha.

Na coletiva realizada ontem, 28/04, na sede da PRF em Belém, o superintendente da PRF no Pará, inspetor Isnard Ferreira, falou da importância do trabalho conjunto com o Ibama. “A presença de especialistas para nos acompanhar nestes tipos de trabalho é necessária”, revela Isnard. Ele diz ainda que o combate ao transporte ilegal de madeira é apenas um dos exemplos de que essa união é muito produtiva.

Para o Chefe da Divisão de Fauna e Pesca do Ibama, Alex Lacerda, o trabalho conjunto traz melhores resultados para as operações. “Além disso, com a PRF, o risco de segurança é praticamente eliminado”, confirma Alex.
Luciana Almeida

+ Mais

Ibama renova licença para pesquisa sísmica

Brasília (30/04/08) - O presidente do Ibama, Bazileu Margarido, assinou renovação de licença de pesquisa sísmica autorizando a GX Technology Sísmica Brasil Ltda a realizar atividade de pesquisa sísmica marítima nas bacias do Espírito Santo, Campos e Santos.

A licença autoriza a realização da atividade, exclusivamente, com a embarcação sísmica MN Discoverer. A empresa deverá promover a divulgação diária da atividade e das coordenadas da área de restrição temporária de acesso a embarcações, por meio do sistema de radiodifusão local e do Aviso aos Navegantes da Marinha do Brasil.

As condicionantes estabelecem ainda que a empresa deverá fornecer apoio operacional para o acompanhamento das atividades sísmicas por representante do Ibama e manter a autorização da Agência Nacional de Petróleo vigente e atualizada junto ao instituto.

Ainda para citar algumas condições desta Licença ficou estabelecido que os resíduos gerados durante a atividade sísmica, ou decorrente dela, não podem ser queimados a céu aberto e deverão ser utilizadas embarcações assistentes, durante toda a pesquisa, para orientação a movimentação de embarcações na área de operação, bem como observar e registrar interferências com a atividade pesqueira e demais atividades.

Esta licença deverá estar disponível no local da atividade licenciada para efeito de fiscalização sendo válida até o dia 13 de março de 2009.
Janete Porto
Ascom/Ibama

+ Mais

Preparação para a III Conferência Nacional de Meio Ambiente

Vitória (30/04/2008) - Acontece hoje no auditório do Ibama no Espírito Santo a última etapa da preparação dos representantes do estado para a III Conferência Nacional de Meio Ambiente. O evento conta com a palestra da Doutora Professora da Universidade Federal do Espírito Santo-Ufes Cristina Engel de Alvarez que aborda o tema “Mudanças Climáticas: Aquecimento Global Interferindo na Arquitetura”, e do Carlos Henrique Rodrigues Alves, coordenador da Conferência da região Sudeste, que vai apresentar o material que os representantes capixabas vão usar na IIICNMA.

A III Conferência Nacional de Meio Ambiente, que será realizada em Brasília entre os dias 07 e 10 de maio, contará com a presença de 30 delegados do Espírito Santo que defenderão as propostas enviadas pelo estado.

Com o lema “Vamos Cuidar do Brasil” e o tema “Mudanças Climáticas”, a III CNMA pretende discutir com os representantes de todos os estados os diversos aspectos de um fenômeno natural que até então era discutido apenas dentro da comunidade científica.

A III CNMA convoca a sociedade brasileira ao debate dos problemas, diretrizes, ações, soluções e políticas públicas. A participação dos atores sociais é de fundamental importância na estruturação de políticas e programas em defesa da preservação do meio ambiente aliada ao desenvolvimento sustentável.

Os delegados foram eleitos na II Conferência Estadual de Meio Ambiente, realizada no mês de março em Vitória pela Superintendência do Ibama no Estado. Foram eleitos pelo voto direto durante o evento representantes de diversos segmentos da sociedade.
Luciana Carvalho
Ascom/Ibama/ES

+ Mais

Grupo de Trabalho avalia situação da ponte internacional Uruguaiana/Paso de Los Libres

Porto Alegre (29/04/2008) - Amanhã (29) será realizada em Buenos Aires (Argentina) a primeira reunião do Grupo de Trabalho Brasil-Argentina sobre a travessia Uruguaiana/Paso de Los Libres, mais especificamente sobre a ponte internacional ligando os dois países.

O superintendente do Ibama/RS, Fernando da Costa Marques, que representará o Ibama no evento, destaca ainda que um dos objetivos da reunião é uma maior integração do órgão ambiental na Área de Controle Integrado na Ponte Internacional, pois aquela área da fronteira é o principal ponto de passagem da madeira exportada para a Argentina e Chile. Além disso, como ressalta o chefe do escritório do Ibama em Uruguaiana, Maurício Viera de Souza, uma fiscalização mais ostensiva “seria providencial no sentido de coibir o eventual tráfico de animais silvestres e o contrabando de agrotóxicos”.

Na ocasião, segundo o Ministério das Relações Exteriores, que está coordenando o encontro, deverá ser definida uma metodologia de trabalho para avaliar o estado atual da infra-estrutura, operação e travessia da ponte, bem como a possibilidade de duplicação ou até mesmo, a construção de uma nova ponte.

Foram convidados para a reunião no Salão Verde do Palácio San Martín (Esmeralda, 1212) representantes dos Ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão; Transportes; Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA); Polícia Federal; Receita Federal; e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)

Na reunião preparatória brasileira, realizada no dia 12/03/08, foi feita uma avaliação inicial da infra-estrutura e da operação da travessia e constituído o atual GT (do qual a Superintendência do Ibama/RS faz parte) e definido um cronograma de reuniões. A criação GT é o resultado da Declaração da Casa Rosada, assinada por ocasião da visita do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, à Argentina, em 22/02/08.
Maria Helena Annes
Ascom/Ibama/RS

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.